Para Que Serve o Interruptor de Inércia?

Grande parte das pessoas são leigas no que se refere as peças que compõe o seu carro e por isso sempre surgem algumas dúvidas a respeito de para que servem alguns itens. Um dos itens que suscita dúvidas de proprietários de vários modelos de carro é o interruptor de inércia. Pensando nisso a seguir vamos esclarecer para que ele serve e porque ele é tão importante para o seu carro.

O Que é Interruptor de Inércia?

De forma simples podemos dizer que é o dispositivo responsável por fazer o corte do fluxo de combustível em caso de batidos. Dessa forma se trata de um dispositivo fundamental para a segurança do motorista e dos ocupantes do veículo.

Para Que Serve?

A função básica do interruptor de inércia é fazer com que a bomba de combustível e consequentemente os bicos injetores parem de trabalhar num caso de batida. Isso é importante para reduzir o risco de curto-circuito e evitar que o combustível fique jorrando se ocorrer capotamento.

Trata-se de um mecanismo eletromecânico que é desarmado quando passa por algum tipo de impacto. Tem alguns modelos de carros melhores que tem esse dispositivo eletrônico. Basicamente esse dispositivo tem relação com a interrupção elétrica da bomba de combustível e sistemas afins.

Localização

Não são todos os carros que possuem o interruptor de inércia, contudo, naqueles que possuem fica localizado num local padrão. Para descobrir onde fica o interruptor você pode seguir a fiação da bomba de combustível uma vez que armado a desliga. Os interruptores de inércia eletromecânicos podem ser encontrados em quatro pontos do carro que são:

  • Nos carros da Ford em geral estão na coluna das portas;
  • Já nos carros da Fiat se encontram quase sempre no pedal de embreagem ou abaixo do banco do motorista;
  • Inúmeras montadoras colocam o dispositivo no cofre do motor.

Como Funciona?

No momento em que acontece uma batida ou um impacto forte no carro como passar por um buraco, por exemplo, o interruptor de inércia faz o desligamento da bomba de combustível. Em geral para ligá-lo de novo é necessário somente apertá-lo. Dessa forma se houve uma batida de leve e o carro não funciona pode ser que o interruptor tenha sido acionado.

Considerações

Algumas pessoas desligam o interruptor inercial e não sabem que estão correndo um grande risco. Saiba que se ocorrer uma batida de frente com o carro e o motor for travado existe um grande risco se a bomba de combustível continuar trabalhando. Se ocorrer um incêndio devido a batida o combustível pode deixar as coisas bem piores.

Existem sistemas de injeção (o LE-Jetronic, o Motronic, o Multec 700, entre outras) em que a bomba de combustível funciona somente se tiver sinal de ignição que tem origem na bobina de ignição. No caso desse tipo de motor se ele parar devido a qualquer motivo a bomba de combustível é desligada porque não existe sinal de ignição.

Já em outros sistemas (como FIC EEC IV) mesmo que não haja o sinal de ignição (motor travado) a bomba de combustível continuaria funcionando. Devido a esse motivo a lei tornou obrigatório que houvesse algum dispositivo que parasse a alimentação da bomba em caso de acidente.

Segurança

O interruptor de inércia foi criado para garantir mais segurança para os ocupantes de carros em caso de batidas. Basicamente ele está ligado ao fio terra da bomba e desliga de forma automática quando ocorre um impacto. No momento em que você o aciona está ligando o interruptor e não desligando.

Ele somente é desligado quando acontece um tranco como batê-lo na mão. Pode acontecer de o interruptor desligar quando o carro passa por pancadas muito violentas ou então por quebra-molas. Se isso acontecer basta acioná-lo que tudo volta ao normal.

Dispositivo Inteligente

A criação do interruptor de inércia foi um grande acerto da indústria automobilística uma vez que evita que acidentes que não seriam tão sérios acabem em explosões e incêndios. Uma batida mesmo que não seja tão grave pode acabar num grande incêndio devido ao combustível que continua sendo bombeado. Dessa forma ter um dispositivo que corta o fornecimento do combustível se mostra particularmente seguro.

Quando o Interruptor de Inércia é Desarmado Por Acidente

É bem importante ter cuidado com o desarme do interruptor de inércia por acidente, pois se isso acontecer o seu carro não terá mais o fornecimento de combustível de forma que não funcionará. Fique atento quando for passar o aspirador dentro do carro, pois um simples impacto no interruptor poderá desarmá-lo.

Observe ainda com atenção quando for realizar algum tipo de serviço que necessite batidas na carroceria já que essa vibração pode desarmar o interruptor. Quando for lavar o motor é importante cuidar para que não haja corrosão uma vez que ela poderá comprometer o funcionamento do mesmo.

Defeitos do Interruptor

Tem alguns defeitos que são mais comuns de aparecerem no interruptor de inércia como a oxidação dos contatos elétricos internos que podem causar a interrupção do funcionamento da bomba de combustível. Outro defeito que pode aparecer com frequência é o mau contato ou então o derretimento dos terminais de ligação bem como da sua fiação.

Pode ocorrer ainda a desativação acidental que ocorre devido a presença de uma peça solta que pode bater e dispara a ação do mesmo. Defeitos como na bomba de combustível ou em outro item que aumente a demanda de corrente elétrica pode causar a sobrecarga dos terminais e contatos elétricos do interruptor de inércia.

Reativação do Sistema Eletromecânico

Em geral o interruptor inercial tem uma capa vermelha que faz a proteção e sinaliza o local em que deve ser feita a reativação do sistema. Quando o veículo sofre um impacto e desarma o interruptor inercial basta apertar o mesmo e sentir que foi dado um clique para ter feito a reativação. Depois de fazer a reativação é importante verificar se houve algum tipo de dano, pois se existirem vazamentos de combustível você estará sob grande risco.

Interruptor de Inércia Eletrônico

Para alguns motoristas é mais difícil encontrar onde está o interruptor de inércia pelo fato de que algumas montadoras o colocam no air bag. Mesmo estando junto com o air bag a ação do interruptor não está necessariamente ligada a liberação das bolsas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola..tenho um 207 passion..e aconteceu isso..peguei uma rodovia cheiaaa de desnível e buracos ai o carro parou na pista..queria saber onde fica o interruptor no 207 obrigado

    William Dioz 30 de março de 2015 7:49
  • OLA POR FAVOR AONDE FICA O BOTAO INERCIAL DA SCENIC 2.0 16 VALVULAS OBRIGADO

    jefferson rafael 5 de abril de 2015 15:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *