Causas Que Provocam Desgaste no Carro

O carro é praticamente o segundo lar de muitas pessoas, hoje em dia é normal passar um longo tempo no trânsito. Devido a esse tempo que o motorista passa no trânsito e algumas manias que vão sendo acumuladas com o tempo as peças do carro vão sofrendo um desgaste.

Porém, com alguns cuidados e o fim de algumas manias prejudiciais para o veículo é possível manter as suas peças com qualidade por mais tempo. Antes de qualquer coisa é válido destacar que os carros de hoje não são como aqueles de antigamente e por isso é necessário prestar mais atenção para alguns maus hábitos que com o tempo se tornaram mais prejudiciais do que nunca.

Manias Que Causam Desgaste no Carro

Acelerar Antes de Desligar

Um hábito péssimo que muitos motoristas têm é o de acelerar o carro antes de desligá-lo. Saiba que essa mania serve apenas para desperdiçar gasolina e causar danos ao motor. Esses danos são causados pelo fato de que o combustível não queimado acaba lavando os óleos das paredes de cilindro do motor.

Dessa forma quando o carro for ligado de novo os anéis e o pistão irão funcionar por alguns instantes sem lubrificação e logo causarão um desgaste mais rápido.

Ponto Morto

Contrariamente ao que muitos motoristas acreditam usar o ponto morto nas descidas não ajuda a economizar combustível nos veículos que possuem injeção eletrônica. Acontece exatamente o contrário uma vez que essa prática aumenta ainda mais o consumo de combustível. Há ainda a sobrecarga do sistema de freios que não pode contar com a ajuda do freio a motor para auxiliá-lo.

Quebra Molas

Outra mania bem comum de observar nos motoristas é passar numa lombada de forma transversal, ou seja, uma roda de cada vez. Saiba que isso traz inúmeros danos para o seu carro, pois pode danificar as buchas da suspensão, rolamentos e amortecedores. Evite fazer isso.

Mão no Câmbio

Não se deve ficar com a mão sobre a alavanca das marchas, fique atento, pois muitos motoristas fazem isso sem nem mesmo perceber. Ficar com a mão sobre a alavanca acaba forçando o trambulador (uma peça que leva o movimento que é feito com a alavanca de câmbio para o câmbio) e seus terminais. Com o tempo esse hábito pode causar um desgaste excessivo.

Buracos à Vista

Muitos motoristas fogem dos buracos, porém, às vezes não tem jeito e não é possível desviar. Num caso desses não freie, pois se a roda estiver travada o impacto será muito maior o que causar sobrecarga na suspensão e o no sistema de freios. Se o carro estiver em movimento a roda passará mais facilmente pelos obstáculos.

Descansar o Pé na Embreagem Aquece o Sistema

Se você tem a mania de descansar o pé sobre o pedal saiba que está causando o aquecimento do sistema e isso gera um desgaste prematuro dos componentes. Fique atento, pois esse hábito pode ser inconsciente e você nem perceba o que está fazendo.

Além disso, manter o sistema de embreagem ativo enquanto o carro está parado cria um deslizamento do disco. Isso acontece principalmente quando o condutor está num local íngreme e utilizando a embreagem como se fosse freio. Isso trata-se do tão conhecido controle de embreagem e o mais indicado é usar o freio nesse tipo de situações.

Composição da Embreagem

A composição do sistema de embreagem consiste em disco, platô, colar e um cabo que é ligado ao pedal. Essas peças são muito sensíveis e quando são deformadas devido a impactos acabam causando dificuldade no engate.

Sendo assim quando uma peça é danificada o melhor a fazer é trocar o sistema todo. Acrescentar um componente novo ao sistema antigo pode provocar um desgaste prematuro. Em média um kit completo de embreagem custa R$ 300,00.

Dependendo da forma como o condutor usa o sistema pode durar cerca de um ano. Nos casos de carros que são bem conduzidos as peças podem chegar a durar entre três e quatro anos.

Excesso de Carga

Outro problema bastante sério e que causa desgaste no carro é carregar excesso de carga. Além disso, é importante evitar sair com o veículo em segunda marcha ou então arrancar ou reduzir a velocidade bruscamente. Mesmo cuidando bem do carro pode ser necessário trocar alguma peça da embreagem, nesse caso procure uma autorizada.

As concessionárias possuem uma estrutura própria com profissionais que são treinados para efetuar trabalhos específicos em cada marca. Essas empresas ainda oferecem garantia e mais segurança para os clientes. Quando for colocar as peças o mecânico precisa ter muito cuidado.

Se por acaso o profissional manuseia as peças com as mãos sujas de graxa ou óleo pode acabar sujando o disco de embreagem, por exemplo. Isso ocasiona a perda de potência devido a patinação ou a vibrações indesejadas no carro.

Desgaste na Lataria

A aparência de um carro também é muito importante e o motorista deve ter cuidados especiais para que não haja desgaste na pintura. Alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença para que o carro esteja sempre com aparência de novo.

Intempéries do Tempo

Um fator que causa desgaste na pintura da lataria é com certeza as intempéries do tempo. O carro não pode passar muito tempo embaixo do sol e nem ao relento. A dica é sempre que for necessário deixar o carro parado por um longo período procurar um local protegido. Se a garagem da sua casa não é fechada é interessante usar uma capa para cobrir o automóvel.

Limpando

Na hora de limpar o carro é fundamental cuidar para não riscar a lataria. Sendo assim retire o pó da lataria antes de esfregar, pois se tem partículas de sujeira sobre a superfície e você esfrega um pano acaba riscando o automóvel. Uma forma de limpar o carro com mais segurança para não causar desgaste é levar a um lava rápido.

Polimento

O polimento é uma alternativa para revitalizar a pintura da lataria, mas não deve ser feito com frequência uma vez que retira a película de proteção da lataria e deixa o carro mais exposto as intempéries do tempo entre outros problemas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *