Dicas para a Manutenção dos Filtros de Ar

Os filtros de ar são compostos por corpos feitos com plásticos ou metal. No interior existem elementos que servem para filtrar o ar que é aspirado pelo motor antes de ser misturado com combustão. Neste sentido, o seu principal objetivo está em filtrar as impurezas encontradas na atmosfera, que podem ser cruciais para a vitalidade do veículo. Interessante notar que a falta de cuidado pode gerar, inclusive, pequenas explosões.

Especialistas indicam que se faz necessária a manutenção ou mesmo a troca do elemento, pelo menos em cada quinze mil quilômetros trafegados. Esta é uma peça que custa pouco no mercado convencional, mas que pode causar danos irreparáveis no estrutura do motor. Conheça algumas dicas para a manutenção dos filtros de ar.

Filtros de Ar: Manutenção

A manutenção deve ser feita em todas as vezes que ascender a luz relacionada com a restrição do componente no painel do veículo. Especialistas atestam que não se faz necessário parar o trator de maneira de maneira imediata. Pode-se trabalhar por algumas horas.

Quando o motor apresenta perda de rendimento, ou mesmo quando solta fumaça além da sua normalidade, ambos podem ser sinais explícitos de que é necessário fazer a manutenção dos filtros de ar. Verifique o sistema de filtragem e veja se ele não está obstruído caso o trator não tenha força necessária para tracionar.

Fique atento com as falhas no sistema elétrico, que podem deixar de avisar quando o sistema de ar está abalado e não acende a luz de alerta da restrição. Em casos do gênero, é necessário parar o trator para começar a primeira fase de manutenção.

Filtros de Ar Esportivo

Filtros de Ar Esportivo

Pressão máxima de 05BAR-70IB/POL² nos casos em que a manutenção é feita com jatos de ar feitos para limpezas de filtros. Necessário ter em mente de que a limpeza deve ser de dentro para fora. Vale ressaltar que os filtros secundários não admitem processo de limpeza. Neste sentido, necessita de troca sempre que danificado. Ambos os filtros duram no máximo um ano com o máximo de desempenho. Após este período, necessita ser trocado.

Outra dica presente na maioria das revistas especializadas está na verificação das mangueiras. Fique atento também com relação a posição e aperto das braçadeiras. Procure utilizar filtros genuínos de ar ou óleo, principalmente por causa da garantia oferecida pelo fabricante.

Dicas Rápidas

  • 01: Faça a manutenção todas as vezes que ascender restrição no painel;
  • 02: Não troque o trator de maneira de maneira imediata;
  • 03: Troque todas as vezes que o motor ficar danificado;
  • 04: Verifique o sistema de filtragem antes de implantar a manutenção;
  • 05: Atenção com as falhas elétricas que podem não ascender à luz de alerta de restrição;
  • 06: Utilize pressão de no máximo 05BAR-70IB/POL² para limpezas com jatos de ar;
  • 07: É impossível fazer a limpeza dos filtros secundários;
  • 08: Troque o filtro primário e o secundário no máximo a cada ano;
  • 09: Verifique a mangueira antes de iniciar a manutenção na mangueira;
  • 10: Procure utilizar filtros genuínos de ar ou óleo.

Manutenção do Filtro de Ar da Moto

Filtro de Ar da Moto

Filtro de Ar da Moto

O filtro é um elemento muito importante para o funcionamento das motocicletas. As partículas de poeiras são separadas por estas peças que evitam com que os grãos de areia cheguem ao carburador e coloque em cheque todo o desempenho do veículo motorizado de duas rodas. Em termos gerais, pode-se dizer que a vida útil do moto está relacionada de maneira íntima com a qualidade do filtro de ar.

A periodicidade da limpeza depende do ambiente no qual a motocicleta costuma a circular. A atenção deve ficar redobrada nos casos das estradas compostas por terra. Regiões que possuem muita maresia devem chamar maior atenção entre os motociclistas.

O melhor local para saber os maiores detalhes do sistema de filtragem está na leitura atenta nas orientações dos fabricantes que estão presentes no manual do usuário da motocicleta. A verificação precisa acontecer de maneira periódica. Se estiver com alto índice de sujeira é necessário fazer a troca o quanto antes.

Qual Melhor Momento Para Fazer a Troca?

Grande parte dos especialistas indicam que é necessário fazer a troca pelo menos em cada vinte quilômetros. Sendo que nos modelos com sistema de combustível composto por álcool a substituição deve acontece entre sete mil e dez mil quilômetros rodados. Desta forma o sistema de alimentação fica livre contra as impurezas presentes no combustível. Por este motivo também que a indicação está no abastecimento feito em postos que sejam confiáveis.

As motos com carburadores trazem filtros visíveis presentes no cofre, enquanto que os sistemas de injeção eletrônica trazem peça presente dentro do veículo, mais precisamente perto do tanque, e por este motivo, acaba sendo esquecida pelos condutores, culminando com filtro entupido, e consequentemente, motorista a pé.

Filtro de Ar pode Destruir o Motor?

Todos os especialistas dizem que a falta de manutenção dos filtros de ar pode destruir o motor de maneira considerável. Anéis e bronzinas trazem desgastes atenuados em consequência do problema com a peça. Condutores ficam assustados com a alta conta cobrada para arrumar a moto que foi afetada diretamente somente por causa do filtro que não foi trocado.

Os filtros de ar deixam as motocicletas livres de impurezas encontradas em qualquer tipo de ambiente. Caso não aconteça trabalho qualitativo por parte da peça, os abrasivos afetam o moto com decorrência da mistura entre óleo e gasolina. O trabalho do pistão acontece com lixas que desgastam os anéis, cilindros, pistões e bronzinas. A problemática pode se tornar pior quando não acontecem trocas conforme os intervalos recomendados principalmente pelos manuais.

Troca de Óleo e Filtros de Ar

Quando o óleo não é trocado de maneira qualificada, os filtros de ar ficam mais desagastados por causa do alto nível de sujeira. Motores trabalham em regiões nas quais o ar possui alto nível de poluição atmosférica.

O óleo possui incumbência de lubrificar o motor do veículo, permitindo com que a estrutura dure longos anos sem necessidade de reposição. O líquido limpa o motor, retirando todos os tipos de partículas que ficam grudadas após o processo de combustão. Interessante notar que os especialistas atestam o poder da substância para refrigerar os motores, evitando o superaquecimento.

Por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *