Quando falamos na Inglaterra, logo nos vem à mente personagens como: Harry Potter e The Beatles. Mas, e as marcas de carros Ingleses? Será que as pessoas conhecem? Bom, se não conhecem, irão conhecer agora, pois é disto que vamos falar neste artigo.
As marcas Inglesas de carros são famosas e adoradas em todo o mundo. A indústria de automóveis da Inglaterra sempre teve a sua imponência e, atualmente, 80% dos carros fabricados em solo inglês vão para exportação.
Desde o lançamento do mini clássico em 1959, o modelo que vendeu mais de cinco milhões de unidades, virou o símbolo da Inglaterra, fazendo com que a fama dos carros ingleses só aumentasse.
A importância da Inglaterra na história automobilística é muito grande. Foi de lá que vieram os clássicos Seven, da Caterham; o Phantom, da Rolls Royce; e o XK, da Jaguar. Ainda que algumas das marcas foram vendidas para grupos estrangeiros, suas origens remontam ao solo inglês.
Conforto e luxo são palavras usadas para definir os carros ingleses. Um exemplo é a Aston Martin, montadora com mais de um século fabricando automóveis esportivos de luxo. Normalmente, esses carros têm valor acima de 260 mil dólares.
Com aproximadamente cem anos,a Bentley é outra montadora Inglesa com tradição em fabricar Sedans e veículos de corrida. Os carros que ela produz oferecem segurança, conforto e estabilidade. É por isso que são cobiçados por chefes de estados e políticos por todo o mundo.
E, falando em carros de luxo, não poderíamos deixar de lembrar da famosa fabricante de veículos de luxo Jaguar, cujo símbolo é o leopardo, evidenciando assim a ideia inicial da marca: veículos ousados e velozes. Embora a Tata Motors, uma empresa da Índia, tenha comprado a fabricante, a Jaguar continua tendo sede em Blackpool (Inglaterra).
Outra marca Inglesa muito importante na fabricação de automóveis de luxo é a Land Rover. Começou a funcionar no ano de 1948. A partir daí, o principal objetivo da marca se tornou fabricar carros para o meio urbano, mas que tenha capacidade para enfrentar qualquer tipo de terreno. Atualmente, é propriedade da Tata Motors empresa Indiana.
E, chegando ao fim, não podemos deixar de mencionar as marcas inglesas Mini, que alcançou a fama com o Mini Cooper; Ariel Motor e Caterham, produtoras de Buggies, Grinnall, marca britânica de veículos de 3 rodas esportivos, e a Ascari fabricante de super veículos de F1.
Que tal conhecermos alguns modelos de carros ingleses? Confira abaixo três modelos:
- Jaguar E-Type:é, sem dúvida, um dos veículos mais belos do mundo, e um ótimo carro para corrida. Possui um visual marcante, com capô longo, cabine recuada e sinuosas linhas, com uma combinação de charme, desempenho, e dinâmica. Não por acaso, foi sucesso na Inglaterra.
- Aston Martin DB5: foi o que teve mais vendas na sua época, famoso por ter estrelado o filme,“007 Contra Goldfinger”, no cotidiano, o modelo não decepciona.
- Maclaren F1: com engenharia à frente de seu tempo, o modelo, com certeza, era o carro mais veloz da história, alcançando 386 km/h.