Sabemos que uma das partes mais importantes de um carro é o motor, sem ele não é possível nem se movimentar alguns centímetros. Os motores possuem diversas estruturas que são indispensáveis para um funcionamento perfeito e adequado. Quando uma pequena peça do motor está faltando ou há pequenos danos em qualquer local do motor o trabalho que o motor realiza não ocorre de forma adequada e isso faz que o esforço que é necessário para gerar energia seja maior do que o de costume exigindo mais força até mesmo de outros componentes que não estão danificados. As vezes o dano é simples e se não for consertado pode gerar danos muito maiores. Nesses danos pequenos se o proprietário conhecer bem um motor ele mesmo poderá arrumar evitando grandes gastos, mas para isso é preciso conhecer bem todos os componentes de um motor.
Alternador Do Motor
Um dos componentes importantes do motor é o alternador que é responsável por gerar energia que alimenta a bateria do carro. O funcionamento do motor de um carro é feito para que possa gerar sua própria energia com a ideia de alimentar os diversos equipamentos a bordo. O alternador é um componente do sistema elétrico do automóvel e ele é ativado por uma correia que é ligada ao motor, assim ele gera corrente que é transformada em corrente contínua.
Anéis de Segmento Do Motor
Esse componente do motor é de forma circula e são, geralmente de aço carbono com alto teor de carbono. Os anéis de segmento são divididos em três tipos: um que fica na cabeça do pistão e tem função de conter a pressão gerada pela explosão nos cilindros, outro anel que fica um pouco mais abaixo desse primeiro e tem a função de ajudar a reter a pressão gerada pela explosão, assim como o primeiro anel e também ajuda a criar uma película de óleo e o outro anel tem a função de raspar o excesso de óleo e criar fina película de lubrificação para fazer com que os outros anéis tenham o mínimo de atrito.
Bateria
A bateria que irá fornecer a energia que o motor precisa para funcionar adequadamente e ela alimenta o sistema elétrico do automotivo. Como muitos já sabem, quando a bateria do carro está descarregada não há chance do motor funcionar de forma adequada, pois há falha na partida do carro.
Cabeçote
Geralmente esse componente do motor é feito de alumínio, para poder dissipar o calor. O cabeçote tem um corpo que é fundido com vias por onde a mistura de ar e combustível é direcionada até as sedes das válvulas. Ele é responsável, então a conduzir a entrada e a saída de ar e de combustível dos cilindros que estão localizados no bloco.
Cilindros
O cilindro é constituído de um metal que possa suportar condições extremas. É no cilindro que se desloca o pistão e lá que ocorre a queima do combustível que irá ser transformada em força mecânica para pode haver o deslocamento do veículo. O número de cilindros varia de carro para carro e pode se encontrar motores com um cilindro (que são vistos em motosserras) e até doze cilindros. Cilindros de maior dimensão possibilitam que os motores atinjam maiores potências.
Pistão
O pistão é feito de alumínio e é uma peça também cilíndrica, pois ele que irá se mover no interior dos cilindros dos motores para haver a explosão e queima de combustíveis.
Solenoide de Partida
Essa parte do motor tem a função de ligar o motor de arranque junto com a bateria, sendo de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema automotivo. Em outras regiões do Brasil ele pode ser conhecido por nome diferente como por exemplo “relé” ou “bobina de chamada”.
Válvulas
A válvula é uma peça que possui uma cabeça em forma de disco e que se fixa a uma haste cilíndrica e o topo dessa haste está em contato com o impulsor que acionado pelo came da árvore de cames provoca a sua abertura e possibilita a entrada e saída de gases do motor. Portanto, sua função é permitir esse fluxo de gases dos cilindros do motor.
Vela de Ignição
Esse componente se encaixa na cabeça do cilindro do motor de combustão interna e inflama a mistura de ar e combustível ao ser comprimida por meio de uma faísca elétrica.
Virabrequim
Esta peça é feita de metais duros, geralmente aço forjado, e é formada por várias manivelas que se conectam aos pistões da máquina e assim tomam os movimentos de sobe e desce dos êmbolos e os transformam em rotação. Essa peça faz a administração do movimento do pistão. Eles vão, basicamente, transformar o movimento dos pistões que estão em rotação e transmitir a energia para as rodas.