Melhores Carros Para Deficientes

Uma deficiência física não é de forma alguma um determinante de que a pessoa não poderá realizar atividades comuns do dia a dia. Muitas pessoas podem não atentar para o fato de que um carro pode fazer uma grande diferença no dia a dia de alguém que tenha alguma deficiência.

Porém, o grande X da questão está em encontrar um carro que seja adequado para atender as necessidades que quem tem algum tipo de deficiência. Saiba como os deficientes analisam um carro ideal para atender as suas necessidades e também quais são os melhores carros para ajudar no dia a dia dessas pessoas.

O Que Olhar?

Um dos primeiros itens que devem ser observados é o bagageiro, pois é necessário que ele tenha espaço suficiente para acomodar a cadeira de rodas para aqueles que a utilizam. É importante observar também a cabine, se tem um acesso bom aos comandos e a facilidade de embarque.

O desempenho e a aparência devem ser itens observados, pois afinal de contas o carro é um bem caro e você precisa gostar muito dele para gastar tanto. Conheça os modelos que são tidos como os melhores para deficientes no mercado.

Honda

Há mais de 10 anos a Honda mantém o programa Honda Conduz, atualmente, pe a montadora que mais vendo os chamados carros para DF (Deficientes Físicos). Os modelos que tem isenção total são o Honda City e o Honda Fit em versões abaixo de 70 mil reais.

Os dois modelos da Honda tem motores bem parecidos, o New FIT é um monovolume que possui linhas mais modernas. Já o City é um grande sedã que tem um porta-malas de tamanho bem generoso (perfeito para guardar a cadeira de roda). Aliás, vale destacar que o City foi eleito o melhor carro para Deficientes Físicos.

Os critérios dessa votação incluem acessibilidade, espaço interno, custo benefício entre outros. Podemos dizer que a escolha entre os dois modelos da Honda é realmente pessoal, pois os dois têm motores parecidos, usam a mesma plataforma e tem um baixo consumo de combustível.

A relação custo-benefício desses carros é muito boa e ainda tem o fator de que ambos têm um excelente valor de revenda. Ressaltamos que o valor de revenda tem um grande peso na compra de um carro com isenção, pois imagine que uma pessoa comprou um carro desses por um valo hipotético de R$ 60 mil.

Depois de três anos a pessoa pode vender esse carro e conseguir quase os R$ 60 mil de volta. Claro que isso se o carro estiver em bom estado.

Honda

Honda

Volkswagen

Desde o ano de 2012 a Volkswagen conta com o Programa Mobilidade que desenvolve carros adaptados de fábrica como o Novo Gol, Gol G4, NovoFox, Voyage, Novo CrossFox, Polo Sedan, Polo e Parati. Todos esses carros com motor 1.6.

Devemos lembrar que o sistema i-motion não é um câmbio automático, apesar de ser automatizado e dispensar a embreagem não é igual a um câmbio automático. É importante fazer um teste-drive antes de comprar.

Para conhecer melhor o programa, os modelos que estão disponíveis e a documentação o consumidor pode ter um atendimento personalizado pelo telefone 0800-0195775 ou mesmo através do site da montadora.

Volkswagen

Volkswagen

Confira Uma Breve Explicação a Respeito Do Sistema I-motion

.

Se você deseja um carro com um preço mais em conta e com um bom valor de revenda pode pensar no VW Gol. Porém, se você deseja um carro com acesso mais fácil para o cadeirante e um porta-malas maior que torne mais confortável o transporte da cadeira deve considerar o Voyage, o Fox e o Polo. O Polo Sedã é a melhor escolha nessa linha da VW.

O Sistema i-motion  não é um câmbio automático, mas um câmbio manual que é automatizado. São duas coisas diferentes tecnicamente e no modo de funcionar. Porém, os dois dispensam o uso do pedal de embreagem.

Peugeot

O Programa Direção Livre da Peugeot é voltado para os DF e conta com os modelos Peugeot 207, SW, HB e Passion. Além dos modelos 307 HB e o 408.

Toyota

O Programa Toyota de Inclusão conta com um os carros mais procurados e comprados por DF. O modelo Corolla XLi tem um bom valor de revenda e se trata de um bom carro. Devemos destacar que pelo mesmo preço é possível ter um carro mais bem equipado e confortável, o Fluence da Renault.

Fiat

A Fiat também conta com um programa voltado para o desenvolvimento de carros para DF o Programa Autonomy que disponibiliza o Siena, Pálio e Idea com câmbio automático especial.

Saiba Mais Sobre o Programa Autonomy

Nissan

A Nissan é uma das montadoras que criaram um programa para DF mais recentemente, estamos falando do Programa Direção Especial. Dentre as opções que a empresa japonesa oferece estão o Livina e o Gran Livina.

Citroën

A montadora Citroën conta com o Programa Mobilité que oferece versões do C3, o Picasso e o C4 Pallas especiais para DF. Os carros são bons, mas devemos destacar que os brasileiros tem uma certa resistência com os carros franceses e por isso pode ser um pouco difícil conseguir um bom valor de revenda.

A Ford e a GM Ainda Não Contam Com Um Programa Voltado Para Os DF.

Os Pequenos Grandes Detalhes

Algumas vezes a percepção que a montadora tem do carro é diferente daquela que o público consumidor tem. Um item que é considerado de luxo pode ser visto como mero adereço pelas pessoas que vão comprar o carro. Isso é igual em relação aos carros para DF.

O botão para dar a partida do motor do Renault Fluence ou mesmo o freio de mão eletrônico do Citroën C4 Picasso que são referidos pelas montadoras como itens de luxo para os consumidores não são tão importantes assim. Muitas vezes o posicionamento desses botões e sistemas ao invés de ajudar acaba atrapalhando.

Por isso é importante que as montadoras escutem mais o seu consumidor para chegar num produto que seja ideal para ambos os lados. O conforto, a comodidade e a segurança que um carro desses deve ter são os itens mais importantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei muito de saber que a Honda tem um plano de vendas para os Deficientes Físicos, como tenho uma deficiencia na perna fiquei inclinado a comprar ou o Honda Fit ou o Honda City.
    Principalmente que adoro os carros da Honda, não quebram, tem boa estabilidade, conforto e todos os itens de segurança que um carro devem ter, meus parabens a Honda por abrir essa porta p/ os Deficientes Físicos.
    Gilson Costa

    Nome Gilson Costa Sousa 4 de maio de 2013 12:01
  • Adorei saber que a Honda tem um plano de vendas para os Deficientes Físicos, como tenho uma deficiencia na perna fiquei inclinado a comprar ou o Honda Fit ou o Honda City.
    Principalmente que adoro os carros da Honda, não quebram, tem boa estabilidade, conforto e todos os itens de segurança que um carro devem ter, meus parabens a Honda por abrir essa porta p/ os Deficientes Físicos.
    Gilson Costa

    Gilson Costa Sousa 4 de maio de 2013 12:02
  • Porque nao tem o doblo automático, sendo que para mim é um dos melhores carros para quem tem deficiência. Tenho a carta de deficiente e a carta mas nao consigo comprar o doblo. Uma pena

    Vanda tormar 7 de julho de 2013 12:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *