Honda NX4 Falcon

A Velha Guerreira de 400cc

Uma moto que com certeza fica na história do mercado brasileiro. Isso é o que podemos dizer da Honda NX4 Falcon, que foi tão bem concebida desde a sua estréia que pouco se modificou ao longo dos nove anos em que esteve na linha de produção. Hoje, descontinuada pela Honda em 2008, já virou lenda e quem já teve uma não se esquece.

Lançamento

Surgimento

A Honda NX4 Falcon surgiu em 1999 para substituir a NX 350 Sahara, e durante seus 9 anos de produção poucas mudanças foram feitas no seu projeto original, dada a aceitação e a simpatia com que o público aceitou o modelo. Ao longo de todos esses anos, apenas a mudança no grafismo e nas aletas frontais foram alteradas, e a motona de uso misto seguiu única na sua faixa de cilindradas, uma vez que temos abaixo disso a Honda XR 250 Tornado e a Yamaha XT 250 Lander. Acima da faixa de cilindrada da Falcon, temos a Yamaha 660R e a BMW 650X Challenge.

Para muitos o modelo anda defasado visualmente e mecanicamente, porém muitos gostam e acham a moto simplesmente fantástica, pois reúne um conjunto equilibrado, freios potentes e o mais importante, é confortável para o piloto e o garupa. Além disso outro ponto forte é a dirigibilidade do modelo, que conta com um guidão alto e um tanque bem desenhada, que permite ao piloto “encaixar” bem na moto. O banco duplo e largo permite que passageiro e piloto trafeguem sossegadamente por muitos quilômetros, além da boa informação que o piloto recebe de um detalhado painel de instrumentos.

Moto

Impressões de Dirigibilidade

Seja para jogar barro para cima ou para andar em terreno limpo, a NX4 Falcon se mostra uma ótima opção, pois reúne um conjunto de polivalência poucas vezes percebido no mercado nacional de motos. A primeira vantagem da Falcon é que devido à sua altura, ela trafega bem em corredores apertados e em situações de engarrafamento, visto que seu guidão alto permite que você trafegue sem problemas quanto aos retrovisores de carros.

Honda NX4 Falcon

Com uma média de consumo de vinte quilômetros por litro, a Falcon se mostra com boa autonomia nas estradas asfaltadas e também nos trechos de serra, que com curvas fechadas não decepcionou devido ao seu bom ângulo de esterçamento. Quando o assunto é trilha, ela encara a aventura, apesar de não ser muito seu terreno preferido. Aí vai depender de seu grau de habilidade na pilotagem prá que tenha vida tranqüila no percurso. O fato é que a Honda deixou saudades quando quis aposentar a motona, a Falcon era boa de briga!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Honda

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nâo gostei que ela saiu do mercado

    Diego 14 de outubro de 2010 17:42
  • Sou proprietário de uma Falcon. Sinceramente, foi a pior moto que já tive. Extremamente pesada, tem menos potência que a antiga XL350, só tem 5 marchas, faz apenas 16Km por litro na cidade, não tem trava de capacete, o banco deixa o piloto em contato direto com o tanque de combustível, a altura do banco é demasiadamente alta para pessoas de estatura mediana, assim como a distância da guidão, que deixa meus braços esticados o tempo todo (eu tenho 1,72m). Velocidade final compatível com qualquer 250CC, péssima em curvas devido ao alto centro de gravidade, freio traseiro a disco que tem performance pior que os freios a lona, não tem chave para desligar o farol quando se está parado (sempre ligado), o cabo do velocímetro dura menos que 3.000 Km, já troquei 4 vezes. Não tem grelha no bagageiro, ops… nem bagageiro (carregue tudo na mochila sua mula!)… hmmm esqueci algo?

    Eduardo 21 de setembro de 2011 22:51
  • Sai dai seu jeguenú…Sua moto deve tar fudida 400cc perder para 250? Hááá me esquci que vc deve ser horrivel de pilotagem….Falcon e moto pa malandro.Motor+Beleza+estilo+trilha+cidade…Se não tinha dinheiro para gasolina comprava uma 150 ou 125 faz 40 com uma dessa….Bagajeiro??????? Vc deve ser um daqueles tabacos que veste jaqueta da honda,luva coloca proteção nas manetes…Parece até um astronauta…Não passa na minha frente não se não eu tomo..

    João 18 de dezembro de 2011 15:10
  • O…SEU EDUARDO,ACHO QUE VC DEVE SER LOUCO OU TER ALGUM PLOBREMA MENTAL,DIZER QUE FALCON E MOTO RUIN E SIMPLESMENTE UMA PIADA,AO CONTRARIO E MUITA MOTO. VOCE NAO TEM IDENTIDADE PROPRIA,OU PODE SER UM CARA QUE VIVE REVOLTADO,E NADA LHE BASTA,POXA FRANCAMENTE,NAO POR EU TER UMA FALCON 2008,MAS TODOS SABEMOS QUE DESDE 1999,ELA FOI E AINDA E LIDER DO SEGMENTO,AONDE PARO VEM UM PARA QUERER COMPRAR,ENTAO COM TODO ESSE ASEDIO,NAO TEM PORQUE VOCE FALAR DESTA FORMA, AI SE LIGA,POIS ATE HOJE NAO TEM OUTRA 400CC PARA SER COLOCADA NO LUGAR DA FALCON,,QUEM TEM MAIS GRANA COMPRA UMA 660R,QUE E DA MONTADORA RIVAL,MAS QUE E UMA SUPER MOTO,MAS NAO TEM NADA HAVER COM A FALCON,INCLUSIVE O VALOR.LAMENTO MAIS O QUE ACHEI DE VOCE E QUE TU ES UM CARA ESCROTO,RIDICULO E IMBECIL,,,MESMO ASSIM,REPENSE SEUS CONCEITOS E APESAR DE TUDO DEUS LHE ABENÇOE.

    marcelogomes 20 de fevereiro de 2012 20:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *