Venda de Carros Adaptados para Deficientes

Os carros adaptados para portadores de necessidades especiais se tornaram um grande share de mercado para as montadoras. Quem deseja comprar um carro adaptado pode ter algumas dúvidas que vamos esclarecer a seguir, descubra quais são os descontos e características da negociação de compra de um carro desses.

Vantagens

Os portadores de necessidades especiais podem comprar um carro 0 km de até R$ 70 mil com a isenção completa de ICMS e ainda outros tipos de impostos. Existe a possibilidade de que esse valor suba ainda mais, contudo, existe resistência do Governo em relação a isenção de impostos já que basicamente esses carros estão livres de inúmeros impostos como o ICMS, IPVA, IPI , IOF entre outros.

Além disso, esses carros geralmente ficam de fora dos rodízios municipais realizados em alguns estados. Outra dificuldade que se destaca quando o assunto é a venda de carros adaptados com isenção de impostos é que fica claro que o Governo não consegue oferecer para os portadores de necessidades especiais um transporte público de qualidade. A isenção seria um incentivo para a compra de veículos próprios uma vez que o transporte é ineficiente.

Isenção de IPI

O valor limite para que o carro adaptado tenha desconto de ICMS está sendo reformulado, mas mesmo que o comprador adquira um carro de um valor que ultrapasse o limite estipulado ainda terá a isenção do IPI. Além disso, é importante ficar atento ao fato de que existe sempre uma articulação para tentar desfazer o benefício então é necessário estar a par do que foi decidido pelas entidades responsáveis.

Como Comprar Carro Adaptado com Desconto?

O processo de compra desse carro com o desconto dos impostos não é exatamente simples. Assim como muitos outros procedimentos no Brasil têm a sua burocracia, o portador de necessidades especiais deve estar pronto para todas as etapas para que possa retirar o seu carro adaptado 0 km da concessionária com os seus descontos de direito. Os compradores devem estar prontos para apresentar uma lista bastante ampla de documentos nas lojas.

Requerimento de Isenção

Para poder fazer a compra do seu carro adaptado com os descontos de impostos é necessário conseguir o requerimento de isenção bem como o laudo médico que é fornecido pelo Detran – consulte no seu estado se é esse o órgão responsável pela emissão do laudo.

Vale ressaltar que esse documento também pode ser emitido por clínicas que tenham cadastro com o SUS (Sistema Único de Saúde). Também é necessário uma certidão de regularidade fiscal – emitida pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e outra certidão negativa de tributos que basicamente serve para afirmar que o comprador não possui pendências.

Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH)

Existem carros adaptados desenvolvidos para serem conduzidos pelos portadores de necessidades especiais. Nesse caso em que o condutor é a pessoa que possui deficiência é necessário obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH). Essa carteira pode ser obtida por meio de laudo médico e da realização de um teste prático no Detran.

Nesse teste é importante que sejam observadas as especificações necessárias a respeito das adaptações feitas no veículo. Ressaltamos que os portadores de necessidades especiais que não serão condutores do veículo como deficientes visuais e tetraplégicos também tem direito a comprar com os descontos de IPI e IPVA.

Taxas

O comprador de um carro adaptado precisará pagar algumas taxas como o exame médico, a taxa do exame psicotécnico, as aulas teóricas e práticas nos CFCs, taxas dos exames teóricos e práticos, a taxa de emissão da permissão para conduzir e o custo de envio através dos Correios.

Mercado de Carros Adaptados

O mercado de carros adaptados tem se tornado cada vez mais amplo para atender a grande demanda uma vez que hoje em dia existem mais de 45 milhões de brasileiros que são portadores de algum tipo de necessidade especial. Grande parte dessas pessoas tem boas condições financeiras de maneira que podem adquirir um carro adaptado. Dentre os carros que mais tiveram saída nesse segmento de carros adaptados estão o Honda Fit, Honda City, Honda Civic e Toyota Corolla.

Os carros adaptados adquiridos com a isenção de IPI não podem ser revendidos por um período de dois anos. Se todas as isenções tiverem sido concedidas então esse período passa para três anos. É importante conhecer todas as regras antes de comprar o carro adaptado, essa questão do tempo é essencial.

Equipamentos

Em grande parte dos casos pode ser necessário adquirir equipamentos que complementem o carro adaptado. Um equipamento bastante importante é o acelerador no volante que custa em torno de R$ 4.500,00. Dessa forma concluímos que a economia feita com a isenção dos impostos pode não ser tão significativa frente aos outros custos.

Na tentativa de garantir que os portadores de necessidades especiais terão valores mais justos nos equipamentos a ABRIDEF (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência) luta para conseguir uma diminuição de 90% no valor das adaptações. Em geral é preciso instalar somente uma alavanca para o freio ou acelerador.

Lucros das Montadoras

A venda de carros adaptados traz benefícios para os portadores de necessidades especiais e também para as montadoras. A isenção de impostos também é interessante para as empresas, a negociação é realizada pelo procedimento chamado de venda direta, ou seja, é feito diretamente entre a fábrica e o consumidor tendo apenas uma intermediação da concessionária.

Com isso o gasto se torna menor de maneira que possibilita que as montadoras tenham um bom lucro vendendo esses carros mesmo com a isenção de impostos que é custeada pelo governo.

PNE (Portadores de Necessidades Especiais)

Fazem parte da categoria PNE (portadores de necessidades especiais) pessoas que possuam limitação nos braços e/ou pernas além de pessoas que tenham doenças que restringem os seus movimentos, mas não impedem de conduzir um veículo. As isenções também são válidas para os familiares dos portadores de necessidades especiais nos casos em que eles não podem ser os condutores do veículo.

Uma realidade cada vez mais presente na nossa vida pessoas, com algum tipo de deficiência estão presentes na nossa rotina o campo de trabalho para essas pessoas esta crescendo e o mundo esta se adaptando cada vez mais para receber em condições favoráveis essas pessoas que lutam por igualdade, não é em vão que a indústria automobilística esta investindo em Carros Adaptados e a procura vem crescendo cada dia mais, por isso muitas concessionárias estão investindo em ambientes adaptados para receber esse tipo de cliente com instalações mais modernas e propícias para que o deficiente possa se sentir bem sem sofrer qualquer tipo de preconceito.

Venda de Carros Adaptados

Venda de Carros Adaptados

Para ter uma idéia em São Paulo cerca de 1,3 mil Super Carros por mês são adaptados para deficientes até os táxis já estão sofrendo essas adaptações para poder receber os clientes de forma mais segura e confortável, é um diferencial que esta dando resultado e que esta valorizando muito o mercado automobilístico se for necessário na hora de uma Emergência o carro tem que estar de acordo com a necessidade do ocupante, a única marca que possui um programa adaptado para deficientes é a Fiat, sua preocupação fez com que as vendas crescessem ampliando os negócios e fazendo a empresa crescer no conceito com os deficientes.

Preço

Preço

Comprar um Belo Carro adaptado não é tarefa fácil, mas a Fiat garante que os seus carros adaptados tem total garantia, o programa Autonomy, lançada em julho de1996 oferece carros adaptados pela Fiat com garantia de fábrica e até setembro do ano passado já tinha vendido aproximadamente 2 mil carros, isso prova que as pessoas portadoras de deficiência estão dispostas a assegurar seu espaço e o seu direito de ir e vir como todo cidadão é também um alerta para que os motoristas Diminua a Velocidade para evitar acidentes que podem deixar seqüelas e até tirar a vida de pessoas inocentes. O Honda Civic com câmbio automático também pode ser adaptado e com isenção de ICMS para deficientes de acordo com a lei, não é por ser adaptado que podemos dizer que é um carro que não precisa ser um ““Grande” Motorista para dirigir, pelo contrário é preciso que o motorista seja habilitado adequadamente com as suas deficiências para poder desfrutar do direito de ir e vir como todo cidadão Brasileiro ou em qualquer parte do mundo.

Compra

Compra

É sem sombra de dúvidas um projeto muito grandioso e que precisa de pessoas especializadas para poder atender a demanda desse serviço e não é toda concessionária que possui gente habilitada para fazer o serviço. As adaptações dos Automóveis devem ser feitas conforme cada caso, o proprietário da Cavenaghi (empresa especializada em adaptações para deficientes físicos) conforme Carlos Eduardo Cavenaghi uma adaptação pode variar de 15 minutos a duas semanas, mas a média de tempo fica entre doze e vinte e quatro horas de trabalho que vale a pena pela satisfação que o cliente sai da loja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Meu marido é portador de deficiência física aos seis anos teve paralisia e sua perna esquerda ficou sem movimentos quero comprar um carro da FIAT adaptado para ele o que devo fazer? Mande as dicas para meu e-mail.
    Grata.

    Antonia Raimunda Maciel 30 de dezembro de 2009 11:42
  • Eu, sou professor e comecei o processo para tirar a carta esse mês, eu gostaria de comprar um carro da fiat “Palio”, ou um outro com preço popular gostaria de receber endereços das concessionaria para poder pesquisar preços. obrigado

    Marcelino Aparecido de Paula 8 de janeiro de 2010 19:38
  • Eu gostaria de saber quanto custa um carro com cambio automático , freios manual e acelerador manual.zero bala pra ver os direitos que tenho pra poder adquirir um carro assim vc poderia me ajudar sou deficiente perdi as pernas num acidente e pelo cetran tenho que usar um carro assim aguardo suas resposta obrigado ou me disser onde tenho que ir
    Charqueadas Rio Grande do Sul

    nilson castro de souza 18 de janeiro de 2010 15:44
  • gostaria de saber preços sobre carroa adaptados meu problema é na perna direita gostaria de saber sobre o gol 1.6 e tambem sobre o novo voyage se possivel mande para o meu e-mail :manuel-antonio.p@hotmail.com
    obrigado

    manuel antonio pereira 26 de janeiro de 2010 8:07
  • Sei que a pessoa com deficiência apta a dirigir tem direito a isenção do IPI, ICMS e IPVA. Gostaria de saber a quanto por cento essas isenções se referem para poder calcular o valor do carro que pretendo comprar. Se possível gostaria de receber esses dados no meu e-mail. Desde já agradeço a informação.

    Maria 3 de fevereiro de 2010 9:36
  • olá eu estou a procura de um doblo igual a esse que esta aparecendo na imagem em cima mas nao consiguo encontar um site ou uma loja que venda por favor me ajuda obrigada

    fabiana 8 de fevereiro de 2010 14:14
  • oi eu perdir o movimento da perna esquedar devido a um acidente
    gostaria de se vou precisa adaptar o carro e como seria feito
    qual melhor carro pra mim
    aguardo a resposta

    fernanda da silva 24 de fevereiro de 2010 11:22
  • Boa tarde a todos. Tenho sequelas de poliomielite MID, não consigo levantar a perna para frear, gostaria de saber q/ tipo de adaptação e onde obter informações para comprar um carro.

    Antonio Gomes 9 de março de 2010 18:11
  • Olá, meu pai teve um AVC, queria saber os tipos de carros e seu valores disponíveis com direção hidráulica e como é o passo a passo com a documentação. Obrigada.

    Juliana 10 de março de 2010 17:11
  • Ficamos feliz ao saber que já existem no mercado cadeiras para serem colocadas nos carros dos deficientes físicos.Meu marido ficou tetraplégico depois de um AVC de Tronco Cerebral.É lúcido e orientado.Quando colocamos ele no carro para passear é um sofrimento para todos nós.Por favor me dêem mais detalhes sobre essas cadeiras rotativas e que saem para fora do carro,onde comprá-las e qual o preço.Moro em Olinda /Pernambuco.

    Angela Maria Aroxa Correia 24 de março de 2010 14:10
  • oi eu perdir os movimentos do meu lado direito por completo devido a um acidente gostaria saber qual adaptação poderia ser feita.obrigado.

    fernando 27 de março de 2010 10:12
  • bom dia ,gostaria de comprar um carro adaptado sou cadeirante ,mais costaria que o mesmo fosse automatico so adaptado no freio e embreagem so tem um problema moro em manaus se poderem me ajudar agradeço desde ja

    osorio 1 de abril de 2010 10:49
  • oi boa tarde, gostaria de saber preço de carros adaptados, sou cadeirante

    marcelo 3 de abril de 2010 16:01
  • Desconto para deficientes em carro zero. Preciso de informacao , Obrigado…

    gostaria saber o processo de desconto em carro zero para deficientes passo a passo. 14 de abril de 2010 15:21
  • minha esposa tem uma deficiencia na perna D devido a protese de quadril quero detalhes de carros adaptados e precos

    gerardo gomes 15 de abril de 2010 18:20
  • Bom dia Prezados.
    Gostaria de saber se existe carros seculares, como por exemplo, um palio, para deficientes.
    No meu caso seria apenas com a direção hidraulica + adaptação no volante, parece-me que, segundo informações, é um tipo de um pino no volante. mas gostaria de saber o preço desses carros.Pois o meu médico solicitou-me apenas essas adptações no volante.

    Grato pela peculiar atenção

    Messias Oliveira Alves 28 de abril de 2010 7:15
  • Tive paralisisa infantil,tenho deficiencia na perna direita, gostaria de mais informaçoes e preços sobre carros adaptados. obrigado.

    Ana America 1 de maio de 2010 17:56
  • meu cunhado tem paralisia, gostaria de obter maiores informaçoes sobre:
    insençao de icms;
    aonde procurar( carro adaptado)
    no caso dele e sua irma que e sua motorista, mas a dificuldade par coloca-lo e tira ele do carro assim tambem tem os desconto do icms. estao interessados no doblo.

    aguardo retorno.

    lucelia maria dos santos 4 de maio de 2010 15:41
  • boa tarde gostaria saber o preço do fiat uno popular e como seria a adaptação para o acelerador e freios pois essa e a minha deficiencia e se voces fazem adaptação em carros usados tambem. abraço clovisjr. espero resposta

    CLOVIS JUNIOR 6 de maio de 2010 15:31
  • gostaria saber o processo de desconto em carro zero para deficientes passo a passo, sou deficiente ja tenho caarteira meo poblema e na perna direita

    Francildo 12 de maio de 2010 20:55
  • Pretendo comprear umcarro para deficiente aVAN uqe está ai para CADEIRANTE.
    Quero comprar o mais rápido possivel!
    9122,1172 (71 Salvador)

    ADAILTON AGRA 14 de maio de 2010 21:00
  • sou portador de necessidades especiais, sequelas de avch (acidente vascular cerebral hemorragico) já dirijo meu fusca mais tenho dificuldade para tirar o pé do acelerador para o freio, aonde ficou minha sequela na perna direita, com certesa se obter um carro automatico, que o acelerador e freio venha para o lado esquerdo irêi me condicionar muito bem, qual seria o preço do carro e se posso financiar como todos os carros estão sendo finaciados até sem entrada, digo 70 meses? por favor responda-me logo.

    vicente rabelo 17 de maio de 2010 8:15
  • sou paraplegica e gostaria de compra
    um carro adaptado,mais fiquei sabendo
    que por ser portadora de deficiencia
    tenho descontos especiais si for possivel
    queria saber se é somente no carro
    zero ou pode se um usado ou semi novo
    se for possivel responder pra mim ficarei
    muito grata.

    Gislei Peixoto de Alencar 21 de maio de 2010 18:21
  • Sou deficiênte fisíca cadeirante ,tenho dificuldades de passar para o carro, por isso gostaria de saber sobre essas cadeiras rotativas e que saem para fora do carro,onde comprá-las e qual o preço. Eu moro em brasília, tem como vcs me ajudarem?
    Fico no aguardo.

    Cícera

    Cícera da Silva 24 de maio de 2010 11:55
  • sou amputada do membro inferior esq.
    Gostaria de comprar um carro adaptado.
    Segundo a junta medica, precisa ser automatico ou semi automatico.
    Sei que por ser portadora de deficiencia, tenho descontos especiais.
    Gostaria de saber se é somente no carro zero
    ou num usado ou semi novo tb.
    Poderia me indicar os modelos e marcas mais baratos.
    Estarei no aguardo.
    Aguardo retorno, urgente.

    Liane

    Liane 28 de maio de 2010 12:50
  • Tenho o braço esquerdo amputado devido acidente com trator. quero compra um carro aberto para trabalho. tipo saveiro ou pic up estrada etc. poço? favor mande-me tabela com preços de carros.

    Fredson gil 28 de maio de 2010 12:51
  • posso comprar apenas carro novo com insenção ou pode tambem seminovo. (usado)

    Fredson gil 28 de maio de 2010 12:53
  • estou interessado em comprar um carro adaptado, sou portador de deficiencia desde os dois anos de idade devido paralisia infantil, tenho o lado esquerdo menos desenvolvido que o direito preciso de uma adaptaçao para usar a embreagem e o freio nas maos o acelerador eu consigo com os pés, gostaria de saber como faço pra conseguir um carro, fico no aguardo de uma resposta.

    Arnoldo 29 de maio de 2010 23:15
  • Fiz uma cirurgia na coluna cervical, perdi os movimentos da perna direita, gostaria de saber como faço para adquirir um carro adaptado com os freios manual,aceleradores e cambio automatico,desde ja agradeço.

    Israel 31 de maio de 2010 19:27
  • Estou interessada em comprar um carro pra mim, e fiquei sabendo que deficiente fisico tinha desconta na compra de um carro 0.
    Sou deficiente visual, pois qdo tinha 1 ano de idade fui submetida a uma cirurgia para a retirada do meu olho, pois nasci com cancer no olho, porem graças a Deus consegui salvar uma visao e com ela enxergo bem, por conta disso dirijo e tenho habilitação.
    Como faço para adquirir um carro pra mim com o desconto que os deficientes fisicos tem direito, porem nao precisaria de ser carro adaptado, pois minha deficiencia nao exige isso.
    Aguardo resposta..

    Camila 31 de maio de 2010 21:06
  • preciso um carro Que seja bom, barato e novo . quero um Uno Mille com adaptaçao de cambio e o automatico ou algo ? o pedal de acelerador a esquerda. saber se pode vir de fabrica. grato.

    Jose Rivaldo A Ferreira 4 de junho de 2010 23:09
  • Estou interessada em comprar um carro adaptado ,gostaria de saber passo a passo o que devo fazer para adiquirir-lo, Aguardo resposta.

    Milly 5 de junho de 2010 0:39
  • Estou interessada em comprar um carro pra mim,tenho deficiencia nas duas pernas a mais comprometida é a direita estou tirando a habilitação, fui no detran fiz exame médico e la decidiram que eu teria que usar um carro adaptado então gostaria que vcs me orientasse.Sou beneficiaria minha renda é de um salário minimo e meio .grata aguardo respostas.

    francisca 8 de junho de 2010 14:27
  • Olá!
    Sou portadora de necessidades especiais. Não possuo movimentos inferiores, somente nos braços.
    Quero de comprar um carro adaptado e gostaria de saber passo a passo como fazer para comprar um com todas as adaptações de que necesito.
    Agradece
    Neves

    MARIA DAS NEVES COSTA OLIVEIRA 11 de junho de 2010 21:07
  • preciso saber quanto custa em média uma doblô adapatada, pq por incrível que pareça eu já rodei as concessionárias aqui em Maceió e todas ficam de me passar o valor e nunca obtenho resultados, meu esposo está tetraplégico e é muito difícil a locomoção dele para qualquer lugar.

    RITA DE FÁTIMA VIEIRA DE OLIVEIRA 13 de junho de 2010 3:44
  • Olha sou deficiente fisico, perdi o braço esquerdo e gostaria de saber qual adaptaçao de um carro para as minhas necessidades, assim que só tenho o braço direito.
    Qual seria hoje o valor de um UNO MILLE 0km. adaptado.

    Dilvan de Oliveira França 14 de junho de 2010 19:35
  • Tenho Ler/?dort e gostaria de comprar um carro com direção hidraulica, tenho algum desconto

    Viviane 16 de junho de 2010 12:18
  • eu tive uma paralisia do lado esquerdo do corpo por causa de um tumor cerebral e queria adquirir um carro adaptado e queria saber se tenho desconto e se posso financiar um carro adaptado,porque fiquei com sequela na perna e no braço esquerdo.me responda por favor.
    obrigada

    maria priscila 16 de junho de 2010 16:07
  • Eu so deficiente físico tenho um Uno Fire 1.0 2010 e o meu ormão dirije para mim. Gostaria de saber quanto custa para adaptar ele. Minha deficiencia é só nas pernas, a adaptação seria para passar todo o conmtrole nas mãos. ok? Obrigado

    Rosnei Fagundes 22 de junho de 2010 2:56
  • meu nome e alcemir e sou deficiente fisico dos membros superior e inferior quero saber se tem adaptação para mim obrigado

    alcemir alves ferrera 25 de junho de 2010 15:14
  • gostaria saber o processo de desconto em carro zero para deficientes passo a passo,e valores dos carros e tbm como faço com a minha carteira de habilitação q era de pessoa normal ,mas n renovo já uns 10 anos por causa da minha deficiencia

    Fernando 25 de junho de 2010 20:55
  • Gostaria de saber o preço de um doblo que tem como função levar o cadeirante ou seja ja vem com elevador ? Me responda por favor,obrigada.

    Katia Dourado 26 de junho de 2010 17:28
  • Minha filha está pensando em comprar um carro adaptado, as necessidades dela são de cambio
    automatico e direção hidraulica, segundo consta em sua habilitação. Já tenho todas as informações
    sobre isenções, o que precisamos saber é, os valores dessas adaptações e o endereço de onde se pode mandar fazer, moramos em SC.
    Obrigada

    Dolores 26 de junho de 2010 18:08
  • minha esposa sofreu um acidente e perdeu o braço direito gostaria de saber como faço para comprar um fiat adaptado para ela se puderem me responder incluindo um possivel preço eu agradeço

    vanderlei de brito 29 de junho de 2010 15:30
  • SOU PORTADOR DE PARALISIA INFANTIL GOSTARIA MUITO DE SABER SE A NOVA VERSÂO DO UNO È POSSIVEL ADAPTA-PARA MINHA DEFICIENCIA JA TIVE CARROS MAIORES AGORA GOSTARIA DE TER UM CARRO PEQUENO.

    mauricio 1 de julho de 2010 20:51
  • gostaria saber o processo de desconto em carro zero para deficientes passo a passo

    roseli 3 de julho de 2010 15:52
  • sou uma deficiente fisica não movimento os 2 pé e não movimento a perna escerda so
    movimento a direita,quero compra um carro sei que não vou conseguir compra um carro adpitado novo. diga pra mi que se eu compra um carro usado se ser adpitado tem como adapitar ele
    mas meu sonho é dirigir um carro novo adpitado diga-me quais o desconto que o revendedor da ao
    deficiente ao compra;aguardo resposta mas rapido possilve.

    jane paula 14 de julho de 2010 9:08
  • olá! bem meu marido é deficiente deviado a um acidente sofrido aos 13 anos de idade, ele ficou com uma sequela do lado direito a perna ele puxa um pouco a deficiencia maior é no braço e mão direita, e gostariamos de comprar um carro adaptado, tem como me enviarem o passo a passo, e quais as revendedoras, moramos em Formosa-GO, desde já muito grata

    Martha vargas 15 de julho de 2010 8:56
  • tenho um amigo q é deficiente fisico e anda com muitas dificuldades ou prcisa de alguem q o leve de carro para algum lugar , ele tem como comprar um carro para q alguem possa dirigir pra ele . muito obrigado .

    norma vieira dos santos nunes 23 de julho de 2010 18:47
  • Sou deficiente fisico e gostaria de comprar um carro novo da fiat, pois ja tive um e gostei muito dos carros de vocês, como devo fazer para obter descontos, por conta desta deficiencia? aguardo contato.

    antonio rodrigo da silva sousa 27 de julho de 2010 7:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *