Cristalização Automotiva – Fazer ou Não Fazer?

Um dos procedimentos estéticos mais comuns quando falamos em automóveis é a cristalização. Os fabricantes de carros em geral são contra esse tipo de procedimento pelo fato de que ele pode atrapalhar ao invés de ajudar. Imagine da seguinte forma, o seu carro 0 km é como um bebê recém-nascido.

Não faz sentido ao sair da maternidade levar o bebê para fazer tratamentos como peeling para deixar a sua pele mais lisinha, não é mesmo? Se você observar por esse prisma perceberá porque os fabricantes são contrários a realização de procedimentos como cristalização nos veículos novos.

Proteção Extra?

Por mais estranho que pareça é bastante comum que vendedores ofereçam o serviço de cristalização da pintura dizendo para os clientes que se trata de um tipo de proteção extra. Contudo saiba que se trata de um serviço completamente desnecessário que pode acarretar até mesmo em danos para o seu carro.

Em geral o que o vendedor alega é que a cristalização serve para prolongar a pintura do carro conferindo-lhe um verniz extra. Antes de ir a uma concessionária fechar a compra de um carro é necessário se informar a respeito dos procedimentos que são realmente relevantes e quais são aqueles que os vendedores apenas tentarão te empurrar.

Desculpa Esfarrapada

Quando um consumidor melhor informado pergunta ao vendedor se o carro, sendo novo, já não sai de fábrica com o verniz pode ouvir como resposta uma desculpa esfarrapada de que os fabricantes não estão mais aplicando esse verniz e que devido a isso é recomendável fazer o procedimento.

Ficar atento é essencial já que esse tipo de procedimento irregular e inescrupuloso acontece em concessionárias de todas as marcas, em todo o país. No final das contas o consumidor fica com prejuízos e com a indignação de ter sido ludibriado.

O Que Dizem os Fabricantes?

Ninguém melhor do que os fabricantes de carros para dizer como cuidar de um carro recém-saído da fábrica, não é mesmo? Os fabricantes são categóricos em afirmar que os automóveis não devem ser submetidos a nenhum tipo de tratamento de pintura assim que saem das fábricas. Aliás, saiba que é falsa a afirmação de que as concessionárias deixaram de aplicar o verniz protetor, além de aplicar o verniz o mesmo dura até 10 anos sem que seja necessário nenhum tipo de procedimento acessório.

Grande parte das fábricas passaram por um processo de modernização em seu sistema de proteção da pintura. As cabines de pintura se tornaram robotizadas e por isso oferecem mais qualidade no serviço e uma pintura que dura mais tempo. Os carros agora recebem quatro camadas de pintura e a última delas é do verniz que protege e dá brilho. A proteção é feita em carros que possuem pintura sólida, perolizada ou metálica.

Contudo, o grande problema está mesmo no fato de que os produtos que prometem oferecer proteção extra podem conter alguma substância química que causa danos ao verniz do carro o que prejudica a pintura original desvalorizando o seu veículo.

Duração do Verniz

Os especialistas alertam que a durabilidade do verniz protetor depende de forma direta da maneira como o carro é usado. Um carro que fica muito tempo exposto ao sol, poeira e poluição tem bem mais chances de ficar com a sua pintura queimada. Dessa forma se torna complicado determinar qual o tempo de duração do verniz.

Montadoras como a Fiat e a Renault não recomendam a realização de procedimentos como cristalização, espelhamento ou vitrificação em carros 0 km. Além disso, os fabricantes garantem que basta o proprietário do veículo ter um cuidado periódico com a pintura do seu carro para que ela permaneça com boa aparência.

Para manter o brilho e a proteção tenha o hábito de lavar o carro com água limpa e sabão neutro. Não se deixe levar pelo papo de vendedores de concessionárias que apenas querem uma comissão melhor sobre uma venda casada com serviço.

O Processo de Cristalização Automotiva

O procedimento pode ser chamado de cristalização, revitalização ou espelhamento, mas em suma é tudo a mesma coisa. Consiste na aplicação de uma resina de proteção sobre a pintura e tirando o caso dos carros 0 km (que como dissemos acima não tem necessidade dessa proteção) pode ser uma boa aposta para preservar a boa aparência do seu carro por mais tempo.

Para que fique mais claro saiba que os diferentes nomes do procedimento tem relação com razões comerciais. O procedimento oferecido pela 3M, por exemplo, se chama espelhamento. Em geral o que a cristalização faz é nivelar a superfície da pintura de maneira que fique mais uniforme removendo possíveis defeitos (que surgem com o tempo de uso).

Materiais

Na maior parte dos casos esse procedimento é realizado com uma lixa adequada juntamente com polidores, lustradores e cera de alta duração que oferecem a pintura mais brilho e reflexão.

A Polêmica

No começo do texto deixamos claro que não existe a necessidade de realizar cristalização num carro 0 km que já possui a devida proteção. Contudo, em carros mais antigos que estejam com defeitos pode ser necessário realizar esse procedimento. A grande polêmica se deve ao fato de que não se deve realizar polimento constante.

Para que seja possível fazer o nivelamento da pintura o procedimento remove camadas de verniz e da própria pintura do carro. Contudo, vale lembrar que nem sempre é necessário combinar polimento e cristalização. Quando a pintura está bem conservada não é necessário o polimento, é possível ir direito para a aplicação da resina cristalizadora.

Pontos Negativos

Um dos problemas em relação ao procedimento de cristalização é que essa cera quando presente sobre a lataria impede uma nova pintura do veículo. Os elementos que estão presentes na composição da cera impedem que a nova tinta tenha aderência completa. Sendo assim antes de realizar um serviço de funilaria é necessário remover por completo a resina cristalizadora.

Duração e Preço Médio

A duração do processo de cristalização é de em média três a seis meses. Os valores pelo serviço variam entre R$ 180,00 e R$ 800,00. Tudo depende da região do país e do profissional que fará a aplicação da cera.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *