Como Saber a Hora Certa de Substituir os Pneus?

A tecnologia da atualidade permite com que os pneus tenham alta tecnologia em toda a estrutura. Hoje em dia são mais duráveis e trazem maior capacidade de resistência, podendo durar milhares que quilômetros sem a necessidade de visitar o borracheiro para fazer novas reformas, ou mesmo ir até alguma loja para comprar um novo conjunto. Basta ter cuidado com a manutenção e verificar o nível de pressão em cada quinze dias para aumentar a durabilidade pelo menos em pelo menos trinta por cento.

A verificação dos pneus acontece pelo menos em cada duas semanas. Motoristas precisam seguir alguns que não são trabalhosos caso sejam feitos com disciplina. Se lembre de que antes de tudo, o pneu significa segurança, e por consequência vida para todos os integrantes dos veículos. Conheça algumas dicas sobre como saber a hora certa de fazer a substituição dos pneus.

Quilometragem e Substituição Pneus

Todas as grandes marcas de pneus trazem informações precisas sobre a vida útil dos pneus nas embalagens. Por este motivo se faz necessário comprar sempre produtos originais. Em termos gerais, as informações fornecidas pelo manual dos veículos também podem trazer o limite, ou mesmo quais marcas são indicadas de acordo com o formato do veiculo. Alinhamento e calibragem também são determinantes para que aconteça maior ou menor duração.

Vale ressaltar que a maioria dos usuários aponta que quase nunca os números divulgados são exatos com relação à duração. De certa forma, cada pneu tem um nível de desgaste específico. Neste sentido existem diversos detalhes que podem decidir qual representa a maneira correta de fazer a substituição.

Quanto Dura os Pneus Mais Básico do Mercado?

Grande parte dos especialistas diz que o pneu pode durar entre 25 mil e 80 mil quilômetros, variando de acordo com a composição idealizada pelos fabricantes. Necessário ter e mente que caso existam cuidados específicos por parte dos condutores, os números divulgados pelo fabricante podem ser ultrapassados sem maiores problemas de desempenho na pista.

Quais São os Principais Indicadores?

A troca deve acontecer no momento em que acontece diminuição dos sulcos, pelo menos 1,6 milímetros, segunda afirma a Resolução 558/50 da CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. Carros que trazem pneus com espessuras menores podem ser aprendidos por órgãos atuantes, isto é, pela Polícia Militar ou Rodoviária.

A TWI representa indicador de que pneus se encontram em alto nível de desgaste, são saliências compostas de borracha. Quando acontece forte desgaste dos pneus e atinge a saliência, fica quase impossível continuar usando sem que a roda e o eixo do veículo sejam

Substituir os Pneus

Substituir os Pneus

Olhos atentos nos pneus a cada duas semanas com relação à formação de bolhas. Faça a calibragem durante o mesmo prazo. Analise a textura dos pneus, veja se está acontecendo desgastes irregulares. Caso seja notado algum destes aspectos o borracheiro de confiança deve ser procurado com rapidez. Em grande parte dos casos, as bolhas dos pneus levam a troca em consequência do rompimento da lona formado na carcaça.

Quando for fazer a análise em cada quinze dias, é necessário procurar por deformações na superfície. Em termos gerais, pode-se dizer que estes são os critérios principais que devem ser levados em consideração nos momentos de fazer a troca. Siga as calibragens de maneira correta, seguindo todas as informações presentes não somente no manual do veículo como também nas embalagens dos pneus. Não se esqueça de ainda fazer balanceamentos e alinhamentos nas rodas e na direção.  Importante ainda fazer rodízio em cada quinze dias, fazendo assim com que o desgaste aconteça por igual.

Dicas Rápidas: Como Saber a Hora Certa de Substituir os Pneus?

  • 01: Cuidado com a manutenção em cada quinze dias;
  • 02: Verificar o nível de pressão para aumentar a durabilidade pelo menos em 30%;
  • 03: Leia com atenção as informações do manual do veículo e das embalagens dos pneus;
  • 04: Atenção à diminuição dos sulcos abaixo de 1,6 milímetros;
  • 05: Olhos atentos nos pneus a cada duas semanas com relação à formação de bolhas;
  • 06: Analise a textura dos pneus e veja se está acontecendo desgaste irregular;
  • 07: Procure por deformações na superfície;

Vídeos: Como saber a Hora Certa de Substituir os Pneus?

O Vídeo da Agência INFOMOTO traz dicas sobre as principais técnicas de segurança e quais são as principais tecnologias da atualidade. Uma das grandes dúvidas dos motociclistas na atualidade está em saber o período exato para que aconteça a troca dos pneus. Pensando em facilitar a vida dos condutores, os produtores lançaram a tecnologia TWI, que consiste em verificar o gasto da banda de rodagem.

Este tipo de símbolo fica indicado na parte lateral do pneu. Pode estar presente em formato de sigla (TWI), ou mesmo com símbolos, sendo a seta mais utilizada. Ao seguir a indicação, é possível encontrar um pequeno calombo, dentre os diversos que fazem parte da composição dos pneus. Enfim, quando o desgaste acontece quando os calombos desaparecem da estrutura. Não se esqueça de que pneus é segurança e vale a sua vida.

Veja outro vídeo que traz dicas interessantes sobre o momento exato de trocar os pneus do carro. Vídeo com linguagem acessível que em menos de um minuto traz explicações pragmáticas. Com o desgaste dos calombos, os pneus perdem a sua capacidade de absorver água, provocando assim altas chances de acontecer derrapagens que podem colocar em risco a vida dos condutores e demais pessoas presentes dentro do veículo.

Necessário ter em mente que apenas uma parte sem calombo já representa motivo essencial para acontecer à troca o quanto antes. Não é aconselhável o uso, visto que qualquer pequeno movimento pode culminar na explosão dos pneus, fato que será mais custoso ao condutor não somente no aspecto financeiro como também no tempo perdido em consequência da troca. Pode até acontecer a demora dos mecânicos da seguradora para fazer a troca.

Falta de alinhamento e não realização do rodízio são dois aspectos que podem auxiliar no desgaste rápido por parte dos pneus. As dicas fornecidas no vídeo podem variar de maneira significativa conforme o modelo do veículo. Se certifique com opiniões de profissionais especializados antes de promover qualquer tipo de mudança.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *