Restaurador de Miniaturas

Escolher uma profissão é algo que demanda muita responsabilidade, pois se está decidindo o que se irá fazer para o resto da vida. Embora exista a possibilidade de mudar o caminho escolhido é mais interessante seguir a sua vocação logo no começo, não é mesmo?

Algumas profissões não são tão conhecidas do grande público e talvez por isso não figurem dentre as opções dos jovens. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre o trabalho de restaurador de miniaturas através da apresentação do curso de bacharelado em Conservação e Restauro.

Conhecendo o Bacharelado em Conservação e Restauro

Dentre as atribuições de um bacharel em conservação e restauro trabalhar com a preservação de edifícios, obras de arte e objetos. Esse profissional consegue fazer o reconhecimento do valor histórico de fotografias, pinturas, manuscritos, monumentos, livros, esculturas entre outros.

Também cabe a esse profissional definir as condições do ambiente em que tais obras deverão ser mantidas como umidade e temperatura. Se for necessário o restaurador ainda realiza reparos necessários com a utilização de tecnologia e técnicas adequadas. É importante que a restauração não realize nenhum tipo de mudança nas características originais do que irá ser restaurado.

Um profissional com essa formação pode atuar em órgãos oficiais do patrimônio histórico e artísticos bem como em bibliotecas, museus, igrejas e galerias. Quem se especializa em preservação de patrimônio atua diretamente com engenheiros, arquitetos, historiadores, construção civil entre outros. Existe a possibilidade de começar a carreira como tecnólogo.

Mercado de Trabalho do Restaurador-Conservador

Dentre os principais empregadores nesse setor estão o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os institutos estaduais do patrimônio bem como as secretarias de cultura dos municípios. Contudo, as possibilidades não se restringem somente a órgãos públicos. Os centros de pesquisa, universidades e acervos particulares podem oferecer oportunidades interessantes.

O profissional com essa formação pode ainda enveredar por outros caminhos como os da conservação de documentação científica e o de conservação preventiva. Esses setores buscam tornar o ambiente em que os acervos estão mais adequados para evitar que ocorram danos.

A cidade de São Paulo conta com mais de 60% das coleções culturais como esculturas e pinturas. Sendo assim é um polo de oportunidades para quem deseja trabalhar nessa área. Contudo, também é possível encontrar vagas em cidades históricas de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Nordeste.

O Curso

Nesse curso de bacharelado o aluno tem nos dois primeiros anos disciplinas que versam a respeito de noções gerais de conservação bem como de como restaurar as obras. Sendo assim no currículo do curso estão disciplinas que focam em entender mais sobre microbiologia aplicada a bens culturais, patrimônio histórico, artes visuais, avaliação de obras e até mesmo conhecimentos a respeito de insetos.

No final do curso, os dois últimos anos, tem o foco voltado para conhecer mais sobre as áreas de papel, pintura e escultura. O diploma é concedido depois que o aluno conclui todas as disciplinas, realiza um estágio obrigatório na área e apresenta o seu trabalho de conclusão do curso. A duração média do curso é de 4 anos.

O Curso Tecnológico

Nesse curso se tem uma miscelânea de disciplinas de áreas como arquitetura e engenharia. Os estudantes se aprofundam mais em assuntos como geometria, matemática, estudo dos solos, topografia, resistência dos materiais, desenho, restauração, urbanismo, gerencialmente de obras, planejamento entre outras temáticas. Os estudantes ainda fazem visitas técnicas a centros históricos, a duração média do curso é de 3 anos.

O Que se Pode Fazer

Dentre as atribuições que um aluno formado nesse curso pode cumprir estão acompanhar o armazenamento de obras de arte bem como determinar quais são as técnicas que devem ser empregadas para o seu restauro e preservação; fazer a restauração propriamente dita; prestar consultoria e fazer a análise de condições físicas para que as obras sejam restauradas.

Também podem ser atribuições desse profissional prestar consultoria para instituições públicas e empresas bem como promover o restauro de bens culturais; elaborar projetos e desenhar e fazer maquetes de edificações tendo como base o diagnóstico de objetos que irão ser restaurados e os procedimentos importantes para intervenção.

Hobby Profissional

Você deve conhecer algumas histórias de pessoas que tinham algum hobby que de repente virou a sua principal fonte de renda. No segmento de restauração isso pode acontecer, pois muitas pessoas tem a restauração como um passatempo. O mercado de miniaturas tem se expandido muito nos últimos anos e assim se mostra necessário ter bons restauradores.

Para se ter uma ideia o Brasil é o segundo colocado no ranking de maiores consumidores de miniaturas ficando atrás somente dos Estados Unidos. Com tantos fãs de miniaturas se percebe a necessidade de ter alguém que personalize e ajude na restauração das mesmas. Trata-se de um trabalho bastante artesanal e que demanda muita paciência.

Paixão

Boa parte das pessoas que trabalham com restauração de miniaturas o fazem por ter paixão por esse trabalho. Pode ser uma boa maneira de ocupar o seu tempo livre além de servir para relaxar a mente. Quem fica bom nesse trabalho acaba se destacando, principalmente porque existe demanda nesse mercado.

Já tem pessoas que estão trabalhando nesse segmento com uma grande clientela e sem nem ter a necessidade de anunciar os seus predicados. Dessa forma se você tem esse sonho pode ser interessante começar a pensar em torna-lo uma prática real no seu dia a dia.

Danos e Personalização

Os restauradores que tem entrado no mercado agora tem descoberto um novo filão que é o de personalização, ou seja, ao invés de somente consertar os problemas eles têm trabalhado também com a possibilidade de alterar algumas características das miniaturas conforme o gosto do freguês.

Sendo assim se você está procurando por um mercado que esteja em plena expansão e que ofereça boas opções de trabalho pode encontrar no de restauração. Pense a respeito de fazer personalização para ter mais ganhos. O mais importante a se dizer é que trabalhar em algo de que se goste pode fazer toda a diferença para a sua felicidade profissional.

Já se tornou um hábito para o carioca e administrador Fábio Torres, o fato de semanalmente receber pelo correio pacotes vindos do Brasil inteiro. Mesmo sem abrir estes pacotes, Fábio já sabe tratar-se de miniaturas que colecionadores enviam para o seu endereço para que ele faça a restauração. O administrador faz este trabalho nas horas vagas, pois tem isto como um hobby. O restaurador de miniaturas, muitas vezes leva até três semanas trabalhando em uma peça, pois é um trabalho artesanal e bastante minucioso que requer muita atenção e cuidados para manter a originalidade da peça trabalhada e assim como você encontra Carros com Design Engraçado na vida real, as miniaturas também são assim e devem ser mantidas como se apresentam por isso todo o cuidado é pouco na restauração dos detalhes do Belo Carro original.

Restaurador de Miniaturas

Restaurador de Miniaturas

Fábio já se tornou bastante conhecido por suas habilidades como restaurador de miniaturas, porém prefere continuar trabalhando nisto como uma atividade de lazer. Após o recebimento das caixas o restaurador de miniaturas faz uma avaliação minuciosa de cada peça para ver bem o estado de conservação de cada uma e o que precisa ser feito. Feita a avaliação ele inicia com cuidado a desmontagem desses carros que em geral são de um passado em que os automóveis eram Nem Tão Velozes, Porém Muito mais Furiosos e logo após desmontar passa para a segunda etapa que é a de remover toda a tinta antiga e lixar muito bem os Super Carros tomando todo o cuidado para com as pequenas peças que terão de ser muito bem cuidadas, pois se tratam muitas vezes de pecinhas minúsculas e que se perdidas são de difícil reposição.

Arte

Arte

Segundo Fabio o processo utilizado na pintura destes pequenos exemplares é semelhante ao que usamos nas pinturas de carros de verdade, assim o restaurador de miniaturas primeiro dá uma demão de um produto especial para que a tinta se fixe bem ao metal e respeitando inclusive um período de 24 horas de uma etapa para outra. Muitas vezes o que chega é nada mais do que um Carro aos Pedaços e no final até mesmo os decalques do Automóvel original deverão ser reproduzidos para finalmente ser remontado num trabalho muito minucioso. O que para Torres começou como uma brincadeira colecionando miniaturas virou paixão e passou a restaurar miniaturas de carros em estado ruim que lhe traziam.

