Por Que o Local Escolhido Foi o Sambódromo
A cidade de São Paulo tenta há dez anos conquistar uma fórmula Indy. Este ano, finalmente conseguiu atingir seu objetivo. Mas sempre tem um porém para complicar – dessa vez, o problema é que só foi anunciado que a corrida seria em São Paulo quatro meses antes da corrida. Este tempo é metade do tempo que é gasto normalmente para viabilizar toda a estrutura necessária ao evento.
Devido a isso, a correria foi muito grande, e um local que já tivesse pelo menos um pouco da infra estrutura necessária teve que ser encontrado. O local escolhido foi o Sambódromo, que já possui pelo menos a estrutura das arquibancadas necessárias montado. Além desta vantagem, existe ainda a questão do alojamento – existe um hotel com 780 quartos a apenas 5 minutos de caminhada da pista, tornando o local ideal. Um local próximo também possui um centro de convenções que pode servir como sala de imprensa, e ainda existe o Campo de Marte, local de pouso para helicópteros.
Muitos paulistanos estão achando esquisito passar por ali, às margens do Tietê, a mais de 300 quilômetros por hora. No entanto, apesar de problemas com a pista, que ficou muito lisa e não deu aderência aos pneus, o resultado final da fórmula 1 é bastante animador. De todas as provas de fórmula Indy disputadas no mundo, apenas três são disputadas fora dos Estados Unidos, o que torna a corrida aqui em São Paulo ainda mais especial, já que a cidade agora faz parte do seleto destino dos eventos do gênero.
A Estrutura da Corrida Em Números
Veja Alguns Números Que Indicam Como Foi Montada a Infra Estrutura Em São Paulo:
- 120 milhões de reais é o valor que os organizadores do evento esperam atrair para a cidade, com os ingressos vendidos devido ao evento na cidade. O único evento que arrecada mais dinheiro para a cidade é a já tradicional “Parada Gay”, que arrecada aproximadamente R$190 milhões.
- 36 milhões de reais foram investidos por patrocinadores na obra, para que a estrutura ficasse pronta a tempo do evento.
- 60 mil pessoas são esperadas para assistir ao evento.
- 12 milhões de reais foram gastos pela prefeitura de São Paulo para sediar o evento – considerando o que eles esperam arrecadar e o porte do evento, foi um valor baixo.
- 4.180 metros é o comprimento total do circuito. Nesses poucos mais de 4 quilômetros de extensão, a pista possui 11 curvas e passa pelo sambódromo.
- 310 quilômetros por hora é a velocidade média que os carros passarão pela reta final da pista.
Fórmula Indy, Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016: o Brasil está querendo mesmo ser um país cada vez mais esportivo.
Andressa Silva.