Caso você não se lembre se chegou a trocar a correia dentada de seu carro alguma vez, é hora de começar a ficar preocupado, pois este pequeno item é de suma importância para que o motor funcione. Normalmente, os mecânicos recomendam a troca da correia dentada a cada 40 mil quilômetros rodados.
Nos veículos da marca Fiat, por exemplo, motores tipo FIASA 1.0 e 1.5 que foram utilizados em alguns modelos da marca até o ano de 2001, o manual do proprietário recomendava a substituição da correia dentada a cada 30 mil quilômetros.
Já os veículos do tipo multiválvulas, caso do Clio da Renault, como os 16V 20V e os 24V, necessitam de uma atenção maior, por possuírem dois comandos de válvulas que comumente são mais pesados, o que faz com que o esforço na correia seja maior ainda.
Vale lembrar que ao ser trocada a correia dentada, proceda-se também a substituição do esticador, que é um rolamento que compõem o sistema da correia dentada e que pode apresentar folga, ou até mesmo, travamento, provocando consequentemente o rompimento da correia nova.