Conhecendo o Sistema de Suspensão
Esse conjunto de peças tem como principal função trabalhar para que se mantenha movimento constante que absorva e acompanhe as saliências que a pista pode conter. Com isso o veículo consegue ter um melhor desempenho e mais resistência. O componente principal desse sistema é o amortecedor.
O Amortecedor
Um componente que foi criado na década de 1930 para auxiliar a função da mola na absorção de impactos que são ocasionados enquanto se está conduzindo o veículo. O amortecedor é o componente sem o qual a suspensão não consegue atuar. Se não existisse essa peça a reação da mola seria ruim uma vez que o carro ficaria constantemente quicando.
Sendo assim a função do amortecedor é acabar com esse efeito de quicar produzido pela mola que está sempre se comprimindo e se estendendo. A peça tem ação lenta, mas dinâmica para que possa cortar o efeito da mola e assim manter a estabilidade do veículo.
Mola de Suspensão
Também é um componente cuja função principal é a absorção dos impactos causados pelas irregularidades da pista. Existem dois tipos de molas de suspensão que são a helicoidal e a de feixe de molas. O trabalho da mola é feito junto com o trabalho do amortecedor e fica montada na coluna de suspensão ou então em suportes que são usados especialmente para elas.
O material de que esse tipo de mola é feita geralmente é aço que apresenta boa flexibilidade. Uma peça sem a qual o trabalho de amortecimento do sistema seria muito mais difícil. Podemos dizer que a suspensão de um veículo é um grande exemplo de trabalho em equipe em que todas as peças tem uma função.
Braço Oscilante
Conhecida como “bandeja” essa peça da suspensão faz a ligação entre a coluna de suspensão (articulável) e o chassi (pode ser também monobloco). A grande função do braço é ser um tipo de apoio uma vez que a coluna está sempre subindo e descendo, mas precisa ficar fixa em algum ponto. Para cumprir essa função temos o braço oscilante.
Numa das extremidades desse braço fica a ligação com a carroceria que acontece através do uso de buchas feitas de borracha. Na outra extremidade existe a ligação que é feita com a coluna de suspensão com o auxílio do pivô (também pode ser chamados de junta esférica). São essas buchas de borracha que possibilitam que o braço faça a sua oscilação de cima para baixo sem que haja barulho.
Pivô da Suspensão
A função dessa importante peça é permitir que a coluna consiga girar no seu próprio eixo fazendo a promoção da direção assim como auxilia a coluna no seu movimento de subir e descer fazendo com que se crie o ângulo de oscilação do braço.
Tem algumas peças que fazem parte do conjunto e que contribuem para a criação da coluna de suspensão como, por exemplo, o prato superior e o prato inferior. Nessas peças ficam acomodadas as molas helicoidais nas suspensões do tipo Mc Pherson.
Batente de Fim de Curso da Haste do Amortecedor
Outra peça que possui grande importância para que a suspensão aconteça corretamente. Normalmente essa peça é feita a partir de um tipo de espuma polimérica que protege essa haste. No sistema de amortecimento existe ainda mais um batente que pode ser conhecido como “coxim” superior. Uma peça que está localizada em cima do prato de cima e que normalmente conta com uma espécie de rolamento permitindo que a coluna possa se mexer de um lado para o outro e em diferentes direções.
Suspensões Multilink
As suspensões dianteiras costumam ser configuradas dessa maneira podendo ser construídas de outras maneiras. Existem as suspensões conhecidas como “multilink” que possuem diversos braços para fazer ligação com outros pivôs. Trata-se de um tipo de suspensão mais elaborada que oferece um ângulo mais interessante para que seja feita a oscilação acarretando em mais conforto e num desempenho mais agradável.
Suspensões Traseiras
Na maior parte dos casos as suspensões traseiras apresentam mais dependência. Para isso o sistema é composto de uma roda que está ligada a outra roda através de um eixo que possui a forma de uma letra “H” que se encontra presa a amortecedores e que cria o efeito de bandeja que nesse caso pode ser chamados de balança oscilante.
Essas suspensões traseiras podem ser independentes para os veículos de porte médio, grande ou para os modelos esportivos que possuem braços articulados e fazem uso de pivôs que fazem ligação com o resto do conjunto que forma o amortecedor.
Barra Estabilizadora
Um componente cuja função é fazer a ligação de uma coluna de suspensão com outra de maneira que o veículo adquira mais estabilidade enquanto é guiado na estrada. Essa barra fica presa na carroceria por meio do uso de buchas que ligam as colunas e através de bieletas.
A Importância da Suspensão
O conjunto de peças que forma a suspensão é fundamental para que o seu veículo possa ser conduzido com mais qualidade e mais segurança mesmo em terrenos que não contam com boa estabilidade. A verdade é que se não existisse a suspensão seria muito mais difícil guiar os veículos nas estradas principalmente em estradas com muitos buracos e más condições para conduzir.
Se perceber que existe algo diferente na suspensão do seu carro é importante procurar um mecânico para que ele possa dar uma olhada. Manter o seu carro em dia com a revisão é muito importante para estar sempre seguro nas estradas e na cidade. Qualquer pequeno sinal que o seu carro dá de algo estranho é importante se preocupar, pois assim como as pessoas os carros dão sinais de que algo não vai bem.
Dessa forma quando as peças ou sistemas apresentam seu funcionamento difícil ou com algum tipo de problema pode ser que isso esteja avisando que existe um problema mais sério que pode acabar resultando em prejuízos financeiros ou ainda em acidentes. Com a boa condução não se brinca então tenha o hábito de visitar o mecânico com regularidade.
–
O pivô serve para que a suspensão fique apoiada no veículo. A presença é indispensável para que a peça não oscile nos momentos em que os motoristas mais demandam da assistência da suspensão. Quanto mais novo é o lançamento do veículo, maior será o preço cobrado pelo pivô dentro do mercado tradicional automotivo.
Interessante notar que cada veículo possui o pivô específico da suspensão. Esta é uma peça que pode ser comprada com bastante segurança inclusive no mercado de usados, desde que esteja em condições mínimas de uso.
O metal precisa estar conservado, estruturas com ferrugem podem prejudicar outras peças do veículo.
Este tipo de acessório não custa mais do que cinquenta reais, valores adicionais somente são cobrados para veículos de alto padrão, produzidos fora do hemisfério nacional. Compre pivô de suspensão que tenha nota fiscal. Não compre produtos roubados, o próximo veículo roubado pode ser o seu!