A FIAT é uma marca de automóveis muito antiga italiana. Sua sigla vem do Italiano Fabbrica Italiana Automobili Torino que significa Fábrica Italiana Automobilística de Turim . Assim como outras marcas a FIAT também possui uma série de marcas menores incorporadas em uma grande empresa denominada de Fiat Chrysler Automobiles. Sua sede principal fica na Itália na cidade de Turim.
Depois de muito tempo no mercado, somente em 2007 que realmente se tornou uma corporação para oficializar alguns negócios feitos e nada que fosse muita novidade para o pessoal. A história da FIAT começa no final do século XIX, com seu primeiro automóvel produzido.
O curioso é que a palavra fiat também significa em latim faça-se. Começou bem devagar, com pequenas produções e pouco recurso, seu fundador se chamava Giovanni Agnelli. A data de inauguração é marcada no dia onze de julho de 1899.
Somente após a Primeira Guerra Mundial com um investimento do governo que a fábrica realmente progrediu. Assim tomou diversas vertentes, como por exemplo a produção de trens, jatos e trens.
Se manteve uma empresa com seus familiares no comando. O neto de Giovanni, Gianni cuidou dos negócios da família até sua morte em 2003, depois seu irmão assumiu por pouco tempo antes de falecer. Somente depois que foi colocado uma pessoa que não era da família, porem o vice-presidente ainda era um herdeiro dos Agnelli. E até hoje existe muitos membros da família que permanecem trabalhando lá dentro.
Inicialmente a história da Fiat começa com a fabricação simples de automóveis, tanto para cidade como para funções agrícolas. Depois com a Guerra a produção de ambulância, motores de submarino foi muito solicitada, então a marca aproveitou para ajudar seu país na guerra e para aumentar seu capital.
Com isso o seu mercado ficou muito grande e muito conhecido pelo mundo a fora. Assim com o tempo foi necessário uma divisão entre as funções indústrias da empresa e as financeiras. Hoje conta com mais de mil unidades, em mais de sessenta países. Ajudando assim muitas famílias, empregando cerca de 223000 pessoas.
Por produzir diversos modelos para diversos gostos e preços, a Fiat atingi muitas classes sociais e muitos gostos pessoais. Isso fez com que ela fosse líder de vendas no Brasil durante treze anos, dos anos 2003 até 2015. Isso ocorreu mesmo sendo uma empresa que se estabeleceu no país somente depois da década de 70. Foi uma tacada comercial e que no começo usava o Brasil apenas para facilitar suas exportações, fora que era de muito agrado a ditadura militar que o Brasil vivia na época.
Uma grande exigência que está se tornando cada vez mais forte na sociedade é a de produção de carros mais eficientes no nível energético para melhorar para o meio ambiente. O Greenpeace, desde 2014, está correndo atrás dessa campanha, não somente com a Fiat, mas na maioria das marcas mundiais. Também foi pedido maior investimento nos carros elétricos.
Com isso a Fiat investiu em plataformas mais sustentáveis e tenta sempre aumentar esse sentimento em outras empresas, como por exemplo na Enjoy.
A logo da Fiat nasceu somente em 1968. A logo antiga nunca deixou de estar nos carros produzidos, porém em no começo dos anos 2000 foi acrescentado uma logo nova na parte da frente dos automóveis, para celebração de cem anos da marca.
Em 2006 foi criada uma nova logo que foi utilizada primeiramente no modelo novo do Fiat Bravo de 2007.mas sempre foi bastante padrão tentando não tirar o modelo da marca original, utilizando as cores marfim e vermelho.
Hoje é uma empresa mundial, sendo uma das primeiras a conquistar um espaço no lado leste europeu, principalmente na região da antiga União Soviética. No Brasil, a montadora mais forte é a de Betim na Região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais que foi construída em 1976. O primeiro carro a ser produzido em sua linha de montagem foi o Fiat 147. Hoje Betim é a maior planta produtora do mundo da empresa.
A marca em si, passou por alguns problemas no Estado Unidos e em outros países por conta de defeitos nos carro. Porém as outras marcas da companhia seguem firme e forte, como por exemplo a Ferrari e Maserati. Aqui no Brasil, por apresentar uma linha mais popular e com motores e até mesmo qualidade superior ao de seus concorrentes a Fiat continua conquistando o mercado.
Test Drive Fiat 500
Antes de comprar um carro é essencial que faça um test drive para verificar se a experiência dentro do carro foi a esperada. É interessante que faça testes em subidas, descidas verificando as mais diversas especificidades que o carro pode ter.
O Fiat 500 é um carro Flex com injeção eletrônica, com quatro cilindros em linha, o motor é instalado na parte dianteira. É um carro considerado Hatch e possui tração dianteira. Possui versões com câmbio automático e alguns manuais com cinco marchas.
Possui freios ABS, com cintos de três pontos, Airbag, desembaçador de vidros e outros equipamentos de segurança comum a outros carros.
O carro continua seguindo alguns detalhes que o seu antecessor dos anos 50, nas ruas ele possui pouco ruído, consegue levar duas pessoas bem confortavelmente. É um carro que apresenta pouco ruído e com uma economia razoável em termos de gasolina.
Video bem fraquinho.
Poder-se-ia fazer uma matéria mais interessante com um video de melhor conteúdo.
A mesma imagem repetida à exaustão… e o interior?