Trabalho

Trabalho

No início buscou as técnicas de restauração na internet, adquiriu um aerógrafo e uma pistola para pintura e por fim passou a desenhar inclusive os decalques. Hoje Torres atende até colecionadores e restaura modelos dos Carros Mais Caros do Mundo, muitos deles, modelos raros que o tempo desgastou. Como não se consegue peças tem muitas vezes que reaproveitar de outras miniaturas semelhantes. Pára-brisas de plástico não podem ser recuperados e tem de ser substituídos por outros similares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Miniaturas de Carro

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde

    Escrevo de Porto Alegre/RS e estou procurando um peça de um carro em miniatura (1:18) que perdi.
    Tenho um lamborghini diablo sv preto 1:18, que adquiri em uma loja da cidade. O que eu procuro é um pisca laranja que fica logo em baixo do farol dianteiro esquerdo bem no para-choque.
    Vc não teria esta peça ?

    Obrigado

    Alex 051 3334 7510 / 51 8451 0828

    Alexsandro João Legramanti 14 de dezembro de 2009 13:21
  • Gostaria de saber quanto você me cobra para restaurar (e quanto tempo demora) uma miniatura matchbox (1:43). É o pontiac superfast. Ela tem problemas de pintura e rodas tortas.
    Sou da Vila Sonia – São Paulo – Capital.

    Jose Francisco 9 de janeiro de 2010 16:30
  • boa noite amigo; estou a procura de uma miatura do triciclo messerchidt 1/18. se o amigo tem ou sabne quem tem para a vendxa, agradeço a informação. obrigado

    guimaraes 12 de maio de 2010 18:21
  • queria saber qua e a propoção de tamanho dos carrinhos hot wheels

    jose roberto 26 de junho de 2010 10:30
  • Caro amigo, por favor quero saber se você faz a pintura de um ônibus miniatura com as cores da CMTC, quanto você cobra e como é que dá para fazer,esc. 1/48 +ou-…obrigado.. São Paulo

    Fabio Colares 22 de julho de 2010 15:31
  • Favor entrar em contato pois tenho aproximadamente 20 miniaturas Matchbox que gostaria de restaurar. Busco informações sobre esse assunto e gostaria de saber se você se interessa por esse serviço, qual é o custo e o tempo demandado.
    Aguardo retorno pelo e-mail.
    Desde já obrigado
    Marcelo

    Marcelo 27 de julho de 2010 21:37
  • Acabei de efetuar a compra de uma miniatura de ônibus com aprox. 27,5 cm de comp.;
    Preciso saber se há a possibilidade de você pintá-la de branco, já que ela originalmente
    na cor vinho.
    80% de sua estrutura é em metal, e eu precisaria de um orçamento para estar enviando
    ela a você.
    Também preciso saber sobre as garantias de retorno desta miniatura.

    Sem mais,
    Atenciosamente,

    Rodrigo dos Santos Silva

    Rodrigo Santos 24 de agosto de 2010 10:37
  • Socorrrrrrrrrrrrrrrrro , tenho um GT-500 a Eleonor do 60 segundos há mais de 6 anos , e minha mãe deixou cair e fez o favor de colar com super bond o vidro traseiro e acabou manchando a pintura. Seria possivel vc me salvar ele é o meu xodo e estou desesperada.
    Aguardo desesperada o seu retorno. Por favor resataure meu G.T.500 KR.
    Desde ja Agradeço.
    Sweny
    fone: 11- 2229-6408

    Sweny Daiana 23 de setembro de 2010 9:38
  • Ola, gostaria de restaurar uma miniatura do Fiat 190 Arpra escala 1/50, a miniatura encontra se com algumas falhas na pintura, o filtro de ar quebrou na ponta em cima da gabine, a porta do passageiro esta colada com super bond e as rodas dianteiras estão levemente abertas devido ao desgaste do tempo. Caso tenha interesse em restaurar aguardo contato. Obrigado

    Marcos 26 de novembro de 2010 9:59
  • ola,amigo tenho uma frota de carros de matchibox,e precisso restauras ums 8 um em cada cor..
    quanto custa,e quanto tempo demora….obrigado deois eu ti mostro umas fotos deles..

    juliezio ramos 24 de dezembro de 2010 22:53
  • Bom dia Fabio, tenho uma minatura de um Chevrolet Belair Nomad Ano 57 – Escala 1:18, e gostaria de restaura-lo, os detalhes que eram cromados já perderam o cromo, a borracha branca que tem nos pneus estão amarelos e a cor eu queria mudar de Laranja (ferrugem) para preta, gostaria de saber quanto fica seu trabalho, quanto tempo demora, e como faço para eu enviar a miniatura para você?Desde já, agradeço, e aguardo seu retorno, abraço.

    Diego Gregório 7 de janeiro de 2011 10:56
  • Estou com 50 miniaturas de onibus Marcopolo G7 que preciso pintar com as cores padrão de nossa da GTA.

    Quanto sairia para pintar por miniatura?????????????Alguem conhece alguem????????????

    Alexandre-GTA

    Alexandre 10 de fevereiro de 2011 8:17
  • Como eu pinto um carro Hot Wheels com tinta guache???

    Wesley 6 de abril de 2011 12:35
  • Como eu restauro um carro Smart vermelho sem rodas scala 1/31??

    Wesley 6 de abril de 2011 12:38
  • Você vende uma caminhonete Hilux ou um carro chevette???FLW

    Wesley 6 de abril de 2011 12:56
  • Por favorzinho me responda as minhas perguntas e diga que reforma e por um preço barato.FLW

    Wesley 6 de abril de 2011 12:59
  • Fábio, gostaria de saber os produtos que usa e a marca parapintar as minis, estou iniciando a customização de algumas minis q tenho.

    Ricardo 4 de julho de 2011 23:46
  • olá amigo, tenho um monte carlo 1970 vermelho e como foi o primeiro carro de minha coleção tenho um carinho enorme por ele,o mesmo levou uma queda de cima daa geladeira e saiu a parte de cima e os vidros quebraram,vc tem como dar um valor ou tem que avaliar a peça?desde já aguar dando resposta

    rogerio gouvea 17 de julho de 2011 10:22
  • Meu nome é bruno i estou com um 55′ Ford Fairlane Crow Estou presisando dar uma reformada nele póis esta todo quebrado qeria coloca peças originais. qanto combraria si quiser mando fotos
    obrigado
    Bruno de Minas Gerais

    Bruno Morais 7 de agosto de 2011 17:06
  • meu nome é rodrigo tenho um pontiac firebird 1969 na cor laranja com faixas pretas a pintura ja esta gasta e com riscos até a lata as rodas estão enferrujadas e as portas e o capo estão moles devido ao desgaste e algumas peças quebraram como o volante o retrovisor e vidros, gostaria de saber quanto fica para reformar.se precisar tenho fotos. rodrigo são paulo.

    rodrigo souza 29 de dezembro de 2011 2:56
  • Olá, Fábio. Já nos comunicamos por email por causa de meus matchbox. Entretanto outros colecciondores me encontraram na net, mas ainda não comercializei nada. Como o Fábio se dedica mais a restauros das miniaturas eu pensei em tirar uma foto de cada vez aos que ainda estão nas caixas e enviar para si as ditas fotografias compassadamente. Eu gostaria de vendê-los pelo preço REAL, sem me prejudicar nem prejudicar o comprador. Sei que uns valem pouco mas há raridades a valer milhares.Envie-me um email, por favor, e combinaremos alguma coisa, pois você tyem mais contactos e mais conhecimento sobre o assunto do que eu. Quer alinhar? Abraço.

    Maria Ester 23 de janeiro de 2012 13:03
  • olà fabio gostaria de saber quanto ficaria para restaurar um carrinho maisto ?

    antonio junior 11 de fevereiro de 2012 10:54
  • Gostaria de saber se vc pinta para mim 3 FORD GT 1/24 da jada toys, preciso de um prata com faixa preta, azul com faixa branca e outro na cor azul gulf team, as outras cores( vermelho, amarelo,preto e branco) ja tenho, agora só falta essas miniaturas com as 3 cores para completar a coleção. Essas cores e facil de ser identificadas na net, são as cores dos carros originais do ford gt 2005 a 2006. E quanto fica a sua obra de arte. Agradeço!

    Fabricio 12 de fevereiro de 2012 19:22
  • amigo tanbem gosto de mecher com miniaturas gostaria de saber mais sobre esse robi

    reinaldo sergio de almeida 1 de março de 2012 1:37
  • amigo, gostaria de saber se vc conserta “1:24 Jada Chevy Corvette 1963 Sting Ray Big Time “? o parachoque de traz a parte cromada caiu e a perdi, vc restaura?

    jonatas 19 de março de 2012 8:28
  • Ei amigo você sabe como fazer um basculhante para levantara carroceria da mini hilux…

    Icaro Ruan 5 de abril de 2012 22:39
  • boa noite eu queria saber quanto sairia um onibus surfin school bus para pintalo

    jailson 11 de abril de 2012 21:09
  • quanto vc cobra para restaurar um carrinho chamado iridium da cor azul?

    Luiz 13 de maio de 2012 20:54
  • Olá!
    Possuo uma miniatura de ferrari f50 shell, escala 1/18. Ela precisa de uma reforma!Um retoque no para lama esquerdo, e um retrovisor novo!
    Como consigo isto?
    Obrigado!

    Diego Dorneles 16 de junho de 2012 13:33
  • oi gostaria de saber se a outros tipos de rodas para as miniaturas da ho wheels

    leonardo 27 de junho de 2012 14:22
  • Boas!

    Meu colega, é colecionador de miniaturas escala 1:18, se nao me engano, infelizmente caiu cola superbond no material. voce consegue recuperar??

    fico no aguardo..

    omar Santos 31 de agosto de 2012 10:18
  • Numa faxina a menina que a fez, perdeu o para-choque traseiro de um fusca Welly que tenho 1/43. Gostaria de saber se você o tem para a reposição?

    NomeArmando Guimarães Júnior 5 de janeiro de 2013 20:09
  • aerofole do mustang mach 1 1970 1/32 tem????

    joão 29 de abril de 2013 21:39
  • Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is great, as well as the content!. Thanks For Your article about Restaurador de Miniaturas – Arte e Trabalho | Autos – Cultura Mix .

    Jerry Sedler 29 de maio de 2013 6:20
  • Olá! Meu marido tem um corvette 1970. Comprei uma miniatura 1/24 acho, e gostaria que a miniatura ficasse com a mesma pintura do carro. Se te mandar as fotos do carro dele, vc faz um orçamento ? Qual seu e-mail e tempo p entrega? Sou de Curitiba. O carro é todo azul com duas faixas brancas no capô. Att Izabella

    IzabellaNome 20 de agosto de 2013 8:39
  • Boa Tarde!
    Vc restaura miniatura de escala 1:5?
    Obrigado

    lusberto de oliveira portillo 15 de setembro de 2013 16:22
  • ola amigo gostaria de saber se vc pinta miniatura, tenho uma moto e não consigo uma miniatura da cor que eu quero, e bem simples preta me a responda obrigado.,

    fernando 16 de setembro de 2013 13:00
  • Boa noite. Tenho um Rolls Royce 1:24 e gostaria de reforma-lo. Gostaria de um retorno . Sou do RJ.

    Gustavo 7 de fevereiro de 2014 23:03
  • tenho um chevrolet cobalt de miniatura , ele caio no chão e amasou o capô , rachou o vidro quebrou o farol ,
    ralou o jogo de roda e empenou o retrovisor e nao sei onde arruma ,r moro na bahia .

    obrigado

    iany hellem 1 de abril de 2014 21:33
  • tenho um replica perfeita de um caminhao mercedes LP324 de 90 cm e gostaria de informaçoes onde restaura-la.

    Obrigado.

    Wilson 24 de abril de 2014 15:21
  • Boa noite. Gostaria de saber se é possível restaurar uma miniatura de Bel Air 1957 conversível em escala 1:18. Deixei cair e houve alguns danos e é um objeto de coleção do meu marido. Obrigada.

    WANIA M TOSATTI 27 de janeiro de 2015 21:58
  • Tenho uma replica o que requer alguns reparos, como posso proceder para recuperar
    Grato
    Fernando Namura

    FERNANDO NAMURA 7 de abril de 2015 16:07
  • gostaria de saber se você restaura um TRIUMPH 1955, vermelho,e como mando até você, falta vidro dianteiro, para choque dianteiro, volante, pisca esquerdo

    joao valmir ongaro 15 de julho de 2015 1:42
  • Boa noite, Fabio, tenho 6 miniaturas 1:43 de modelos nacionais novas para remover as respectivas pinturas para cores originais de modelos reais de respectivas montadoras. Por ex. Fusca-1970 para cor VW Verde Folha; Brasilia-1974 para cor VW Branco Lotus;, Fiat147-1980 para cor Fiat Bege Dolomiti; Gol-1992 para cor VW Branco; Fiat Uno-2009 para cor Fiat Prata Bari você pode informar o preço e forma de pagamento ? Grato, Carlos

    Carlos 5 de agosto de 2015 23:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *