Amarok – Volkswagen
A Amarok é uma linha de picapes que faz parte do portfólio de veículos da Volkswagen. Dentre as opções de modelos que fazem parte dessa linha estão os carros de cabine simples e os de cabine dupla. Os modelos são turbinados com tração traseira ou tração das quatro rodas.
As principais concorrentes da Amarok são a Nissan Navara, Toyota Hilux e a Mitsubishi Triton embora a primeira seja a maior em tamanho. Como prova de ser uma das picapes mais resistentes a condições e terrenos inóspitos a Volkswagen realizou a organização de uma expedição (Amarok Polar Expedition) pelo extremo orienta da Rússia um ano antes das Olimpíadas de Inverno de 2014.
Amarok Polar Expedition – Uma Expedição Pelo Extremo Oriente Russo
A Amarok Polar Expedition foi uma expedição que teve o seu início no dia 07 de fevereiro de 2013, em Moscou, Rússia. Exatamente um ano antes das Olimpíadas de Inverno de Sochi realizadas em 2014 e cuja abertura se deu no dia 07 de fevereiro, uma equipe de aventureiros começou um trajeto de 16.000 km de turnê com a Amarok pelas regiões mais inóspitas da Rússia, o seu extremo oriente.
A saída se deu em Moscou e o destino era a cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky na península de Kamchatka. Um dos diferenciais dessa turnê é que na primeira vez na história uma equipe percorreu o extremo oriente do imenso país tomado pela neve. A equipe era composta de oito russos e um alemão.
Estabelecendo Recordes
A equipe cruzou inúmeras vezes o Círculo Polar Ártico, um terreno áspero e bem difícil. A bordo do Amarok a equipe estabeleceu um novo recorde para o Guinness World Records isso porque outros veículos ainda não tinham conseguido chegar tão longe num terreno tão complexo como esse.
Amarok – Lobo
Uma curiosidade é que a palavra “Amarok” significa lobo na língua Inuit dos povos tribais indígenas que vivem no território extenso que fica entre a parte oriental da península de Chukchi e a Groenlândia.
Amarok Preparada Para Condições Adversas
Um dos fatores que ajudou nessa tarefa nada simples foram os pneus especiais com “bigfoot” que são adequados para a neve e para temperaturas abaixo de -50°C. A Amarok foi projetada especialmente para ser conduzida em temperaturas extremas e condições adversas. Os veículos de expedição são criados para fazer rotas que ficam fora do caminho tradicional, ou seja, onde não existem estradas.
Amarok Polar Expedition – O Desempenho da Picape no Inverno
A Amarok Polar Expedition na verdade é a continuação do roteiro que parou no verão de 2011 e que fez o trajeto de Kaliningrado a Vladivostok, no Oceano Pacífico. O objetivo dessa expedição foi mostrar todo o poder dessa picape para enfrentar um dos frios mais intensos do planeta. Um grande teste para uma picape que tem como base o seu bom desempenho nos terrenos mais complicados.
Uma Mensagem Olímpica
Essa expedição passou uma mensagem olímpica por onde passou lembrando as pessoas da importância da realização das Olimpíadas de Inverno de Sochi na Rússia. Além disso, a equipe também ajudou a divulgar alguns pontos extremos e isolados da Rússia e que não são muito conhecidos.
As pessoas também puderam acompanhar as dificuldades e os desafios que apareceram ao longo do caminho para a equipe da exposição da Amarok. Uma expedição que contou com vários relatos documentados. No total a expedição foi realizada por três veículos Amarok, todos conseguiram concluir o trajeto com sucesso.
A Conclusão da Amarok Polar Expedition
A expedição foi realizada em 60 dias e teve 16 mil milhas percorridas com um total de 09 membros. Foram três Amaroks lançados nesse desafio e cada um ficou com três tripulantes. Uma das principais vitórias da expedição foi o fato de que Petropavlovsk nunca havia sido alcançado sobre o seu próprio eixo de Moscou a bordo de um carro.
Os participantes da expedição chegaram ao final da aventura muito contentes e satisfeitos com o interesse que a mesma despertou em muitas pessoas ao redor do mundo não somente na Rússia. Para os membros da equipe os últimos 100 km tiveram uma emoção diferente, pois foi a certeza de que a pretensão de chegar ao final do trajeto iria ser conseguida.
O Recorde
Um dos objetivos dessa expedição era ter o recorde incluso no Guinness World Records e para isso a equipe cuidou de cada detalhe como estar com a quilometragem correta para que pudesse ser feita a confirmação da conquista. Na manhã do dia 09 de abril os três Amaroks foram levados para a cidade de Petropavlovsk onde a imprensa local já esperava pelos vitoriosos que no dia seguinte pegaram voos de volta para casa, Moscou e Frankfurt.
O Blog da Amarok Polar Expedition
Para que os interessados pudessem acompanhar de perto a Amarok Polar Expedition foi criado um site a respeito da mesma dentro do qual existe um blog. Nesse blog os membros da equipe puderam escrever sobre as dificuldades e alegrias de realizar um trajeto tão complexo e difícil, mas principalmente funcionou como um espaço em que se pode apresentar um pouco mais sobre o extremo oriente da Rússia tão pouco conhecido e explorado.
Para saber mais sobre a Amarok Polar Expedition acesse o seu site em http://www.amarokpolar.com/.
Rastreamento em Tempo Real
Uma das coisas mais legais desse site foi a possibilidade de os leitores acompanharem em tempo real a expedição através do rastreamento dos veículos Amarok. Mesmo após a conclusão da expedição é interessante conferir o mapa para ter uma dimensão de quão longo foi o caminho realizado pelos membros da equipe.
Em três Amaroks a equipe de nove pessoas atravessou boa parte da Rússia enfrentando o seu inverno e as suas condições extremas. Uma tarefa que não foi nada fácil, mas que a equipe mostrou ser possível com determinação e perseverança. Observando todo o empenho dessa equipe é possível perceber que nada é impossível.
A Amarok provou que é uma picape forte e que pode ser uma boa opção para os terrenos mais difíceis e problemáticos como o extremo oriente russo que no inverno apresenta temperaturas abaixo de -50°C.