Fique Atento ao Vencimento do Seguro

Os proprietários de carros (principalmente de veículos zero quilômetro) precisam lidar com uma situação delicada durante o ano – é o seguro do carro. Isto porque hoje ter um carro sem seguro é praticamente inviável, é arriscar o patrimônio e colocar em risco seu investimento. Mas você sabe como funciona o seguro particular? E sobre o vencimento, você tem dúvidas?

Seguro Particular

O seguro particular de um veículo funciona da seguinte forma: você faz o orçamento com o corretor de acordo com seu perfil (idade, sexo, região onde mora, ano, valor e modelo do carro, se o condutor teve algum carro roubado no período de dois anos, se o carro é de passeio ou trabalho, local onde pernoita o carro, etc), em seguida quando o valor é definido a seguradora lhe oferece um plano a vista ou parcelado.

Plano

Lembrando que, sobre o valor proposto pela seguradora, você pode solicitar até 10% acima pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Formas de Pagamento

Caso você opte pelo plano parcelado, é importante considerar que você terá esse gasto todos os meses durante um período (que geralmente é de até um ano). Se a pessoa que contratou o serviço atrasar o pagamento ou ficar inadimplente, no caso de um sinistro (palavra como é conhecido o incidente ocorrido com o carro, seja roubo, batida, etc) – a empresa de seguro analisa uma tabela regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), e nessa tabela estão os dados sobre o valor pago até o momento e a garantia relativa a esse pagamento.

Garantia

Dentro do site da Susep existem também alguns dados estatísticos para quem deseja saber mais sobre seguro e sinistros de uma forma geral, inclusive para quem deseja saber mais sobre seguro obrigatório (DPVAT) e outros prestados pelo governo.

Na hora de Receber o Prêmio

Segundo o novo código civil Art. 763, “não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação”. Porém, é de extrema importância que no momento da avaliação de um contrato você analise com calma as cláusulas e converse com o corretor para se prevenir de possíveis problemas de não cobertura do sinistro. Já houve casos em que uma seguradora perdeu na justiça e teve de pagar indenização para um segurado que estava inadimplente na data do sinistro e não teve seu veiculo segurado.

Avaliação

Neste caso a justiça exigiu que as partes se entendessem, mas até para evitar dores de cabeça o mais indicado é conversar com seu corretor e garantir com a seguradora que em caso de imprevistos você poderá negociar um prazo ou período para a quitação dessa parcela.

Não é interessante ficar na dependência de uma ação judicial e ter uma demora considerável no retorno do sinistro. Portanto, para que você não sofra com o seguro do carro, pague suas parcelas sempre em dia e converse com um corretor de confiança antes de fechar um contrato. É importante lembrar também que muitas companhias seguradoras fazem promoções de acúmulo de pontos e pagamentos em dia, gerando prêmios, bônus e descontos ao contratante que pagar as parcelas sempre antes do vencimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financeiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *