Chegou a Hora de Pagar o IPVA

Quem possui um carro próprio sabe bem o que significa o fantasma de ter que pagar o IPVA. Chegar no início do ano e encarar um gasto a mais para manter o imposto do carro em dia, muitas vezes, causa uma grande dor de cabeça. Até porque, o imposto apesar de ser anual não é muito barato não. O valor do IPVA varia conforme o ano e modelo do carro e chega a possuir um valor muito alto para a média de ganho dos brasileiros. O mês do pagamento varia de acordo com a placa do carro e pagando antes do dia 4 de Janeiro você tem um desconto significativo. O valor do imposto pode ser calculado através do DETRAN, somente esse departamento tem condições de calcular sua dívida e esclarecer todas as dúvidas referentes ao imposto do seu carro. Por isso, não adianta ouvir a história que seu vizinho contou, sobre o como fez para quitar sua dívida ou pedir para uma pessoa qualquer fazer os cálculos. Até pode ser que isso dê certo, mas o risco de ter mais trabalho é bem maior do que as chances de dar tudo certo. Portanto, o correto seria guardar um dinheirinho todo mês para chegar no final de ano mais tranqüilo. Mas se isso não for possível, existem sim, outras maneiras de se incomodar menos e deitar a cabeça no travesseiro aliviado por não dever nada, a ninguém.

Pagar

Perdi o Prazo de Pagamento do IPVA, o que Faço?

Você tirou férias, foi passar o Natal com a família e resolveu viajar depois, e fez questão de deixar as contas longe da cabeça. Não se preocupe, pois seu caso não é raro, muitos brasileiros sofrem desse pequeno esquecimento, quando o assunto é pagar o IPVA. Só que ficar sem pagar esse imposto pode causar muitos problemas, na vida de quem utiliza o carro como meio de locomoção. Porque se você cair nas famosas Blitz, realizadas pela Brigada militar ou Policia rodoviária, e seu IPVA não estiver em dia, é multa na certa. Então o negócio é deixar tudo em dia e para pagar esse atraso, você só precisa acessar o site do DETRAN e preencher os dados requeridos, como documentos e etc. Depois disso é só imprimir o boleto e pagar em qualquer local autorizado. O cálculo da sua dívida será feito pelo próprio sistema do DETRAN.

Boleto

Pagando o IPVA pela Internet e Financiando

Antigamente para pagar o IPVA só havia uma maneira, pagar através do Banco do Brasil. Passado o tempo, o DETRAN se moldou as necessidades variadas e ampliou o pagamento para todos os bancos, quando os clientes são correntistas. Mas e no caso de você não ter uma conta corrente, o que fazer? É exatamente nesses casos que entra a internet, pois é a forma mais fácil e rápida dessas pessoas sanarem essa dívida. E através da internet é possível simular inclusive um financiamento para pagar os impostos. O mais impressionante é que o montante do valor pode ser financiado em até 48 vezes. Mas é claro que, se for fazer tantas prestações, nunca esqueça que quase toda a prestação possui juros, que nesses casos variam de banco para banco.
Alguns Sites do DETRAN conforme o estado:
WWW.detran.rs.gov.br- Rio Grande do Sul
WWW.detran.sp.gov.br – São Paulo
WWW.detran.rj.gov.br – Rio de Janeiro
Autoria Clarissa Pippi

Internet

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financeiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *