Conhecendo as Picapes

O modelo mais querido de toda a galera são os carros do tipo picape, tanto para quem trabalha com transporte tanto para quem surte o tuning automotivo. Atualmente estão sendo lançados grandes carros nesta categoria e o programa da rede Globo, o Auto Esporte, fez uma reportagem sobre eles, mostrando desde os mais antigos automóveis até os mais recentes, com todos os estilos, cabine dupla, cabine simples e estendida. Vamos ver a seguir o vídeo com a reportagem completa:

Sempre se desejou ter um veículo que transportasse pessoas com maior rapidez e que fosse automatizado. Estavam cansados de necessitar de animais para levar de um canto a outro tanto as pessoas quanto às mercadorias. Com a primeira revolução industrial houve o primeiro avanço nesse quesito com os trens a vapor, que já tinham a função de levar grandes cargas, porém ainda não era confortável para transportar pessoas, além de que era muito complicado andar poucas distâncias e em qualquer lugar.

Foto de Um Trem a Vapor

Foto de Um Trem a Vapor

Somente com a descoberta do petróleo na segunda revolução industrial que as coisas começaram a fluir melhor nas pesquisas sobre a criação do carro. De primeira os carros eram muito caros e demoravam muito para conseguir ser produzidos. Com isso algumas empresas começaram a pensar em formas de melhorar o processo e populariza-lo. Assim Henry Ford chega ao topo do mercado com o Ford modelo T, desenvolvendo a forma de trabalho com a produção em massa e tendo uma linha de montagem que acelerava o processo já que cada pessoa era especializada em apenas uma função.

Henry Ford

Henry Ford

Vendo a necessidade de mais cores e maiores modelos a GM logo que lançou alguns modelos foi tomando adeptos da Ford que tinha parado no tempo. Com isso modelos feitos pensados diretamente no poder aquisitivo de todo mundo, tendo carro mais sofisticado e ainda com carros populares. Isso fez com a Ford perdesse um pouco o rumo e principalmente os clientes, até a Ford trazer novos modelos para o mercado ela perdeu muito tempo e dinheiro.

São tantas pessoas que hoje dependem de um carro, nunca se imaginaria viver em um período em que o carro não é utilizado. Por isso o número de compradores foi só aumentando e novos modelos foram sendo criados para competir com outras empresas. Chegando na mão de muita gente um carro novo, com possibilidades cada vez melhores devido ao avanço da tecnologia que crescia juntamente com as vendas.

Foi um período onde a tecnologia de forma geral se desenvolveu muito, principalmente pela vontade de criar um diferencial perante a outra empresa. Assim foram criadas categorias dentro dos próprios carros sendo modelos hatch (design onde o porta-mala era integrado com os passageiros, podendo ter acesso sem abrir a porta exterior), sedan ( ao contrário do hatch, não tem contato com o porta-mala, além de ser bem avantajado na parte traseira), picapes (possui uma carroceria sem acesso dos passageiros, que pode transportar carga, ou então ter a mesma função do porta-mala), entre outros modelos.

Picapes

São veículos para aqueles que precisam transportar cargas maiores do que as que cabem nos carros comuns.Esse nome vem da língua inglesa, que significa carregar e colher, algo que faz muito sentido para esse tipo de veículo. Elas são formada por um capô na parte da frente assim como os carros, que é o lugar onde fica o motor. As picapes iniciais eram produzidas em sua maioria para duas pessoas, porém hoje em dia a maioria das picapes possui quatro portas e bastante espaço, essas são chamadas de cabine dupla.

A principal característica desse modelo é possuir a carroceria na parte traseira. Nos modelos com dois lugares apenas, ainda existe a possibilidade de ter uma cabine estendida, a qual cabe coisas como se fosse um porta-mala. Em questões técnicas, se formos analisar as picapes são fabricadas igual a um caminhão porém são feitas para suportar menores cargas.

Na carroceria na maioria das vezes possui pelo menos um material para cobrir, mas não é tão eficiente contra a chuva por exemplo. Todas elas são abertas apenas pelo fundo, sem contato nenhum com a cabine de motorista.

As picapes surgiram oficialmente somente depois dos caminhões grandes, ao verem a necessidade de transportar cargas menores. Muito da picape veio das antigas carroças que conseguiam levar as cargas necessárias, em pequenas quantidades, porém com a tração animal.

Outro pensamento importante que foi utilizado na fabricação da picape,foi para que fosse um veículo que pudesse ser não só para cargas mas para família também nos períodos de férias. Umas das primeiras picapes mundiais foi feita pela Fiat no Brasil, tentando fazer com que os compradores pudessem pagar menores taxas por ser considerado um utilitário e ainda sim ter um carro profissional.

Turista de Fiat Toro de Férias

Turista de Fiat Toro de Férias

Algumas picapes são derivadas de carros de passeio como a pampa que veio do corcel, a saveiro que era gol e outras que depois foram sendo criadas aos poucos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *