Carros Brasileiros Em Miniatura

Como todos já estão cansados de saber, seja por meio da internet ou da mídia, o brasileiro é um povo bastante aficionado por carros, principalmente os esportivos. Atrai muito nessas pessoas a possibilidade de, estando com um carro em mãos, largar de vez a necessidade de se utilizar ônibus do sistema de transporte público – ou, ainda, ter um certo “status” perante as outras pessoas. Ou seja, o carro também é um sinal de ascensão social, sendo que, esse detalhe é o bastante utilizado pelas montadoras de automóveis que, famintas em busca de mercado, apelam para os mais diversos tipos de marketing para fazer com que as pessoas comprem seus automóveis.

O Brasil é um caso bastante curioso no mundo: apesar da grande paixão brasileira pelos automóveis potentes e tecnológicos, o país convive com carros novos de última geração lado a lado com um carro que pode ter mais de 30 anos de estrada. Ou seja, podemos estar em uma via e, enquanto passa um novo Honda Civic, pode passar um VW Fusca, algo que não é muito visto em países desenvolvidos.

Mas isso evidencia outra peculiaridade do Brasileiro: a sua paixão por automóveis antigos. Muitos preferem manter seus modelos contemporâneos, por mais difícil que seja ficar mantendo-os por conta da falta de peças, do que se arriscas e comprar um modelo novo. Isso acontece, principalmente, entre os donos de modelos mais raros, como o Opala, que foi fabricado pela Chevrolet e, embora seja um carro que demande muita gasolina, ele ainda é o preferido entre muitas pessoas, que hesitam em deixa-lo partir para outras mãos em favor de um modelo recente.

Pensando nisso, muitas fabricantes de miniaturas colecionáveis começaram a olhar com bons olhos essas pessoas saudosistas, lançando vários carros em miniatura, retratando os automóveis antigos que fizeram sucesso em solo brasileiro. Confira alguns deles a seguir:

Carros Em Miniatura Que Fizeram Sucesso No Brasil

Chevrolet Ômega

Um dos maiores trunfos da GM em solo Brasileiro, o Chevrolet Ômega foi apresentado no país em 1992, mostrando ao mercado ser um modelo bastante potente, luxuoso e, também, confortável. Lançado como um sedan de luxo, o Ômega logo virou o queridinho de empresários, autoridades e pessoas máximas, como o Presidente da República que, até hoje, conta com modelos Ômega (atualizados, logicamente) já que há uma parceria da GM com o Governo Federal para a manutenção da frota de carros Ômega para uso das autoridades políticas e civis.

Quando do seu lançamento, em 1992, muito se falou de uma possível rivalidade com o modelo da rival Fiat, Tempra, já que ele tinha requisitos parecidos com o do modelo da Chevrolet. No entanto, muitos preferiam o Ômega, por considerarem que a sensação de direção nesse automóvel era melhor, além dos itens especiais que recheavam os modelos mais completos do Ômega, como o teto solar, câmbio automático, painel digital (que era muito raro naquela época) tocador de CD e de fita de áudio, além de computador de bordo, acabamento premium, entre outros recursos que deixavam o modelo da Chevrolet bastante convidativo.

Atualmente, o modelo não é mais produzido no Brasil, sendo que as novas versões chegam aqui por meio de importação. Embora tais modelos venham bastante renovados e com maiores opções de personalização, muitas pessoas ainda dão valor ao modelo produzido no Brasil, já que não é fácil achar um modelo ano 1995, por exemplo, muito conservado. Atualmente, esses modelos estão valendo, segundo a tabela FIPE, que avalia o preço de automóveis, algo em torno de 10 a 12 mil reais. No entanto, não é difícil achar modelos sendo vendidos até 25 mil reais. É um exemplo de carro que possui diversas miniaturas a venda, podendo ser encontrado na internet.

VW Fusca

Sendo o primeiro modelo da VW, o Fusca, como alguns já sabem foi uma ideia de engenheiros alemães e, também, do maior ditador que esse planeta já viu: Adolf Hitler, um dos cabeças do Partido Nazista e bastante conhecido pelo seu governo sangrento durante os anos de 1930 a 1945. Naquela época, a Alemanha vivia uma profunda recessão, e Hitler, querendo aquecer tanto a indústria quando a economia, fundou a Volkswagen, com o intuito de que ela pudesse criar um carro com atributos de qualidade, que pudesse acomodar uma família de quatro pessoas, já que esse era meio que um “padrão” alemão e, principalmente, fosse acessível. Assim, nasceu o “Fuca”, que, mais tarde, viria a se chamar “Fusca”.

No Brasil, o modelo fez um sucesso estrondoso, sendo fabricado em dois períodos: entre a década de 1960 e 1986, e, depois de 1993 – 1996, sendo que, até hoje, é fácil encontrar o modelo circulando pelo país. Muitas pessoas tem um grande carinho pelo “besouro”, inseto pelo qual o formato do fusca se assemelha muito. Sua produção, como foi mostrada, foi interrompida nos anos 80 e voltou nos anos 90, sendo que o pedido da volta foi realizado pelo então presidente Itamar Franco, que substituiu o presidente Fernando Collor de Melo que sofreu impeachment em 1992. Franco queria um modelo popular para reaquecer a economia, e solicitou a sua volta junto á VW. No entanto, a volta do modelo não impulsionou a economia como Franco desejava, sendo que a produção acabou três anos depois. Também é um outro modelo que pode ser facilmente encontrado em miniatura para ser vendido na internet ou em bancas de jornal.


Chevrolet Camaro

O carro mais conhecido dos últimos anos, principalmente, pelo filme Transformes, o Camaro é outro exemplo de carro bastante desejado no país, apesar do seu preço “salgado”.  Foi trazido pela Chevrolet para o país somente em sua versão nova, que foi lançada em 2009, sendo que o modelo virou “hit” nacional com a música “Camaro Amarelo”, da dupla Munhoz e Mariano. O modelo pode chegar a custar até 350 mil no Brasil, um preço disparadamente caro, bem diferente nos EUA, onde um exemplar desse não ultrapassa a barreira dos 60 mil reais, se convertido o seu valor em dólar. Também pode ser facilmente encontrado em miniatura, onde seus detalhes são retratados fielmente. Hoje, as primeiras versões do Camaro Amarelo, de 2009, podem ser encontradas por valores mais “baixos”, algo em torno de 150 mil reais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Miniaturas de Carro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *