Quando ouvimos falar em “Scott”, sempre pensamos primeiro na linha de bicicletas da companhia, mas não foi assim que tudo começou. Muito antes das primeiras bicicletas da Scott serem criadas, a empresa já tinha renome e espaço enquanto fabricante de produtos de esporte, marcadas pela inovação e tecnologia de ponta.
A história da marca começou em 1958, quando Ed Scott produziu o primeiro par de batons (o equipamento de mão que se usa para direcionar o esqui) feito de alumínio, que demonstrou ser muito mais interessante do que os anteriores, feitos de bambu e/ou ferro. Daí para frente, a empresa deslanchou em alta velocidade, mas sempre bem equilibrada. Veja aqui alguns dos pontos mais importantes de sua história:
- 1958: Ano que marcou a produção do primeiro baton de alumínio criado no mundo, que imediatamente transformou a companhia na líder de mercado quando o assunto é esqui. A visão de Ed Scott a respeito das inovações tecnológicas continua a ser um dos principais pontos da filosofia da empresa, e marcou seu crescimento para outros mercados.
- 1970: Ocasião na qual a Scott entrou no mercado de motocross, primeiro oferecendo óculos específicos para a prática do esporte. Posteriormente, a produção para esse segmento passou a incluir botas, luvas e outros acessórios.
- 1971: Mais uma inovação no mundo do esqui: a Scott produziu os primeiros óculos utilizando ventilação de espuma e a bota para esqui mais leve que o mundo já vira.
- 1978: A empresa americana entra na Europa, abrindo uma filial perto do Fribourg, na Suíça.
- 1986: Ao mesmo tempo que abria uma fábrica para seus batons de esqui cada vez mais sofisticados, a empresa lançou sua primeira mountain bike.
- 1989: Explorando inovações na área do ciclismo, a Scott lançou o primeiro guidom aerodinâmico da história – essa novidade ajudou significativamente o americano Greg Lemon a ganhar o Tour de France deste ano.
- 1991: A empresa começa a produzir mountain bikes com suspensão unishock.
- 1992: Marcou a produção das primeiras mountain bikes da companhia que tinham o sistema de suspensão completa. Também neste ano, começou a produzir calçados e capacetes específicos para o ciclismo.
- 1993: Para financiar seu crescimento, a companhia vende 55% de suas ações para o Fundo de Investimento de Chicago.
- 1994: Começa a produção de luvas para esportes de inverno.
- 1995: Neste ano a Scott produziu sua primeira mountain bike feita à base de fibra de carbono. O novo modelo, Endorphin, foi responsável por diversas vitórias na Copa Mundial de Ciclismo e nos Jogos Olímpicos, além de receber uma extensa cobertura da mídia, o que transformou o modelo em uma lenda.
- 1997/98: Neste período a Scott voltou às origens, e começou a produzir roupas e acessórios para esportes de inverno. Um ano depois, 40 anos após começar a produzir batons, a companhia começou a produzir também esquis.
- 1998: Com o lançamento da G-Zero, então a mountain bike de suspensão completa mais leve do mundo, a companhia se torna também um marco no desenvolvimento de bicicletas.
- 1998: A Scott compra de volta as ações que vendeu.
- 2000: No último ano do século XX, a Scott patenteou diversas invenções na área de acessórios para esquiar, como o sistema de ventilação RAM Air e as lentes de amplificação. Os famosos batons também receberam inovações, com um sistema de ajustagem baseado em amarrações.
- 2001/2003: Mais uma vez a Scott quebrou recordes ao apresentar a bicicleta com a estrutura mais leve do mundo, que não chegava a pesar 1 kg. Em 2003, outro modelo da empresa, a CR1, se tornou a mais leve do mercado, com 895 gramas.
- 2003: Além da belíssima CR1, este ano marcou o lançamento da Genious, uma mountain bike que não apenas tinha suspensão completa, como também tinha 3 sistemas diferenciados para cada tipo de necessidade (tração, viagem ou corrida). A imprensa mundial rapidamente estava encantada com o modelo, especialmente depois que Thomas Frischknecht venceu uma das maratonas do Campeonato Mundial usando o modelo.
- 2004: A Scott adquiriu as empresas Yoko e Reima, aumentando seu espaço nos campos de bicicletas de rua e roupas para esportes de inverno.
- 2004: Ainda neste ano, a Scott produziu, junto com a Biomex Protection, um novo modelo de capacete para esportes de inverno, que graças à sua tecnologia, diminuiu o peso, a movimentação do capacete, e tornou-os mais fáceis de usar. A inovação foi premiada na Europa.
- 2005: Sempre procurando melhorar, a Scott desenvolveu, com base na tecnologia usada na CR1, a bicicleta de triatlo mais leve do mercado. A PLASMA pesava apenas 980 gramas, com um assento aerodinâmico de 300 gramas, em um desenho especificamente pensado para o triatlo e feita de fibra de carbono.
- 2006: Após contratar laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, a Scott começa a produzir seus primeiros tênis de corrida, tanto para atletas homens quanto mulheres.
- 2007: Chega ao mercado a Addict Frame, mais uma das bicicletas super leves criadas pela Scott, cujo guidom pesava meros 330 gramas, feito de fibras de carbono mais leves.
- 2007: Usando o processo inovador de IMP (Integrated Molding Process, Processo Integrado de Moldagem, em português), a Scott criou também a Nude TC, mais uma vez quebrando recordes de leveza em sua bicicleta de suspensão completa.
- 2008: Ao comemorar 50 anos de existência, a Scott já era um nome de renome em diversos esportes como o ciclismo, os esportes de inverno, o motocross e a corrida, sempre mantendo a visão com a qual criou. Neste ano, também, foi aberto uma nova sede em Idaho, e produziram as novas lentes com tecnologia para bloquear o reflexo do sol para montanhismo.
- 2009: A Genious ganha sua segunda geração, com um desing modificado, um novo equalizador de choque e um sistema de transferência de óleo.
- 2009: O recém-criado Crusair rapidamente começou a se transformar no padrão para esquiar em montanhas, em sua combinação que produz um esqui muito mais leve, estável e com pronta resposta.
- 2010: A empresa lança a tecnologia Twin Loc de suspensão para bicicletas, que permite que o ciclista mantenha as duas mãos no guidom enquanto modifica as configurações da suspensão.
- 2011: Ao lançar a Scale, a Scott mais uma vez surpreendeu, criando a mais leve bicicleta de fibra de carbono, com apenas 899 gramas. O campeão mundial Nino Schuter ganhou a Copa do Mundo de Ciclismo utilizando este modelo.
- 2011: A Genious ganha mais um modelo, chamado de Genious LT, feito para viagens longas, que é fácil de ser carregada para quem planeja fazer subidas difíceis e descer em cima do selim. Compacta e leve, ela foi pensada exatamente para atender esse tipo de demanda.
- 2011: A Scott lança a linha E-bike, em parceria com a Bosch, sendo o primeiro sistema de E-Bike simples de operar, sempre mantendo o estilo característico da Scott.
Scott Sports 2012 no Interbike 2011
Galeria de fotos Scott Sports
Categoria(s) do artigo:
Notícias