O Motor Está Vazando Ou Consumindo Muito Óleo?

Se o motor do seu carro está funcionando como deveria, não haverá necessidade de acrescentar óleo. Infelizmente motores mais velhos quase nunca desfruta este luxo. Como ele desgasta, o óleo entra em fuga em níveis consideráveis.

Pouco óleo adicionado agora e depois não é nada para se preocupar, mas se você está adicionando um litro ou mais entre as mudanças de óleo se pode ter um problema corrigível na região.

O motor pode estar queimando óleo graças aos anéis de pistão desgastados. Se também há vazamento de combustível, então existe má vedação ou parte rachada. Esta pode ser uma reparação dispendiosa. Verifique os seguintes sintomas para saber qual o problema o consumo de óleo.

Sintomas e Problemas Com Óleo

O carro consome mais óleo do que o normal, mas não há qualquer vestígio de fumaça do escapamento. O nível é baixo entre mudanças. Você nunca percebeu isso antes e não parece que o fluído se queima com a ação do motor. Não há um traço de fumaça no escapamento! Confira as possíveis causas:

  1. O sistema PCV não está funcionando corretamente? Substitua a válvula PCV;
  2. O motor pode ter problemas mecânicos. Verifique a compressão para determinar a sua condição.
  3. Selos da válvula do motor podem ser usados. Nesse sentido, substitua os selos da válvula.
  4. Juntas e vedações do motor danificadas? Substitua conforme necessário.

Gasto Além Do Normal

Motor usa mais petróleo do que o normal. O carro parece estar perdendo gasolina, mas não há qualquer vazamento óbvio e falta fumaça do escapamento.

  1. Junta do cabeçote queimado. Necessário substituir a junta da cabeça;
  2. Cabeça do cilindro rachada. Remova, repare cabeça ou substitua o cabeçote por peça nova peça;
  3. O sistema PCV não está funcionando corretamente. Substitua a válvula. Verifique e repare o sistema conforme necessário;
  4. Juntas e vedações do motor podem estar com danos. Substitua conforme necessário.

Detectar Sintomas

A ignição usa mais óleo do que o normal e há um pouco de fumaça do escapamento. O nível é baixo entre mudanças. Especialistas dizem que o óleo está queimado pelo motor devido ao fumo no escape. Possíveis causas são:

  1. O motor pode ter problemas mecânicos. Verifique a compressão para determinar a condição;
  2. Anéis de pistão do motor podem estar usados em excesso. Substitua os anéis;
  3. Selos da válvula do motor podem ser usados. Substitua os selos da válvula.

Vazamento De Óleo: Motor

Uma boa dica automotiva para motores mais antigos é tentar verificar a existência de algum vazamento de óleo do motor. Isto é verdadeiro em determinados Estados que possuem rigorosas leis de emissões. Óleo vasado na mistura de combustível para combustão pode fazer um carro falhar no teste de poluição.

Parar o vazamento em motores não é realmente semelhante ao para os pneus e radiadores. Em todos os carros, com o tempo, há desgaste natural para os selos que mantêm os líquidos e gases no local. O vazar óleo pode causar excesso de poluição!

Dentro do seu motor há peças de metal em movimento, como pistões. Quando estas partes se movem umas contra as outras, elas causam atrito, moagem e calor. É aí que vem o óleo a proporcionar lubrificação para estas peças de metal a se mover contra as outras sem causar danos ou o excesso de calor para o interior do motor.

Se você já dirigiu atrás de um carro velho que tem fumaça escura saindo do seu tubo de cauda, ele provavelmente tem vazamentos nos retentores que estão deixando óleo na mistura de combustível queimado e empurrado para fora do escape. Óleo do motor para obras vazamento tratando os selos que mantêm o óleo no local.

Tipos De Vazamentos De Óleo

Existem vários tipos. Alguns são simples e outros complexas. Vazamento de óleo do motor na parada não vai resolver isso. Mais todos os carros com maior quilometragem terá um destes, embora normalmente apenas represente o escoar lento e nunca um vazamento real que vai deixa as poças de óleo por trás no chão.

Se você está percebendo ligeiro óleo queimado e não pode identificar em que local ele está vindo, pode representar forte indício. Às vezes você pode reparar essas infiltrações e vazamentos apertando de modo cuidadoso os seus parafusos. Peça ao mecânico para dar uma olha nos momentos em que trocar o óleo.

Se o filtro de óleo não é injetado o suficiente, ou a superfície não foi feita nos dois lados antes da enroscada, então pode vazar. Ele é cilindro que tem cerca de seis centímetros de comprimento e quatro centímetros de diâmetro. Se você tem um vazamento de óleo, pode ir para o seu carro e ver se o filtro está vazando.

Se o motor do seu carro tem bastante milhas rodadas você pode querer primeiro mudar para um óleo de alta viscosidade. A próxima vez que trocar, informe o seu mecânico a preocupação com um possível vazamento.

Porém, mesmo se não estiver enfrentando um vazamento de óleo, é bom ser proativo. Se você tem mais de 100.000 milhas no seu carro, pense em adicionar com maior viscosidade.

Diagnósticos Para Saber Se o Óleo Vaza!

Faça o motor funcionar por alguns minutos em marcha lenta. Desligue o motor e deixe descansar por cerca de dez minutos. Reinicie e aumente a velocidade imediatamente enquanto observa o escape.

Se uma onda pesada de fumaça azulada se esgota e depois desaparece, o escape permanece limpo. De fato a causa mais provável é o desgaste excessivo da válvula. Neste caso, as guias ou juntas exigem manutenção. Se o teste acima só produz fumo leve e permanece ao mesmo nível em todas as condições operacionais, os anéis do pistão devem ser testados.

Isto é feito através da realização de um teste de compressão do motor. O primeiro teste é referido como um “ensaio seco” e o segundo referido em “ensaio húmido”. O teste seco consiste em medir a compressão de motores usando um testador instalado no orifício da vela de ignição e sistema desabilitado. O motor é então dobrado e a pressão medida e registada.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *