Escuderia McLaren – Uma História no Automobilismo

A Escuderia McLaren é uma das melhores na Fórmula 1 bem como em outras corridas. Atuando no setor de inovação de engenharia automobilística desde o ano de 1963, a Bruce McLaren Motor Racing Limited está a mais de 50 anos nesse segmento. O legado deixado por essa empresa nesse segmento é indiscutível.

Além da tecnologia e da inovação essa empresa é uma das que mais se destacam por ter em sua história pilotos e carros que entraram para a história. Dentre os nomes que merecem destaque estão Alain Prost, James Hunt, Niki Lauda e o brasileiro Ayrton Senna.

Quem Foi Bruce McLaren?

O idealizador da McLaren, Bruce McLaren, era um jovem humilde de apenas 13 anos, quando em 1950 convenceu seu pai a converter um carro Austin Ulster 1929 num carro de corrida. Para realizar esse feito o jovem ficou dois anos trabalhando no projeto e aprendendo o máximo que podia sobre carros. Quando tinha apenas 15 anos o jovem conseguiu realizar o melhor tempo na corrida Muriwai Beach Hill Climb a bordo do seu carro reformado.

No ano de 1959 ele já estava morando na Inglaterra e venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Como tinha apenas 22 anos de idade se tornou o piloto mais jovem a ganhar essa corrida, o seu recorde se manteve por 40 anos. O jovem queria mais e no dia 02 de setembro de 1963 a Bruce McLaren Motor Racing Limited passou a trabalhar na criação do seu carro próprio de corrida, chamado M1A.

Carros de Corrida da Escuderia McLaren

Ao todo foram feitos 24 carros do modelo para participar de corridas na Europa e também nos Estados Unidos. Foi ano de 1964 que a equipe passou a considerar de forma mais séria a Fórmula 1 e construiu então o M2B. Foi a partir desse modelo que a escuderia passou a se dedicar a criação de veículos que fossem mais leves e tivessem mais força.

Depois disso a McLaren prosseguiu no seu trabalho de experiências de engenharia até fazer a criação do modelo M7A que é um carro que possui somente 540 kg. Esse carro foi o primeiro a levar a McLaren a uma vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Bélgica realizado no ano de 1968. O último carro testado por Bruce McLaren foi o M8D que possuía um chassi de alumínio e pesava ao todo 634 quilos.

A Tragédia a Bordo do M8D

Um acidente trágico tirou a vida de Bruce McLaren com apenas 32 anos. O piloto estava testando o M8D na Inglaterra em junho de 1970 quando perdeu o controle do carro e foi jogado para fora. Mesmo com a morte trágica de Bruce a bordo desse carro a McLaren insistiu no M8D e nessa temporada apresentou dois pilotos. O modelo venceu nove entre dez competições no ano.

A Equipe McLaren de Fórmula 1

Desde a sua estreia na Fórmula 1 em 1966 a McLaren foi a equipe que mais venceu Grandes Prêmios. O conjunto da obra, os piloros e os carros, ajudou a fazer dessa escuderia uma das mais bem sucedidas da história. Os destaques históricos da equipe incluem o M23 do ano de 1974 que venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 e passou a ser considerado como um dos melhores carros da sua categoria na década de 1950.

Parceria com a Honda

Depois do acidente trágico com Bruce McLaren a equipe passou a se dedicar a criar carros que fossem cada vez mais velozes e seguros para os pilotos. O modelo MP4, por exemplo, foi usado por Niki Lauda para ganhar vários títulos. Ayrton Senna assim como Alain Prost eram pilotos da McLaren quando a equipe se juntou a Honda para aperfeiçoar os seus motores. No ano de 1988 a escuderia venceu 15 das 16 corridas.

Nova Parceria

No ano de 1995 a McLaren desfez a sua parceria com a Honda e tentou novas parcerias com a Ford e a Pegeout. No entanto, foi com a Mercedes que a equipe conseguiu bons resultados e então encontrou o seu novo fornecedor.

Novas Vitórias

No ano de 1998 a McLaren voltou a ser campeã com o MP4/13 que tinha como piloto Mika Hakkinen, nessa temporada ele fez uma velocidade de 353 km/h. Os anos que se seguiram contaram com outros pilotos campeões, Kimi Räikkönen, Lewis Hamilton, Juan Pablo Montoya e David Coulthard.

McLaren Para Ambientes Urbanos

Bruce McLaren pensou em 1968 qual seria a melhor maneira de criar um carro para o ambiente urbano que além de praticidade também oferecesse um bom desempenho. Com base nessa pesquisa e estudos foi criado o M6CT que foi o único carro que a empresa produziu em série em seus primeiros anos de existência.

Esse carro pesava em torno de 725 kg e chegava uma velocidade máxima de 265 km/h e fazia de 0 a 96 km/h em apenas 8 segundos. No entanto, o valor desse carro não é nada amigável já que hoje em dia custa em torno de R$ 10 milhões de dólares. Apesar disso o verdadeiro carro tido como o supercarro da empresa era o F1 que foi produzido entre 1993 e 1998.

Carro de Fórmula 1 Para as Estradas

O diferencial desse carro era ser quase um carro de Fórmula 1 feito para as estradas, o seu motor foi projetado pela BMW e custava em torno de um milhão de dólares. No ano de 1998 esse carro foi consagrado como o carro mais rápido das estradas do mundo atingindo 372 km/h. O modelo contava com um câmbio de 6 marchas acelerando de 0 a 96 km/h em somente 6,3 segundos.

Esportivo 12C

O carro esportivo da McLaren 12C foi pensado para competir com a Ferrari 458 e com o Lamborghini Gallardo. Para isso esse carro atinge uma velocidade de até 329 km/h.

McLaren P1

Outro supercarro da McLaren é o P1 que faz de 0 a 100 km/h em somente 2,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 350 km/h. Um dos destaques feitos pela McLaren é que esse carro precisa somente de 30,2 metros para frear totalmente quando chega a 100 km/h.

A McLaren é uma das principais escuderias da Fórmula 1 e se consolidou nessa posição devido ao seu intenso trabalho no desenvolvimento de carros mais velozes e seguros. Muitos pilotos fizeram parte dessa história de sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *