Como Financiar Um Carro?

Sair da dependência do transporte público representa desejo de grande parte da população que não possui automotivo próprio. Porém, planejamento se faz necessário para que no futuro o dinheiro fique faltando para pagar outras contas importantes, como hipoteca da casa própria, por exemplo. Felizes são os compradores que possuem reservas financeiras disponíveis para pagar no ato e contar com descontos ou acessórios adicionais imperdíveis.

Financiamento Do Carro

Existem dois tipos de modalidades relacionadas com os financiamentos dos carros. Há as opções oferecidas pelas próprias concessionárias cujos preços estão presentes nos anúncios via web ou nas propagandas dos jornais impressos. As outras estão relacionadas com os serviços oferecidos por bancos de maneira direta aos clientes como espécie de crédito pré-aprovado. Não se pode ignorar o fato de que nas duas modalidades a vantagem está em poder acessar o veículo de maneira imediata.

Vale ressaltar que existe a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), cujo valor está referente com o preço do carro. Consumidores que fornecem grandes quantias financeiras de entrada podem conquistar descontos consideráveis nos juros. No entanto, pessoas que realizam compras nas concessionárias precisam estar dispostas em pagar as outras taxas, como o índice de retorno, valor correspondente à comissão paga ao vendedor, taxa que representa alto de diversas contestações na justiça, sendo que grande parte das concessionárias fazem a respectiva cobrança do serviço que deveria ser pago pelas mesmas.

Consumidores que apostam no mercado leasing possuem a vantagem de se livrar dos pagamentos de IOF, sem contar que os juros são menores do que àqueles existentes nas cobranças dos outros financiamentos. No entanto, existem desvantagens a se considerar, caso do repasse ao nome do comprador apenas quando expira ao prazo de pagamento. Até a amortização geral o automotivo fica no nome do banco. Em termos gerais fica mais fácil a retomada do veículo por parte das inadimplências. Quem tem a certeza de que vai pagar tudo em dia pode encontrar diferenças interessantes na modalidade leasing para compra de carros. O leasing é interessante às empresas que precisam de fritas próprias porque garante o abatimento do IR (Imposto de Renda).

Consórcio De Automóveis

Os cotistas fazem pagamentos de parcelas cobras por mês para formam poupança comum entre todos os participantes. Montante que está direcionado ao investimento no mercado de automóveis. Membros das contas possuem direitos em comuns que podem ser diminuído nos casos da inadimplência. De acordo com Lei 11.795/2008 o Banco Central possui a competência de planejar normas e fiscalizar os sistemas de consórcios existentes na praça. Em tese o veículo apenas é entregue após a completa amortização das parcelas, a não ser que os participantes sejam sorteados.

Comprar Carros Usados

Quem compra carros usados pela internet também pode conquistar financiamento, que por vezes pode estar mais em conta do que os valores pagos no mercado tradicional. Entre amigos e familiares a compra pode ser feita até de maneira informal, sem contrato, desde que exista confiança de ambas as partes.

Pessoas que conquistam financiamento para comprar usados devem estar atentas com diversos detalhes adicionais.

Exija o manual do veículo, instruções nas quais estão escritas todos os tipos de ordens direcionadas para o funcionamento ou manutenção das peças do carro. Dentro do pequeno manual podem ser encontradas as marcas recomendadas para o uso do óleo, fluído do freio, entre outros tipos de produtos direcionamento para aumentar a qualidade do funcionamento.

O alto nível de infrações de trânsito pode culminar em desvalorizações consideráveis no preço do veículo a ser vendido no mercado de usados. Com pequenas consultas os compradores podem saber o passado do veículo com relação ao índice de infrações. Não se pode ignorar o fato de que as seguradoras de carros cobram prestações altas pelo serviço de seguro entre as unidades que possuem histórico de batidas ou excesso de multas por velocidade.

Necessário aprender a negociar o veículo. Para isso se faz necessário gastar algumas horas com pesquisas na web no sentido de saber qual valor está sendo cobrado em média pelos carros parecidos com acessórios e quilometragens semelhantes. Observe os valores publicados nos jornais em anúncios de concessionárias que disponibilizam vendas de usados.

Existem compradores que apreciam barganhas. Por este motivo talvez a maneira exata para não demorar muito no sentido de vender o automóvel pode estar em conceder descontos consideráveis às pessoas que desejam fazer compras à vista. Para clientes e vendedores o importante é não perder a oportunidade de fechar bons negócios para ambas às partes.

Lojistas admitem, existem maiores chances dos vendedores conquistarem preços superiores com o repasse para outros condutores do que na venda dentro das concessionárias, que possuem profissionais especializados em verificar todos os tipos de peças para reunir argumentos no sentido de puxar o preço da proposta de compra para baixo. Por este motivo que vender para particulares pode representa maior receita conquistada por parte do vendedor.

De certa maneira, todo mundo aprecia a ideia de vender o carro usado pelo melhor preço possível. Para que este fato aconteça se faz necessário investir na conservação do veículo, afinal os bons compradores exigem este nível de qualidade. Excesso de multas, arranhões, bancos rasgados e para-brisa quebrado são problemas que diminuem os preços e valores oferecidos pelo modelo.

Os compradores espertos e experientes levam em consideração toda a estrutura física demonstrada pela parte interior e exterior dos veículos antes de decidir fechar os negócios. Em grande parte dos casos os custos finais oferecidos incluem os descontos por causa do desgaste ou falta de cuidado. Nesta ótica a manutenção qualitativa do automóvel pode resultar em maiores preços conquistados pelos vendedores e mais felicidade por parte dos compradores  que podem considerar o modelo automotivo como seminovo.

Interessante notar que os veículos TÁXI são considerados como os mais desvalorizados no mercado de usados. Somente o fato de o carro estar com a pintura branca já causa a respectiva opinião negativa por parte da mente dos compradores. São consideradas como unidades muito rodadas e que possuem desgaste maior, em grosso modo por causa do excesso de peso que os taxistas carregam em algumas viagens, como aquelas direcionadas aos aeroportos, por exemplo.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financeiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *