Modalidades De Compra De Carro: Leasing, Consórcio e CDC

Quando observamos o mercado brasileiro automotivo nos surpreendemos ao descobrir que o nosso país é o quinto na lista daqueles com o maior número de venda de carros. O Brasil fica atrás somente da China, Estados Unidos, Japão e Alemanha. O fator que torna isso possível é a facilidade para comprar um carro que se tem nos dias de hoje.

O crédito nunca foi tão fácil de ser obtido como hoje em dia, assim mais pessoas tem tido a chance de comprar um carro para chamar de seu. As modalidades de compra de carro ajudam mais pessoas a fecharem negócio e até mesmo comprarem carros melhores como os 0 km, por exemplo.

Dentre as opções de modalidades de compra de carro estão o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), o consórcio e o leasing. Se você está pensando em comprar um carro, mas ainda não sabe qual é a melhor opção para fazer isso é interessante conferir as nossas dicas a respeito de cada modalidade.

Jogando Pelas Regras

Comprar um carro é algo bem sério, pois se trata de um bem de grande valor agregado e que vai representar um impacto nas suas finanças por um bom tempo. Então antes de correr ao banco para solicitar crédito e entrar numa dívida sem fim é importante saber como jogar seguindo as regras.

Abaixo você poderá saber mais sobre cada uma das modalidades de compra de carro, saiba quais são as vantagens e quais são as desvantagens de alternativa. Pense bem, conheça as suas opções e somente então vá fechar o negócio.

Leasing – Modalidade De Aluguel Antes Da Compra

O leasing é bastante utilizado como um tipo de financiamento, mas na verdade ele é uma espécie de locação financeira ou um arrendamento mercantil. Dentre todas as modalidades de compra de um carro disponíveis no mercado essa é a menos utilizada, cerca de apenas 3% das compras são feitas através de leasing.

Em geral o leasing é uma modalidade mais utilizada por pessoas jurídicas e funciona da seguinte forma: a instituição financeira faz a compra do carro, seguindo o gosto do interessado. Ao invés de vender esse carro para o cliente a instituição financeira faz uma espécie de aluguel do mesmo. Esse “aluguel” é cobrado todos os meses para que o cliente possa utilizá-lo em seu dia a dia.

Nessa fase o carro fica em nome da instituição financeira que fez o leasing. No final do contrato existem três alternativas para o contratante. A primeira delas é comprar o carro, renovar o contrato de leasing ou então devolver o automóvel para a instituição financeira. 

As Vantagens e Desvantagens Do Leasing

Como essa modalidade oferece um risco menos de inadimplência também conta com taxas relativamente menores que o CDC e ainda está isento de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Porém, também tem desvantagens como o fato de o carro ficar em nome da instituição financeira e não no seu.

Além disso, ainda existem burocracias que tornam bem difícil trocar, vender e até antecipar a liquidação da sua dívida referente ao automóvel antes do prazo do contrato. Ainda tem a questão do seguro que pode ser tornar obrigatório, fique atento também ao fato de que alguns contratos de leasing exigem um prazo de permanência mínimo de 24 meses. 

Consórcio – Modalidade Para Quem Pode Esperar

Dentre todas as modalidades de compra de um carro o consórcio é a mais utilizada pelos brasileiros. Essa modalidade se tornou uma opção para os brasileiros a partir da década de 60. A lógica desse sistema é bem simples, trata-se da criação de um fundo por um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de compra, nesse caso de um carro.

Basicamente quem faz um consórcio paga mensalmente um determinado valor, esses valores mensais quando são somados correspondem ao valor que seria pago a vista pelo automóvel. Porém, ao invés de ter que juntar todo o dinheiro antes de poder fazer a compra os consorciados tem a chance de antecipar a aquisição.

Todos os meses o consórcio tem contemplados, alguns por sorteio e outros através de lances (antecipação de parte do valor total para poder ter acesso mais rápido a carta de crédito). No final do contrato de consórcio todos os integrantes do grupo terão sido contemplados e irão realizar a compra dos seus automóveis. 

As Vantagens e Desvantagens Do Consórcio

As taxas dos consórcios são baseadas no valor que o cliente solicitou e em geral saem mais em conta do que aquelas do CDC e as do Leasing. Porém, é sempre bom destacar a importância de ler o contrato, pois nele estarão descritos os valores que vão ser cobrados pela instituição financeira.

Um ponto interessante do consórcio e diferente do leasing é o documento do carro que fica no nome do proprietário. Sendo assim não existirão problemas burocráticos no momento em que se desejar vender ou trocar o carro.

CDC (Crédito Direto Ao Consumidor) – Modalidade Para Quem Tem Pressa

Essa é talvez a modalidade mais simples para comprar um carro, sem muita burocracia o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é o tipo de financiamento mais procurado pelos brasileiros. Cerca de 52% das compras de automóveis no país são realizadas através de CDC. 

As Vantagens e Desvantagens Do CDC

Através do CDC o consumidor pode fazer o parcelamento do seu carro de forma direta com a instituição financeira. A vantagem é que se o crédito é aprovado o cliente pode comprar o seu carro na hora, não precisa esperar contemplação como no caso do consórcio.

Também é importante destacar que se o proprietário do carro desejar pode antecipar as parcelas e liquidar a sua dívida antes do final da mesma. Porém, o CDC tem uma grande desvantagem quando comparado as demais modalidades como o leasing e o consórcio, os juros são bem altos, os mais elevados do mercado.

Pense Bem

Antes de fazer a compra do seu carro é importante pensar bem nos prós e contras de cada uma dessas modalidades. Agora que você conhece bem as três principais possibilidades do mercado pode fazer uma escolha mais assertiva. Então escolha a melhor opção para você e para o seu orçamento. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financeiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *