Alguma vez você já abriu o capô do seu carro e perguntou o que estava acontecendo lá dentro? Um motor de carro pode parecer uma grande confusão de metal, tubos e fios para os que não conhecem.
A finalidade de um motor de carro a gasolina é converter a gasolina em movimento, de modo que seu carro possa se mover. Atualmente, a maneira mais fácil de criar o movimento é queimando a gasolina dentro do seu motor. Portanto, um motor de carro é um motor de combustão interna.
Existe também um motor de combustão externa. Um motor a vapor em trens antigos e navios a vapor é o melhor exemplo de um motor de combustão externa. O combustível (carvão, madeira, petróleo, qualquer que seja) que gerando vapor, e este gera movimento dentro do motor. A combustão interna é muito mais eficiente (gasta menos combustível por quilômetro) do que a combustão externa, além de que um motor de combustão interna é muito menor do que um motor equivalente de combustão externa. Isso explica por que nós não vemos carros da Ford e da GM usando motores a vapor.