Comparativo Chevrolet Ônix Joy vs Renault Kwid

O sonho de ter o carro próprio invade a mente de muitas pessoas, não é verdade? Pois bem. Muitas pessoas, assim que completem 18 anos, tem como primeira previdência tirar a carteira nacional de habilitação – a famosa CNH – e, depois disso, sair em busca de um carro para chamar de seu (obviamente que isso é bastante dispendioso).

E, quando nós vamos ao mercado, a oferta de diversos tipos e marcas de veículos enchem os nossos olhos. Nesse momento, o mais perigoso é nos apaixonarmos por ofertas tentadoras antes de nos atentarmos para o pós – compra, ou seja, se a manutenção do veículo irá continuar de maneira correta de acordo com o nosso orçamento. Vamos incluir aí gastos como combustível e o seguro, sendo esse último imprescindível para que você não tenha problemas futuros com roubos ou furtos.

Na atualidade, diversos veículos estão a nossa disposição, cada um com algum aspecto que possa fazer com que as pessoas se “apaixonem” por ele. Com diversas marcas, a indústria automobilística está caminhando cada vez mais para a conectividade, ou seja, conexão com os mais diversos dispositivos tecnológicos, que tenham tecnologia suficiente para tal (bluetooth e internet, por exemplo).

Para poder ajudar você a se decidir a qual modelo recorrer, iremos analisar dois carros aqui que já são de conhecimento dos consumidores ávidos por tecnologia: O Chevrolet Ônix, queridinho da atualidade  e o Renault Kwid, uma surpresa que pegou muita gente desprevenido. Aqui, vamos falar um pouco desses modelos, mostrando seus prós e contras para que você tenha a capacidade de decidir qual é o melhor para a sua vida e, principalmente, para o seu bolso. Confira:

O Chevrolet Ônix

Visando tirar a vice-liderança da Fiat na veda de veículos populares, a Chevrolet entrou na década de 2010 com um projeto que pode ser considerado como uma inovação em relação aos veículos: carros que tinham um design mais agressivo e, sobretudo, com conectividade.

Com isso, em 2012, a GM lançou o Ônix, que vinha com a promessa de ser um carro com a força de brigar com os modelos do topo de vendas, que é o caso do Volkswagen Gol e o Fiat Pálio. Apresentado naquele ano no Salão do Automóvel, era uma das principais mostras da feira. Vale a pena lembrar que, naquela época, a Chevrolet tinha aposentado os modelos clássicos Corsa e o Celta, que também foram grandes recordistas de venda da marca, mas nunca chegaram a incomodar os demais concorrentes.

Com um visual bastante moderno, aliando bom gosto com acabamento simplificado e oferecido em diversas cores, o Ônix ainda tinha um trunfo, que era o fato da tecnologia “OnStar”, que, além de ajudar os motoristas em relação a localização do veículo por sistema de GPS, ele possuí vários sistemas de diagnóstico remoto, ajudando o proprietário a saber o real estado do seu veículo, além de várias outras facilidades.  Mais do que esse sistema, a Chevrolet foi a primeira montadora de veículos que incluiu uma central multimídia em um carro considerado de entrada, tendência essa que foi seguida pela maioria das demais montadoras do planeta.

Vendido até então e passado por duas mudanças em seu visual, o Ônix  conseguiu tomar não só o lugar do Palio, mas também do Gol em vendas, passando por cima de uma tradição de décadas.

O Renault Kwid

A Renault, conhecida fabricante de automóveis no Brasil mas que não tinha uma expressiva presença por aqui a exemplo da VW e da Fiat, por exemplo, decidiu que era hora de brigar pelo seu lugar ao sol. Com modelos conhecidos como o Sandero e o Megane, a Renault lançou. Em 2015 na Índia, o compacto Kwid, que tinha como atrativo o seu baixo preço (na casa dos 30 mil reais) bem como, também, a sua aparência que é diferenciada das demais ao se parecer com um SUV, que é uma tendência no mercado brasileiro.

Em termos de comparação, ele foi criado para ser um modelo abaixo dos carros de entrada (como o próprio Ônix e Gol, por exemplo), brigando nesta linha com os modelos Fiat Mobi e VW UP.

Depois de seu lançamento em terras indianas, o modelo foi reprovado em vários testes de segurança que foram levados a cabo no país, o que acendeu a luz de alerta para a Renault que decidiu fazer mudanças estruturais profundas no modelo, o que acresceu mais 140 quilogramas no peso final do veículo. Um dos diferenciais no modelo foi a presença de airbags tanto na parte da frente quanto nas laterais do veículo, sendo considerado inédito entre veículos da mesma categoria.

Ele é vendido em diversas versões, com as mais simples até as mais completas, sendo que, nestas últimas, opcionais como central multimídia com tela de sete polegadas além de rodas de liga leve e assistentes de estacionamento estão presentes.

Desempenho

Em se tratando de desempenho, o veículo da Renault tem uma vantagem maior sobre o da Chevrolet: enquanto na cidade o Kwid consegue fazer 10,3 km por litro, o Ônix consegue fazer 9,1 km por litro. Já na estrada, o consumo de ambos são iguais: 10,8 km por litro. Vale a pena destacar que ambos os modelos analisados são os 1.0. Apesar disto, a autonomia rodoviária e urbana do Ônix é bem melhor do que a do Kwid, com números bastante discrepantes.

O tanque de combustível do Ônix consegue suportar até 54 litros de gasolina. Já o Kwid, apenas trinta e oito litros. O porta-malas de ambos é bastante semelhante, tendo o Kwid uma leve vantagem, com um litro a mais: o Ônix têm 289 litros e o Kwid tem 290 litros.

Renault Kwid vs Onix

Renault Kwid vs Onix

Em se tratando de altura, o Kwid é mais alto do que o Ônix, com um vão livre do solo bastante diferente de um modelo para outro.

Num panorama bastante geral, o Ônix é uma melhor opção se comparada com o Kwid. Porém, devemos lembrar que ambos os veículos pertencem a uma gama de veículos diferentes entre si. Para ser mais exato, uma comparação honesta seria a do Kwid com o UP ou o Mobi.

Para conferir mais dados sobre esses veículos, acesse o link a seguir:

https://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=7445-7729

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Marcas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *