Dicas para Correta Manutenção dos Freios

Freios automotivos são mecanismos importantes em seu veículo. Eles desempenham um papel vital na sua segurança e de todas as pessoas dentro e fora do carro, enquanto se está na estrada. Portanto, a manutenção adequada requer atenção aos detalhes em base regular. Essas dicas de manutenção de freio não apenas garantem a funcionalidade e a segurança de seus freios, mas também ajuda a garantir maior vida útil do sistema de frenagem.

Dicas para Correta Manutenção dos Freios

Dicas para Correta Manutenção dos Freios

Rotores e Pastilhas de Freio

Porque o sistema de travagem tem um papel tão importante, motoristas não podem economizar quando se trata de substituir as unidades velhas e desgastadas. Recomenda-se a escolha de pastilhas de freio de desempenho e rotores feitos pelas principais marcas.

Fluído do Freio

Verifique o fluído de freio. Necessário se certificar se o nível está bom. Altere o fluido de freio se necessário. Se tiver uma cor leitosa, isso significa que a água ou condensação se infiltram no líquido e existe a necessidade de substituição. Deixar o mesmo contaminado apenas destrói o cilindro mestre. Também se deteriora os cilindros de roda. Para alterar o fluido de freio do veículo adicione novo fluido no cilindro mestre.

Enquanto os carros modernos são mais confiáveis do que nunca, eles ainda precisam de manutenção regular. Se começar a ouvir ruídos nos freios se faz necessário ter o check-out em imediato. Em termos práticos uma inspeção de freio deve ser parte da manutenção regular do veículo para garantir a segurança e confiabilidade. Consiste em boa ideia ter os freios inspecionados pelo menos a cada seis meses aos sinais de desgaste ou degradação. Não espere até os ruídos se desenvolverem ou tornar alto para enfrentar a manutenção do sistema de freio.

Se você notar um som fino e alto quando pisa no pedal, é um bom indicador de que os mesmos precisam ser substituídos ou pelo menos inspecionados. Outros fatores que podem produzir um estridente chiar inclui um acúmulo de pó de freio das pastilhas de freio desgastado, detritos ou ferrugem na superfície do rotor ou pastilhas que se tornam vidrados de alta temperatura. Pastilhas de freio de diferentes empresas variam entre cem e trezentos reais, isso depende da marca e modelo do carro. Os automóveis novos são mais caros que os velhos e as almofadas trazem material diferente.

De Olho na Moagem

Se ouvir sons de moagem quando pressionar o pedal de freio, isso significa que as almofadas não foram substituídas em tempo ou algo está esfregando contra os discos de freio de forma errada. As pastilhas de freio podem estar além do seu limite de desgaste ao entrar em bruto, contato irregular com os rotores, ou pode ser algo mais sinistro, como pinças de freio ou movimento dos pistões contra o rotor.

Pressão do Pedal de Freio

Quando o pedal de freio está mole ou pode ser pressionado até o chão, então pode ser um problema secundário, tal como uma fuga ou fenda nas linhas de freio, permitindo a entrada de ar e diminuindo a potência de travagem, o ajuste do pedal do travão ou pode ser algo mais grave, tal como a falha de um sistema de freio.

Conhecer o Sistema de Freio

O sistema de travagem é um complexo que precisa de manutenção adequada e cuidados durante a vida útil do seu carro. Consiste em agrupamento complexo de peças que servem um papel crítico em manter a segurança. Nenhum outro conjunto e tão importante para sua segurança.

O pedal está composto por aço forte que passa a energia para o cilindro mestre. Tem um interruptor a ele para ligar as luzes quando se aciona o cilindro é empurrado por meio de uma haste. Composto por um êmbolo e um reservatório de fluido. Quando o pistão é movido ele empurra o fluido de freio através das linhas de freio e na roda.

O fluido que corre a partir do cilindro principal através das linhas de freio aciona o pistão. As pastilhas são feitas a partir de um composto orgânico ou metálico duro. As almofadas sobrevivem sob a alta temperatura e pressão. Quando o freio entra em contato com o rotor, não há atrito e o calor é criado.

Problemas Comuns nos Freios

O sistema de travagem faz um monte de trabalho e as pastilhas tiram o peso da punição. Necessário verificar pelo menos a cada seis meses ou quando suspeitar que exista um problema. Os sintomas incluem rangidas, triturações ou demora a frear. A maioria das almofadas tem aba de metal fino que vibra contra o rotor quando as almofadas desgastam ao nível perigoso.

Alguns blocos não têm isso e se não forem controlados periodicamente pode desgastar o suficiente para arruinar os rotores. A tendência moderna é fazer com que as pastilhas de freio duras prolongam a vida. Este material mais duro pode chiar e soar como os indicadores de desgaste. Pó de freio também pode causar chiados, mas são corrigidos através da pulverização limpador no sistema de freio para remover a poeira.

Tenha em mente de que os rotores deformam devido ao superaquecido ou incorreto aperto da roda. Um rotor empenado vai dar uma sensação pulsante ao aplicar os freios. Esta pulsação pode ser chata e perigosa. A maioria dos carros novos tem rotores que são muito finos. Aprofunde o problema, o fabricante não deixa material suficiente para ressurgir o rotor. Verifique com sua mecânica para se certificar de que você pode ter com segurança ou se é tempo de substituir. Para ressurgir, o rotor é colocado num torno mecânico e uma ferramenta de corte remove a poucos milésimos o material a partir da superfície de travagem. Isto repõe o achatamento do rotor e elimina a sensação de vibração no pedal. Certifique-se de que o seu mecânico coloca tudo de acordo com as especificações adequadas.

Se as porcas não forem apertados de modo uniforme o rotor pode deformar e você voltar para a estaca zero. Nota: Algumas lojas usam uma vara de torque, que atribui a uma chave de impacto e não permite que o torquímetro aperte mais do que deveria. Isto é aceitável. Se seu mecânico não usa uma chave ou varas de torque, encontre outro profissional.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *