Para os veículos ficarem com ficha limpa se faz necessário inspecionar o carro pelo menos uma vez por ano e ficar suscetível às mudanças que os agentes públicos determinam quando inspecionam também características do motor. Conheça sete dicas para inspecionar o carro e não correr riscos de reprovar e atrasar o processo que torna regular o documento de acordo com a lei de São Paulo, cidade com maior frota de automotivos do que trafegam no Brasil.
1. Quais Veículos Precisam de Inspeção Veicular?
De acordo com as regras oficiais apenas são obrigados a passar por inspeção veicular os veículos que possuem registro na capital paulista. Deve acontece para todos os tipos de modelos, sem exceção por ano, combustível, entre outras características. Interessante notar que apenas existe a dispensa para condutores ou condutoras que licenciam pela primeira vez o carro zero ou automóveis transferidos de outras partes do país no ano em que não expirou a data para inspecionar.
Especialistas indicam que pessoas com desejo de transferir o veículo de São Paulo para outras cidades possuem dispensa de inspeção apenas no ano em que se efetiva o mudança de modo oficial aos olhos da lei.
Você tem um carro com registro em São Paulo que apenas trafega em locais distantes da capital paulista? Então esse pode ser o caso de ganhar dispensa para inspecionar o veículo. Fundamente com clareza os argumentos no requerimento que precisa ir para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Não pode pedir a dispensa os carros com menos sessenta dias corridos da data limite para inspecionar o veículo.
2. O Que Fazer Quando se Tem de Faltar no Horário Marcado?
Com todas as pessoas do mundo, como você também podem acontecer problemas que não estavam previstos no exato dia e momento de inspecionar o veículo. Quem não pode aparecer precisa mudar a data com pelo menos 24h antes. Esse representa método que se indica no sentido de abrir espaços aos outros clientes que também precisam de vistoria.
3. Quem Antecipa o Licenciamento Precisa de Inspeção Veicular?
De acordo com as regras oficiais as pessoas que resolveram antecipar o licenciamento recebem o certificado, mas não possuem a isenção da regra. Ou seja, ao antecipar o IPVA se faz preciso seguir o calendário de forma oficial para inspecionar o carro.
Conforme a lei de transportes que vigora em São Paulo, donos de veículos sem inspeção veicular não podem licenciar no próximo ano. Sem contar que aumentam as chances de acontecerem problemas caso os fiscais descubram que as obrigações ambientais estão irregulares.
4. O Que Fazer para Licenciar Veículo que Está em Atraso?
Conforme as regras atuais se pode dizer que quem não fez a inspeção no ano anterior precisa agendar período para desbloquear o sistema aos olhos da lei. Necessário pagar multa que varia de acordo com as decisões do DETRAN / SP. Vale ressaltar que o ato de licenciar não representa que se está regular se não aconteceu inspeção.
5. Carros Com Catalisadores que Funcionam Possuem Problemas na Inspeção?
Não pense que apenas porque o catalisador funciona sem apresentar nenhuma espécie de problema aparente o carro vai passar por inspeções sem ter problemas. Isso acontece porque os agentes públicos também se preocupam com outras condições que podem prejudicar o meio ambiente.
Por exemplo, o sistema de injeção eletrônica pode apresentar problemas do tipo de regular. Também existem irregularidades por conta de velas que passaram da validade e representam ponto que traz danos a se considerar na meio ambiente à saúde da população.
6. Quais as Principais Pelas da Inspeção Veicular?
Os agentes treinados verificam as peças de acordo com os modelos. Aqueles que possuem maiores potências aumentam as chances de gastar o tempo com a inspeção. Em carros populares os principais itens inspecionados são: Freios, condições da lataria, conjunto da suspensão, estrutura do sistema elétrico, motores e pneus. Se assegure de que todas essas peças estejam em condições perfeitas de uso para não reprovar na hora de inspecionar o veículo, esse representa ponto elementar para não perder tempo.
Não se pode ignorar o fato de que poder público não planeja saber o nível mecânico e se as peças funcionam bem ao implantar necessidade de existir inspeção veicular, mas sim se elas poluem. Acontece que São Paulo representa destaque entre as cidades poluidoras por causa da economia e por isso desenvolveu o sistema a inspecionar com o olhar sobre o carro e as chances que existe do mesmo gerar poluição acima da média que se aceita de acordo com as leis.
Detalhes do processo são encontrados na Controlar que aponta o máximo de taxa que cada peça deve ter para não prejudicar a atmosfera com danos acima da média que se aceita nos termos legais.
7. Quais Principais Prejuízos para Carros Sem Inspeção Veicular?
Na prática não há como pensar em ter carro em plenas condições sem pensar também no ato de inspecionar o carro de acordo com os pontos que a lei indica. Forma de prejuízo não afeta o bolso de modo direto, mas sim todo um ciclo ecológico que existe na cidade conhecia por causa da alta taxa de poluição e atividade industrial.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes existem radares capazes de fiscalizar o registro e por consequência multar veículos que estão no quadro de infratores ambientais. A multa quase chega ao valor de seiscentos reais. Fiscais que trabalham na Secretaria e representantes da PM são autorizados a fiscalizar e aplicar a infração.
Outro ponto que não pode ser ignorado está no fato de que motoristas não renovam o veículo se estão em déficit com a inspeção do ano anterior. Nesse sentido se pode dizer que é impossível ficar com o carro regular sem antes inspecionar e saber se o mesmo se encontra correto para não prejudicar a natureza.
Depois de inspecionar o veículo a lei determina como obrigação aos condutores deixar o selo oficial colado no vidro da frente ou em zona na qual fica fácil fiscalizar ou comprovar ao fiscal de que o veículo está em dia.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier