A Vistoria do Carro – O Que é?
A vistoria do carro é um processo necessário para a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que é um documento obrigatório. A concessão desse documento está condicionado a aprovação das condições do veículo, ou seja, a determinação de que esse veículo está apto para trafegar no trânsito.
A Documentação Necessária
Documentação Específica
Dentre os documentos específicos para realizar esse procedimento de vistoria veicular estão um comprovante de residência (original e cópia) para o caso de ser necessário alterar o seu endereço no cadastro do veículo em questão. Será necessário apresentar o original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou então do Certificado de Registro de Veiculo (CRV). É importante que sejam apresentados os últimos. Além disso, também será pedido o Certificado de Segurança Veicular (CSV) para os veículos que utilizam Gás Natural Veicular (GNV).
Os veículos cujo registro foi feito na categoria aluguel deverão apresentar o original e a cópia do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga – RNTRC, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Esse documento é pedido para veículos que trabalhem com transporte de carga igual ou maior que meia tonelada. Lembramos que o veículo pode ser conduzido para a vistoria por qualquer pessoa, o recebimento do novo documento também pode ser feito por qualquer pessoa.
Os Tipos de Vistoria de Carro
A vistoria pode ser Simples, Laudo de Vistoria Lacrado ou Vistoria Domiciliar.
Vistoria Simples
Para esse tipo de vistoria o solicitante deverá ser habilitado e o valor cobrado para realizar a vistoria já está incluso no procedimento. Dentre os itens observados nessa vistoria estão os equipamentos obrigatórios e também o estado de conservação do veículo. Será observado se foi feita alguma alteração da característica do automóvel.
Quem Pode Solicitar?
A vistoria do carro pode ser solicitada por qualquer pessoa que seja maior de idade e que tenha habilitação. Não existe a necessidade de uma procuração para solicitar a vistoria para o veículo de outra pessoa.
Casos Que Exigem Vistoria Simples:
Dentre os casos que exigem a realização de vistoria estão aqueles em que existe alteração de característica do automóvel, de categoria ou mesmo de dados. Também precisam ser vistoriados os veículos que serão utilizados para realizar o transporte escolar.
O carro que vai virar sucata ou que está sob perda total precisam passar pela vistoria para que seja dada baixa do sistema. Carros com lacre, que terão o primeiro emplacamento, que serão liberados de bloqueio de média monta, reativação de 2 letras, chassi remarcado, 2ª via de CRV ou mesmo que serão transferidos de município, estado ou de propriedade precisam passar pela vistoria.
Laudo de Vistoria Lacrado
Quem Pode Solicitar?
Pode ser solicitado por qualquer pessoa que seja maior de idade e que tenha habilitação. Não é necessário ter uma procuração para pedir esse tipo de vistoria num carro no nome de outra pessoa.
Casos Que Exigem Laudo de Vistoria Lacrado:
Quando o veículo é de um estado e está em outro pode fazer essa vistoria em caso de precisar de baixa por virar sucata, reativação de 2 letras, 2ª via de recibo do CRV, chassi remarcado, alteração de dados que incluem o número do motor, autorização para fazer a alteração de qualquer característica do carro, autorização para fazer a vistoria no carro depois de ter sido feita a troca do motor e para liberação do bloqueio de média monta.
Documentos Necessários
Dentre os documentos que são necessários estão um documento oficial com foto e CPF. Também é necessário ter CRLV ou CRV.
Vistoria Domiciliar
Quem Pode Solicitar?
Quando se trata de vistoria domiciliar é necessário que a solicitação seja feita pelo proprietário do veículo ou então por alguém que tenha procuração.
Importante
Quando se solicita uma vistoria domiciliar é importante saber que será necessário ir buscar e trazer o vistoriador num dia e hora previamente marcados. O solicitante precisa arcar com o custo de deslocamento do vistoriador.
Casos Que Exigem Laudo de Vistoria Domiciliar:
Podem solicitar a vistoria domiciliar veículos que precisem de baixa por sucata, reativação de duas letras, fazer remarcação do chassi do veículo que passou por uma batida, para um veículo que está preso na PRF e que deve passar por uma vistoria para que seja feita a regularização do veículo, para casos de veículos apreendidos em delegacias e que precisem de 2ª via do CRV, para fazer o primeiro emplacamento ou quando o proprietário recuperou o seu veículo de um furto e o mesmo está sem placas ou foi depenado.
Documentos Necessários
Os documentos necessários incluem um documento oficial com foto e também o CPF.
Veículo Sinistrado Veículo de Acidente:
Nesse caso não é realizada vistoria domiciliar para obter a 2ª via de CRV de veículo sinistrado, somente é realizado o procedimento para dar baixa como sucata.
Itens Verificados na Vistoria do Carro
Documentação do Veículo
A verificação consiste em conferir se os dados do motorista e do carro estão em dia, além de se a placa do automóvel está legível e presa de forma correta.
Sistema de Sinalização
Para ter certeza que está tudo certo com a sinalização do veículo são verificadas as lanternas indicadores de direção que são as setas bem como se elas não foram alteradas em posição ou cor.
Sistema de Iluminação
É feita a avaliação do bom funcionamento dos faróis da frente e de trás. Isso é necessário para ter certeza de que eles não foram modificados.
Sistema de Freios
Observa-se se eles estão funcionando da forma como deveriam.
Sistema de Direção
É observado o alinhamento das rodas da frente.
Eixos e Suspensão
Nesse quesito é verificado se a suspensão e os amortecedores estão funcionando corretamente. Também se observa se os eixos e molas estão em bom estado se não foram modificados e nem deformados. Os elementos estruturais do veículo também são verificados.
Pneus e Rodas
É feito um teste de desgaste da banda de rodagem para ter certeza de que ambos estão em boas condições para oferecer segurança.
Equipamentos Obrigatórios
Os equipamentos obrigatórios como espelhos retrovisores, cinto de segurança, limpadores de para-brisa, buzina, vidros, estepe, extintor de incêndio entre outros são verificados quanto a sua qualidade e condições.
Sistema de Componentes Complementares
Basicamente portas e tampas.
Que buena reseña histórica la que se le hace al carro, buen articulo.