Transporte Fluvial

Transporte fluvial é aquele que utiliza os rios como vias de navegação, são as chamadas hidrovias. Esse tipo de transporte é usado para transportar grandes cargas por longas distâncias e assim, ajudam no crescimento do comércio dos países. As vias fluviais mais importantes do mundo são: Mississipi, Amazonas, Reno, Sena, Volga, Nilo entre outros.

Vias

A grande vantagem do transporte fluvial é o custo, que é cerca de oito vezes mais barato que um transporte terrestre e ainda é um transporte ecologicamente correto, porque polui bem menos que um transporte rodoviário. Os veículos utilizados para o transporte fluvial são: barcos, balsas, canoas, lanchas, gôndolas, etc.

Esse tipo de transporte também é muito usado para o turismo, um bom exemplo é a Hidrovia Paraná-Tietê que oferece 2.400 km de águas para navegação passando por mais de oitenta municípios. Nesse passeio é possível conhecer o caminho que os bandeirantes percorreram desbravando o interior do estado de São Paulo.

Tipos de Veículos Usados no Transporte Fluvial

As balsas são embarcações de fundo chato, como se fossem grandes jangadas feitas para transportar muitas cargas por pequenas distâncias. Em lugares onde o acesso é apenas fluvial, as balsas transportam os passageiros em seus veículos.

Balsas

Canoas são barcos mais simples, de pequeno porte que se movimentam através de remos, velas ou motores. São muito usadas por moradores de locais onde passar por um rio é inevitável para se chegar a outro lugar.

Os barcos são o transporte fluvial mais usado para se transportar grandes cargas por longas distâncias. Principalmente para o comércio, por ter custo bem menor do que o transporte terrestre.

As lanchas são embarcações de médio porte movidas a motor e são muito usadas para lazer, e as gôndolas, que são muito usadas na cidade de Veneza na Itália, são pequenos barcos movidos por remos são usadas para o transporte principalmente de turistas.

O Transporte Fluvial no Brasil

No Brasil, o transporte fluvial pouco se desenvolveu, os fatores que dificultam que esse tipo de transporte se desenvolva no país, é o grande número de rios encachoeirados que dificultam a navegação, e os rios que podem ser navegados facilmente ficam muito longe dos grandes centros econômicos do país, como é o caso do Rio Amazonas e do Paraguai, o que torna inviável a navegação nesses rios.
Várias obras têm sido realizadas para que os rios do país possam se tornar navegáveis. Há até um projeto de união entre a Bacia Amazônica e a Bacia do Paraná, é a Bacia do Contorno, que ligará o norte ao centro-oeste, sudeste e sul do país. Se for consolidado, essa união irá garantir um transporte de baixo custo para a população.

Hidrovia

As principais hidrovias do país são: Hidrovia da Madeira, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Tietê-Paraná e Guaíba.
Por Heloisa Prado

5 comentários

  1. Não adianta somente o governo construir eclusas, efetuar balizamento e drenagem dos rios, e a iniciativa privada, construir barcaças, portos, preparar pessoal, é preciso quebrar paradigmas de pseudos-ambientalistas, e o monopolio de empresas de transportes rodoviários, e principalmente a pressão de ONG(s) que azeitadas por dinheiro do Tio SAM fazem pressão contra a nossa utilização de navegação fluvial, pois diminuiria nosso custo BRASIL em mais de 50% e tornaríamos extremamente competitivos com a soja e milho americano, no mundo todo. Pois poderíamos tirar nossa soja do Brasil – Central , de Mato Grosso, Goiás, via araguaia tocantins e coloca-la no porto de Belém, com mais de 60% de redução no valor do frete. ACORDA BRASIL

  2. o trasporte fluvial e muito inportante para nos. muito obrigado pela sua compreensao.

  3. quais são as principais eclusa

  4. quais são as principais eclusa?

  5. Boa tarde.

    Essa seria uma ótima solução para o Brasil.
    Quais embarcações motorizadas podem ser pilotadas sem carteira de arrais nos rios e lagoas?
    Ou seja, gostaria de saber quais são os requisitos legais para subir o Amazonas com uma canoa de 6 metros e motor de popa de 7 HP?
    Obrigado pela resposta.
    Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>