O que a maioria cobiça nos dias de hoje? Dinheiro, carro e uma casa? Nem sempre carro o carro foi tão bem valorizado como é nos dias de hoje. Nas últimas décadas a valorização do mesmo cresceu exponencialmente, sendo muito importante para que as montadoras se consagrarem no mundo das indústrias. Hoje há tantas pessoas que trabalham para a indústria automobilística, desde criação de novos modelos, até fabricação de pequenos componentes.
A evolução se deu em muito pouco tempo e tudo isso graças a revolução industrial que se originou na Inglaterra. A humanidade avançou milênios em séculos e isso reflete diretamente na forma de viver que temos nos dias atuais.
Alguns países se destacaram durante todo esse processo, a maioria deles europeus dando maior ênfase para a Inglaterra e para os Estados unidos. Os quais souberam aproveitar todas as oportunidade e mostram essa diferenciação desde daquela época.
É fato que a colonização britânica na América do Norte foi muito importante para que a percepção fosse tão parecida, mas os Estados Unidos só se tornou importante economicamente bem depois, de certa forma copiando os países europeus.
Revolução Industrial
É um marco muito importante para a humanidade, sendo datada entre os séculos XVIII e XIX. houveram dezenas de mudanças nos modelos de fabricação. Todas essas mudanças não aconteceram de repente, algumas já vinham se aprimorando ao longo do tempo, porém durante esse período, a indústria se tornou em sua maioria muito mecanizada ao contrário do trabalho artesanal pregado anteriormente.
Até o começo da revolução industrial toda a produção era voltada diretamente para o consumo, pouca coisa era guardada. Uma pessoa era responsável por toda a produção do começo ao fim, isso foi extremamente importante para que não houvesse desperdícios na época.
Os primeiros países a se industrializar foram França e Inglaterra, foram pequenos passos, mas logo a mudança veio com as manufaturas, onde mais de uma pessoa trabalhava em um produto, diferente do modelo artesanal. Com a manufatura veio as máquinas, que tentavam acelerar o processo e fazer com que produzissem cada vez mais.
A Inglaterra se destacou devido a quantidade de pessoas na classe burguesa que queriam melhorar o comércio com outros países, além de ser um período em que grande parte da população estava saindo da zona rural, procurando oportunidades melhores de vida. O litoral também era bem importante para que ocorresse as exportações e importações, além de ser uma grande fonte de sustento para pescadores.
Inicialmente foi um período difícil para aqueles que não possuíam dinheiro, já que os ricos obrigaram eles a trabalhar por cerca de quinze horas por dia e ainda sim, não possuía um salário muito justo. Sendo que mulheres e crianças também participavam desse trabalho recebendo menos ainda, sendo necessário para conseguir sustentar a família.
Durante toda a revolução industrial houve muitas revoltas dos trabalhadores pedindo por condições melhores de serviço. Uma dessa revoltas ficou conhecida como “quebradores de máquinas”, onde os trabalhadores sabotavam as máquinas. Algumas dessas revoltas geraram alguns resultados positivos, outras nem tanto piorando a situação do trabalhador.
Durante a mecanização da produção o operário sabia fazer somente uma tarefa do produto, muitas vezes nem sabendo como ele iria chegar ao final da produção, foi o fim do conhecimento por completo da fabricação, tornando o homem apenas mais uma peça do quebra cabeça.
A revolução industrial ficou dividida em três etapas, cada uma delas caracterizadas por alguns invenções e descobertas que mudaram a vida da sociedade. Na primeira fase a indústria foi totalmente voltada para as indústrias de base como o algodão que conseguiu se tornar muito prático com o tear mecânico, facilitando a produção do tecido. Outra invenção muito importante dessa etapa foi o motor a vapor, dando vida a famosa locomotiva a vapor.
Já na segunda etapa, alguns novos países se juntaram a França e Inglaterra, como a Alemanha, a Rússia e a Itália. Isso ocorreu mais ou menos entre 1850 e 1900, sendo que o grande diferencial seria a energia elétrica, fora a utilização dos combustíveis fósseis e do aço. Durante essa época também foi inventado o motor a explosão que realmente foi o grande precursor da invenção do automóvel.
A terceira revolução industrial já envolve muita das coisas que conhecemos hoje, como o computador, o faz e outras tecnologias, sendo totalmente voltada para aprimoramento dos avanços tecnológicos feitos até os dias de hoje.
Inglaterra
País conhecido internacionalmente por participar fortemente da história de muitas invenções, descobertas e influência durante colonização. Faz parte do Reino Unido e tem como parte principal o centro da ilha da Grã-Bretanha. Foi umas das primeiras nações a possuir seres humanos primitivos, os quais vieram de tribos germânicas que ficaram conhecidas como anglos. O país possui mais de cem ilhas pequenas envolta do território maior.
Durante o período de colonização no século XV, a Inglaterra já começou a crescer devido a grandes conquistas como a América do Norte, levando consigo sua cultura com a língua inglesa, o direito inglês e a Igreja Anglicana. Suas fronteiras são demarcadas ao norte pela Escócia, ao noroeste pelo Mar da Irlanda, a oeste o País de Gales e o Canal da Mancha ao sul, separando o país do restante da Europa.
É um país muito importante durante a revolução industrial, sendo a primeira se tornar industrializada. Sendo hoje uma nação bastante desenvolvida dando ênfase para Londres, o maior centro metropolitano do país. A população chega a cinquenta milhões de pessoas.
Hoje em dia vive uma monarquia parlamentarista, governada pela chefe de estado Rainha Elizabeth II e pela chefe do governo Primeira-ministra Theresa May
O Automobilismo Na Inglaterra
Com a revolução industrial, a Inglaterra conseguiu alavancar muito sua produção de automóveis. Muitas marcas foram criadas, algumas se tornaram sucesso outras acabaram fechando devido a alta concorrência. Os carros ingleses são bastante conhecido pela famosa mão inglesa onde o volante do carro se encontra do lado direito ao contrário dos nossos brasileiros. Os carros produzidos na Inglaterra normalmente são exportados e ainda sim são bastante famosos por terem designs diferentes.
Alguns modelos se tornaram clássicos como o Mini Clássico em 1959, algumas marca como a Jaguar são carros cobiçados por serem altamente luxuosos.
Outra muito famosa é a Aston Martin, com mais de cem anos de fabricação de carros esportivos. Para quem procura carros sedans com conforto e segurança a marca inglesa mais indicada é Bentley.
Quem nunca ouviu falar da famosa Land Rover? No mercado desde 1948 é uma das marcas mais famosas do país além de diversas outras que tornam a história do automobilismo na Inglaterra muito interessante.