Carro Jaguar

História da Jaguar

Jaguar

Jaguar

Desde 1922, a Jaguar é tida como uma das maiores fabricantes de carros luxuosos do mundo, e seu nome sempre esteve ligado a valores como esportividade, luxo e conforto. Dona de uma das mais glamourosas marcas do mundo automobilístico, é também conhecida pelo grande número de proprietários e de mudanças no comando do mercado.

História

Modelos

Modelos

Fundada em 1922 por dois amantes de motocicletas, William Lions e William Walmsley, a Swallow Sidecar Company apresentava desde o seu primeiro modelo um pouco do que seria conhecida no mundo automobilístico: o modelo SS Jaguar 2,5 litros, com quatro portas e refinado requinte, uns poucos dias antes do Salão do Automóvel de 1935, em Londres.

Daí em diante, por questões comerciais e de facilidade de identificação, o nome SS Cars estaria marcado como uma espécie de nome de fantasia da marca, fato que seria alterado após o término da Segunda Guerra Mundial, devido à popularização negativa com que Adolph Hitler batizaria suas tropas da SS, fazendo com que a marca mudasse seu nome para o do primeiro modelo da fábrica, Jaguar.

Residindo originalmente na cidade onde viviam seus fundadores, Blackpool, transferiram a sede para Coventry em 1928, fábrica esta que funcionou suas linhas até 2005, onde foi desativada. Essa mudança se deu de forma estratégica, para que a fábrica instaurasse ali o coração do automobilismo inglês, que veio mais tarde a ser conhecida como British Motor Industry.

Os comandos

Depois de uma série de fusões entre seus quase setenta anos de domínio sob o comando da marca original, a fábrica inglesa passou seu controle acionário a um grande grupo americano, a Ford, que abrigou ali todas as marcas a que a Jaguar possuía, inclusive a Daimler, que não é a mesma fábrica proprietária da Mercedes, e sim um grupo que produzia os carros de mais alto luxo da montadora britânica.

Hoje, depois de uma série de prejuízos acumulados pela Ford, principalmente no que diz respeito às competições em pistas com a marca Jaguar, incluindo uma passagem mal sucedida pela Fórmula 1, passou o comando da montadora inglesa para os indianos da Tata Motors, que como muitos já sabem, produzem o Nano, um carro econômico com espaço reduzido e ecológico.

As inovações da Jaguar

Concorrência

Concorrência

A marca, inovadora e prestigiada no mundo inteiro até pelos seus maiores concorrentes teve também o privilégio de ser a percursora de uma gama de inovações e curiosidades que somente o leão inglês poderia apresentar, como o motor 2,7 litros à diesel, que de tão grande potência e necessidade de resfriamento, exigiu que fosse instalado um sistema duplo de radiador para alimentar de maneira satisfatória o possante motor.

Alguns carros da Jaguar ainda inovaram em situações tecnológicas em que parecia destinado apenas às grandes montadoras encontrarem soluções, como o desembaçamento automático de vidros dianteiros e traseiros, a navegação inteligente por satélite, que indica ao motorista a rota mais curta à postos de combustível quando este estiver se esgotando e por aí vai, esperamos que esta lenda do mundo automobilístico faça mais muitos 80 anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Marcas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *