Expansão da Fiat em Época de Crise

Em pleno decurso de uma crise mundial na economia, com planos de governos para estimular a venda de carros, enquanto gigantes da industria automobilística como a GM brigam para evitar a falência total, a Fiat aparece nos noticiários em plena fase de ampliação e expansão de suas atividades, e ainda com projetos de marketing na internet que mobilizam o mundo, com seus carros Linea, Punto, entre outros. A montadora da Fiat acabou de anunciar que assinou um acordo com a Guangzhou Automobile Group Corporation (GAC), uma importante estatal da China e em 2011 devem estar produzindo veículos em parceria, alcançando assim seus objetivos que eram de expandir seus negócios e levar a marca italiana para participar do mercado chinês, onde já participou da salão do automóveis de Xangai. O acordo milionário foi firmado na Itália, na cidade de L’Aquila e contou com a presença do Sr. Presidente da China Hu Jintao, o primeiro ministro da Itália, além dos presidentes das duas companhias, a Fiat e a GAC Group.

Expansão da Fiat em Época de Crise

Expansão da Fiat em Época de Crise

A parceria das duas gigantes é um projeto que vem sendo desenhado pela Fiat há algum tempo, pois o mercado automobilístico da China é um dos mais importantes do mundo e para a Fiat é importante ter sua marca no maior pais asiático, assim a parceria entre as duas companhias prevê um investimento inicial na ordem de 556 milhões de dólares, para instalação da fabrica e o inicio da produção dos carros que devem chegar no mercado daqui há dois anos. O projeto contempla a produção inicial de 220 mil motores por ano e cerca de 150 mil unidades completas, veículos que serão distribuídos para as concessionárias do país. No entanto a fabrica será instalada com potencial bem maior do que a produção inicial, sua capacidade total é de 250 mil carros e cerca de 300 mil motores ao ano.

Fiat no Brasil

Fiat no Brasil

O projeto entre as duas montadoras vem sendo discutido há algum tempo, e a assinatura do contrato trouxe a público os detalhes deste grande investimento, em plena crise econômica. O primeiro carro a ser fabricado pela Fiat na China é o sedã Línea, na empresa Planekam, e na província de Hunan vai haver a construção de uma fábrica para produzir dois tipos diferentes de motores e, em breve os chineses poderão ter o Fiat Uno, que volta ao Posto de Carro mais Barato. Para atender esta demanda vai ser necessário investimentos também para reestruturar a malha ferroviária da região.

Economia

Economia

Com todos esses investimentos e programação há um grande impulso na economia, pois para a construção das fábricas, a reestrutura da malha ferroviária, a produção de carros e motores é necessário a contratação de pessoal, e aumenta desde o inicio o volume de dinheiro que circula no mercado em todas os patamares da economia, além de produzir carros com vida longa. O acordo entre as duas grandes companhias é uma boa notícia para os dois países, para os donos das empresas, para o setor automobilístico, mas também para os trabalhadores, e operários, enfim, para toda a sociedade, pois a economia mundial é uma rede, maior produção, mais empregos, mais dinheiro circulando, maior poder de compra, etc….

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financeiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *