Quando estamos decidindo qual carro iremos comprar fica a dúvida de quais são os diferenciais que realmente valem a pena. O câmbio automático é um dos principais diferenciais que são levados em conta na compra de um carro, mas será que as suas vantagens realmente são tão relevantes?
Para esclarecer isso elaboramos um texto informativo sobre o que é o câmbio automático e também quais são as reais vantagens que ele oferece. Leia e descubra se vale a pena investir num modelo com esse tipo de câmbio.
O Que é o Câmbio Automático?
O câmbio automático é um sistema utilizado tanto em automóveis como em motocicletas para fazer a troca de marchas. Essa troca de marchas é realizada pelo sistema de transmissão do automóvel que faz uma relação entre a velocidade e a rotação do motor decidindo qual o melhor momento para trocar de marchas.
Basicamente o sistema mantem a rotação do motor quase que constante e o câmbio automaticamente troca as marchas. É interessante destacar que nos sistemas de câmbio automático modernos o motorista quase nem percebe a troca de marchas.
Nos Estados Unidos esse tipo de sistema de câmbio é usado desde a década de 1950 em quase todos os veículos. Já no Brasil é bem mais comum encontrar carros que tem câmbio mecânico ou manual.
O Funcionamento Do Câmbio Automático
O funcionamento do câmbio automático é exatamente o contrário do sistema do câmbio manual. No último é possível encontrar engrenagens de vários tamanhos engatadas e trabalhando individualmente. Já no câmbio automático o trabalho é realizado por um sistema de engrenagens planetárias.
Essas engrenagens possuem tamanhos diferentes, mas estão todas sempre engatadas entre si. A relação de força dessas engrenagens está na forma como elas estão conectadas.
Vantagens e Desvantagens Do Câmbio Automático
Vantagens
Dentre as vantagens de contar com esse tipo de sistema de troca de marchas em seu carro estão a facilidade e o conforto para guiar o veículo. Além disso, os carros que tem esse tipo de câmbio são mais seguros, tem um motor que dura mais tempo e os outros componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial, entre outros) também tem sua expectativa de vida aumentada.
As Desvantagens
Até as melhores coisas da vida tem desvantagens, não é mesmo? O câmbio automático também apresenta as suas. O principal problema que o câmbio automático traz é o maior consumo de combustível.
Vale lembrar que esse maior consumo não é observado nos sistemas de câmbio automático que usam conversor de torque e engrenagens planetárias, as novas tecnologias como a CVT ou mesmo sistemas de embreagem automática.
O custo mais elevado do câmbio automático pode ser justificado no Brasil pela sua pouca procura. Em países como Estados Unidos, por exemplo, em que a procura pelos modelos de câmbio automático é maior esses modelos saem mais em conta do que os de câmbio manual.
A Descoberta Das Vantagens Do Câmbio Automático Pelo Consumidor
O câmbio automático está aos poucos se tornando um item mais popular nos carros no Brasil. Durante muito tempo esse item foi visto como um acessório de luxo por aqui, mas a realidade está mudando devido a descoberta das reais vantagens desse sistema de câmbio.
A difusão do câmbio automático no Brasil começou com a popularização, ou seja, o item deixou de ser apenas encontrado em carros extremamente caros. Geralmente, eram poucos os carros que ofereciam essa alternativa e o preço era sempre bem elevado.
Há alguns anos o câmbio automático deixou de ser apenas uma opção para os modelos mais caros e passou a fazer parte de modelos mais modestos. Não se trata mais de um item de luxo, mas um item necessário.
O Que Mudou?
A pergunta sobre o que mudou é interessante para tentar entender porque esse tipo de câmbio se tornou tão popular de uma hora para outra. Basicamente o trânsito intenso das cidades, com os seus engarrafamentos, trouxe um problema sério para o engata e desengata das marchas.
É possível observar que nas décadas de 1980 e 90 os consumidores reclamavam que os modelos de câmbio automático gastavam muito combustível e tinham uma manutenção muito cara. Porém, o estresse do trânsito intenso e sem folga das grandes cidades fez com que esse custo mais elevado se diluísse.
As pessoas não ligam de gastar mais com combustível ou mesmo com a manutenção se passam a ter mais sossego nos momentos em que estão parados aguardando a sua vez de acelerar.
O Câmbio Automático e Os Carros De Alto Padrão
Nas categorias de carros de luxo, os modelos de alto padrão, o câmbio automático já é um item necessário. Assim dificilmente será visto no mercado automotivo um modelo com câmbio manual. A exceção para essa regra é a BMW que tem transmissão manual, como mero agrado aos motoristas mais puristas.
Observando os sedãs grandes que tem um preço em torno de R$ 120 mil é possível perceber que eles já saem de fábrica com câmbios automáticos e automatizados. O mais curioso é que mesmo nos modelos de faixas de preços mais baixas a batalha entre conforto e custo tem sido vencida pelo primeiro.
Além de os consumidores estarem mais exigentes e dando prioridade a compra de modelos que tem o câmbio automático o preço desse item está ficando mais barato. A partir do momento que a tecnologia de câmbio automático tem sido mais procurada ela foi se barateando.
Com a maior necessidade desse conforto, gerada pelo estressa do trânsito, e o preço mais convidativo dos carros que contam com esse sistema o consumidor tem prestado mais atenção a esse tipo de transmissão.
Curiosidades Sobre o Câmbio Automático
Os irmãos norte-americanos Sturtevant criaram em 1904 o primeiro modelo de câmbio automático. Esse sistema fornecia duas velocidades a frente e funcionava com a ajuda de um sistema de pesos que se engatavam a marcha ideal. Porém, esse conjunto de pesos não apresentou um desempenho adequado.
O primeiro carro com câmbio automático a ser produzido em série foi um Peugeot 202 que foi lançado na França no ano de 1936. Nos Estados Unidos os pioneiros surgiram no final dos anos 1930.