As vantagens da bateria selada
Hoje com a vida atribulada e cheia de compromisso que temos entre trabalho, estudo e família a ordem é minimizar nossas tarefas o mais possível e com os cuidados que se deve ter com o carro também acontece o mesmo pois são muitos os itens que precisam de verificação constante como pneus a serem calibrados, extintor que precisa ser trocado e além disso ser constantemente verificado, pois pode perder a carga sem sequer ser usado, é o óleo que precisa ser trocado.
A água do radiador que tem de manter sempre no nível, enfim entre todas estas tarefas e ainda tem a bateria cuja água deve ser verificada uma vez por ano quando ela for do tipo não selada, mas para isso já existe alternativa pois com a comodidade da bateria selada colocada no carro a necessidade de observar o nível da água deixa de existir. Quem tem bateria comum sabe que é preciso verificar a água se não quiser ficar na mão de uma hora para outra.
Não precisa fazer manutenção
De acordo com os fabricantes da bateria selada, ela não necessita de manutenção uma vez que a água contida nela dura por toda a vida útil sem que requeira recarga. O tempo de vida útil desse tipo de bateria deve ficar em torno de 2 anos e 6 meses, porém se muito bem cuidada é capaz de durar até mesmo quatro anos e isso porque a água consumida para a produção de eletricidade é mínima.
O maior problema dessas baterias seladas é que em caso de acontecer uma sobrecarga a água some e por ser selada não há como fazer a verificação do liquido tendo que trocar a bateria. Talvez esta seja uma vantagem da bateria não selada e a desvantagem é ter de fazer a verificação anual do nível da água o que me parece não ser um grande trabalho. Como o tempo de duração dos dois tipos de baterias é o mesmo quando é devidamente cuidada, a escolha de uma ou outra dependerá apenas do usuário.
Cuidados
Na realidade o cuidado com uma ou outra sempre se deve ter se quiser que tenham uma durabilidade maior. Que acontece com a bateria comum é que o processo químico para que haja produção de eletricidade consome água e por isso é preciso fazer a verificação do nível desta água de maneira regular e então ser completado.
Com a bateria selada já não acontece isto, com o uso de novas tecnologias já se consegue a produção de eletricidade com um mínimo de consumo de água a ponto de não precisar de verificação e nem recarga. O cuidado é para que as placas de chumbo não fiquem expostas, pois quando isso acontece às baterias ficam danificadas e não tem mais o que fazer.