As Válvulas

A maioria dos subsistemas de um motor pode ser implementado usando tecnologias diferentes, e as melhores tecnologias podem melhorar o desempenho do motor. Vamos olhar para todos os subsistemas diferentes usados nos motores modernos, começando com as válvulas.

O sistema de abertura e de fecho das válvulas é chamado de veio de excêntricos. O veio de excêntricos tem lóbulos que movem as válvulas para cima e para baixo.

Os Motores mais modernos têm o eixo de comando localizado acima das válvulas. Os excêntricos no eixo ativam as válvulas diretamente ou através de uma ligação muito curta.

As Válvulas

As Válvulas

Os motores mais antigos utilizavam um veio de excêntricos localizado no cárter.
Esta abordagem tem mais peças móveis e também faz com que haja mais tempo entre a ativação da válvula e o movimento subsequente da mesma. Uma correia dentada ou o movimento da cadeia do virabrequim para o eixo de comando, faz as válvulas estarem em sincronia com os pistões. Muitos motores de alto desempenho têm quatro válvulas por cilindro (duas para admissão, duas para escape), e este acordo requer dois mecanismos destes por bancada de cilindros, daí a frase “duplo comando no cabeçote.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *