Como Aumentar a Potência Do Motor De Carro?

O termo “potência” foi inventado pelo engenheiro James Watt, que viveu de 1736-1819. Ficou famoso por trabalho em melhorar o desempenho dos motores a vapor. Na atualidade os motoristas com espírito jovem fazem questão de aumentar o nível potente do sistema de motorização. Porém, montadoras ansiosas para melhorar a quilometragem de gás mantêm os custos de manutenção baixos e maximizam o desempenho.

Cuidados Com o Ar

Deixe o ar entrar. Conforme o pistão se move para baixo no curso de admissão a resistência pode roubar potência do motor. Alguns carros novos estão usando coletores de admissão polidos para eliminar o problema. Maiores filtros e redução da tubulação de admissão também melhoram o fluxo de ar.

Se a resistência do ar ou contrapressão faz com que seja difícil para o escape sair de um cilindro, ele rouba o poder do motor. Se o tubo de escape é pequeno ou o silenciado, então  tem resistência do ar, o que causa problema de pouca potência. Sistemas de exaustão de alto desempenham usam cabeçalhos, tubos de cauda grande e fluxo livre silencioso para eliminar a contrapressão do sistema de escape.

Resfriar o ar de entrada: Comprimir ar aumenta a temperatura. Necessário ter frio possível no cilindro, pois quanto mais quente, menos ele vai se expandir quando a combustão ocorre. Portanto, turbos e supercarros carregados possuem radiador especial através do qual o ar comprimido passa a esfriar antes de entrar no cilindro.

Leveza Na Carcaça

Manter peças leves ajuda o motor a ter melhor desempenho. Cada vez que um pistão muda de direção, utiliza a energia para interromper a viagem em uma direção e recomeça o trabalho. Quanto mais leve o pistão, menos energia é preciso. Menor excesso permite que o motor reviva mais rápido e com maior potência.

Aumentar Taxa de Compressão: Taxas de compressão altas produzem maior potência, até certo ponto. Quanto mais se comprime a mistura ar, maior probabilidade de estourar em chamas de modo espontâneo (antes de acender a vela de ignição).

Aumente Deslocamento: Deslocar significa poder, possível queimar mais gás durante cada revolução do motor e aumentar o deslocamento dos cilindros. Tente evoluir o deslocamento, considere a economia de comprar novo motor de alto desempenho e tente enquadrar ao carro, pode ser fácil e barato!

Como Aumentar a Potência Do Motor No Carro?

  1. Upgrade para um livre fluxo de reposição do filtro de ar. Compre um filtro de fluxo livre que se encaixa ao carro. Abra o capô. Localize a caixa e depois retire. Certifique de não deixar quaisquer contaminantes no alojamento do filtro (poeira / poeira / água).
  2. Retire o filtro. Limpe o interior da caixa com um pano úmido. Feche a caixa de habitação.
  3. Melhore o computador do motor com módulo de potência. Desligue o cabo negativo da bateria. Procure no manual do motorista para saber como acessar o computador do carro. Desligue a fiação. Conecte no módulo de potência. Insira a fiação e o computador. Reconecte o cabo.
  4. Melhore o computador do carro com um programador. Estes dispositivos modificam a programação, permitindo maior potência, torque, e às vezes economia de combustível. Uma vez que se compra um programador para o seu veículo, leia o manual de instruções para instalar. 
  5. Atualize o escape ao fluxo livre. Em primeiro lugar, descubra o diâmetro da tubulação de exaustão. Não basta medir o tamanho da ponta de escape. Meça o tubo que sai do conversor catalítico.
  6. Aumente o tamanho do filtro de ar do carro ou reduza o tamanho da tubulação de admissão. Isto permite a entrada de ar do motor, permitindo aos êmbolos funcionarem com maior eficiência, aumentando a potência do motor.
  7. Substitua o coletor de admissão por um feito de material mais suave. Isso vai reduzir a resistência do ar e aumentar a potência eficaz.
  8. Adicione sistema de exaustão de alto desempenho para o seu carro. O escape do motor deve sair com maior liberdade possível, ou o carro pode perder potência.
  9. Necessário adicionar turbo-compressor para o motor do carro para comprimir o ar que entra. Representa mais oxigênio para o processo de combustão e aumenta a potência sob o capô. 
  10. Mudar a cabeça do motor traz valores de válvulas de admissão e de escape.
  11. Trocar o chip ROM na unidade de controle do motor do carro. No entanto, esta técnica é aplicável apenas aos veículos modernos, sendo que nem sempre fica garantido o aumento da potência. Verifique o chip com cuidado antes de comprar. Obtenha opinião independente da qualidade, se possível.
  12. Diminua o peso do carro.
  13. Embora a maioria dos itens necessários estejam disponíveis nas prateleiras, consulte a opinião mecânica antes de instalado você mesmo.

Dicas Adicionais

Participe de um fórum online adaptado de modo específico para a marca ou modelo de veículo. Aprenda com os outros sobre o que funciona para não perder tempo e dinheiro ao danificar ainda mais o seu veículo. Clubes de carros modificados representam ótima maneira de obter descontos em peças.

Esteja ciente de que muitos filtros de ar de pós-venda permitem que as partículas maiores passem para o motor. O óleo filtrado pode danificar ou destruir o fluxo de massa de ar (MAF) do sensor em carros assim equipados.

Nos motores de indução forçada o benefício marginal do aumento do fluxo de ar com um filtro de pós-mercado é inundado pelo fato de o turbo fornecer ar requerido, independente das condições filtradas, aumentando em níveis consideráveis a confiabilidade.

Veículos modernos têm caixa de admissão colocada em ponto de alta pressão na dianteira do carro para fora do ar frio. Se alguém instalar uma entrada a atenção deve ser paga para a configuração atual.

Caminhos No DETRAN?

Dentro do Brasil qualquer modificação realizada dentro do motor deve ser especificada de maneira oficial ao DETRAN (Departamento de Transportes). Motoristas precisam comprovar que as adaptações estão dentro do quadro de níveis poluentes de acordo com cada federação. Caso o veículo seja pego na Blitz com modificações não inscritas no documento do carro pode acontecer apreensão por parte do órgão atuante.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *