Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Amortecedores

Grande parte dos condutores somente se lembra dos amortecedores no momento em que passam nos buracos, que nas metrópoles brasileiras representa aspecto natural. Manter este tipo de equipamento em níveis qualitativos representa elemento indispensável para que a suspensão tenha maior vida útil. Na íntegra: Tudo o que você precisa saber sobre amortecedores.

Suspensões e Amortecedores

Interessante notar que algumas pessoas confundem os dois itens. Não se esqueça de que os amortecedores representam apenas outro elemento dos diversos compostos nas suspensões. Sua incumbência principal está em desempenhar funções elásticas e reduzi as irregularidades que os condutores podem encontras nas estradas. Veículos de grande porte possuem sistemas de amortecimentos mais complexos m decorrência do sistema 4X4.

Suspensões e Amortecedores

Suspensões e Amortecedores

Os amortecedores quando estão em trabalho auxilia para que a suspensão suba ou desça sem maiores problemas, auxiliando no desempenho do condutor. Eles absorvem a quantia de energia produzida pelos pneus e molas, tronando assim limitada às rebatidas das rodas. Neste mesmo fôlego se pode dizer que amortecedores também auxiliam para evitar com que as vibrações não desejadas sejam transmitidas para o interior do veículo, ação de provoca diminuição da aderência em níveis consideráveis.

Amortecedores são acessórios que servem como ligação entre carroceria e suspensão, que participa do controle da movimentação executada pelas molas, fazendo assim com que o veículo mantenha o poder de aderência.

Como Funciona o Amortecedor?

Em cada momento de oscilação da suspensão as hastes cromadas do pistão deslizam na base do cilindro presente no amortecedor que está com óleo. Os pistões se deslocam dentro do cilindro dos amortecedores e por consequência acontece o afrouxamento da lâmina de óleo, executado através dos orifícios da calibragem.

Grande parte dos especialistas aponta que o uso fora do normal dos amortecedores podem causar modificações no desempenho dos veículos. Existem algumas práticas que podem aumentar o desgaste dos amortecedores. A principal está em jamais desempenhar as curvas fechadas com mau comportamento de veículo. Conheça algumas oscilações que podem apontar danificação nos amortecedores:

  1. Veículo flutuando de maneira perigosa;
  2. Desgastes irregulares dos pneus;
  3. No momento de trafegar em pisos irregulares o veículo pode gerar estalos secos;
  4. Ao perceber vazamento de óleo no amortecedor se faz necessário realizar a troca rapidamente.

Desgastes No Amortecedor

Entre todas as peças existentes nos veículos o desgaste com maior dificuldade de ser detectado está no amortecedor. Os motoristas se adaptam com reduções progressivas no desempenho do veículo. Necessário ficar com a atenção redobrada quanto à duração dos amortecedores, informação que pode ser consultada na embalagem do produto ou mesmo na concessionária que vendeu o veículo. Esta consideração é indispensável, visto que a suspensão sofre com altas chances de ficar desgastada. Sem contar que existem riscos evidentes na direção:

  1. Freio sem precisão;
  2. Aumento da frenagem equivalente em quarenta por cento;
  3. Perigo ao executar curvas fechadas;
  4. Alto risco de colisão nas pistas molhas em consequência da chuva;
  5. Redução da vida útil dos pneus em trinta por cento.

Quando Trocar o Amortecedor

É sempre indicado realizar a substituição por amortecedores produzidos pela própria marca. Este fato atenua não somente ao conforto como também a segurança entre os condutores e todos os passageiros que estão viajando dentro do veículo. Grande parte dos amortecedores precisam ser trocados após vinte mil quilômetros trafegados.

Segurança Em Primeiro Lugar

Na hora de escolher não se esqueça de levar em consideração os critérios que apontam para maior vida útil, conforto e critérios de segurança. Os construtores devem garantir que as informações relacionadas com os produtos estejam próximas da realidade.

Quando os amortecedores não estão funcionando de maneira correta diversos aspectos ficam comprometidos. Além dos impactos nos pneus ou prejudicar a suspensão, o amortecedor danificado também pode prejudicar os aros das rodas. Porém, os riscos mais consideráveis estão na diminuição do poder de freio dos veículos, que dependendo do caso pode causar colisões em níveis perigosos.

Durante a vida útil os amortecedores são submetidos a diversas séries de oscilações em consequência dos esforços desempenhados quando o veículo possui atritos na pista. Caso eles estejam com a vida desgastada existem grandes chances de acontecer danificação inclusive nas molas, tubos de pressão, desgaste dos pilões e selos que mantém o óleo vedado.

Segurança Em Primeiro Lugar

Segurança Em Primeiro Lugar

Em termos gerais diversas peças são abaladas aos poucos em consequência do amortecedor que está gasto. Neste fôlego, assim como todos os itens que estão compostos na suspensão, os veículos precisam passar por diversas revisões periódicas nos amortecedores.

Os amortecedores chegam ao momento em que existe a sensação de que as ruas estão mais esburacadas do que o normal. As molas de distendem e comprimem de maneira quase que livre e por consequência os condutores possuem a respectiva sensação.

Amortecedores: Condições De Uso Do Veículo

De qualquer maneira, independente das informações escritas nas embalagens ou manuais de inscrições, a vida útil dos amortecedores tem relação com as condições de uso do veículo. Isto é, condutores que trafegam com cuidado possuem maiores chances de manter a peça com funcionamento qualitativo, ao passo que as pessoas que apreciam acelerar devem fazer a troca de maneira mais rápida para que as demais peças da suspensão não fiquem abaladas.

É possível que os amortecedores possam durar trinta mil quilômetros caso o tráfego seja realizado adequadamente. Quem não toma cuidado, precisa substituir em cada dez mil quilômetros rodados, ou seja, prazo de vida útil três vezes mais inferior.

Interessante notar ainda que existem dores até mesmo nas costas dos motoristas em consequência dos amortecedores desqualificados. Os pneus podem ficam com calombos que não podem ser reparados, fato que prejudica qualquer motorista da classe média.

A melhor forma para proceder neste âmbito de discussão está em levar os veículos para a oficina de confiança e fazer testes com profissionais especializados que não levam cinco minutos para diagnosticar se existe ou não a necessidade de fazer a reposição.

Neste vídeo é possível assistir explicações feitas de maneira simples e eficaz. A explicação tem alto nível de didatismo, sendo que qualquer brasileiro alfabetizado pode entender de maneira simples e eficaz quase tudo o que precisa saber sobre amortecedores.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *