Importância da Pressão Correta na Calibragem de Pneus

Pressão é um dos aspectos mais importantes para se cuidar nos pneus. Manter o contato no mesmo terreno da banda de rodagem evita o desgaste irregular em níveis consideráveis e por consequência gera maior economia.

Além disso, através da redução da resistência, o rolamento descarrega de modo rápido todo o calor que é gerado. Os níveis de quentura interna são mantidos estáveis. Em suma, a pressão de inflação direita proporciona o máximo de desempenho em termos de condução segura, conforto de condução e poupança monetária.

A pressão ideal dos pneus está indicada na janela do veículo. Alguns fabricantes listam os valores no manual do proprietário do veículo. Fornecedores também podem fornecer informações relevantes. Além disso, por vezes a quantidade está escrita na parede lateral do pneu.

Em geral, a pressão de enchimento é de cerca de 90% do nível máximo. Para dirigir em alta velocidade os condutores são recomendados ao uso maior de pressão.

Maiores pneus inflados não podem isolar as irregularidades da estrada e isso leva ao passeio mais duro. Eles também são danificados com maior regularidade, baixando os níveis de segurança.

Segurança: Mais suscetíveis aos danos causados por fatores externos (buracos e entulhos);

Economia: Acelera o desgaste da parte central do piso.

Subenchimento aumenta o desgaste dos pneus, cria calor excessivo e faz com que as paredes laterais aumentem o desgaste em níveis consideráveis. Isso diminui a integridade, tornando vulneráveis à falha prematura.

Segurança e Calibragem dos Pneus

  • O calor excessivo provoca a separação ou o fracasso cabo
  • Mais fácil para os talões do pneu se separar de roda
  • Atrito excessivo entre a roda e o pneu leva ao fracasso do grânulo
  • Pressão adequada traz maior resistência ao rolamento e reduz o consumo de combustível do veículo

Pressão de Inflação

Siga as recomendações de pressão de inflação emitidas pela empresa fabricantes dos pneus. A pressão do ar pode diminuir de modo natural. O uso regular deve ser feito em melhor momento para a verificação antes da condução de longa distância ou, pelo menos, uma vez por semana.

Devido à cobertura de deflexão todos os pneus geram calor e pressão de inflação mais elevada durante as operações que fazem retornar aos níveis originais após o resfriamento.

O aumento na pressão ocorre durante a condução normal e não deve reduzir em pneus aquecidos, o que resulta no crescimento acima do estado que existia na partida. O ar deve ser medido em estado “frio”.

Condução de apenas 2 km pode aumentar a pressão sobre a inflação por 4psi. Então, ao ajustar a pressão em um estado “quente”, adicione cerca de 4psi sobre a pressão recomendada ao estado frio.

A pressão do ar mais elevado reduz as rugas de pneus e resulta em temperaturas mais baixas na composição. No caso de rodas duplas, ambos devem ter pressões inflacionárias idênticas.

Vazamentos de ar através de válvulas defeituosas são relativamente comuns. A maioria ocorre na área ao ingressar na roda. Verificações devem ser feitas usando água, sabão ou outros meios para determinar que não exista vazamento de ar em torno da área ou na união da roda com o pneu.

Verificação de Pressão dos Pneus

A maioria dos pneus pode perder o ar ao longo do tempo;

Os pneus podem perder o ar de repente, como ao passar por cima de um buraco ou outro objeto, por exemplo;

Com pneus radiais é possível determinar a inflação por inspeção visual;

Comprar medidor de pressão dos pneus em concessionárias, lojas de autopeças e outros estabelecimentos de varejo.

Recomendações para Pressão Correta na Calibragem dos Pneus

Recomendada pressão de inflação dos pneus do fabricante do veículo adequada quando eles estão frios. Tenha em mente de que não existe relação com a temperatura exterior.

Especialistas apontam pneu frio aquele que não foi impulsionado por pelo menos três horas. Ao dirigir eles ficam mais quentes, fazendo com que a pressão do ar dentro aumente em níveis consideráveis. Podem ficar quentes depois de apenas uma milha de condução.

Portanto, para obter uma leitura precisa de pressão dos pneus é necessário medir a pressão dos pneus quando os mesmos estão frios para compensar a pressão extra no momento em que ficarem quentes.

Verificar Pressão dos Pneumáticos

Independentemente do seu tamanho, cada pneu tem certa capacidade de carga, durabilidade, tração e manuseio, características dependentes do uso correto da pressão de enchimento correto em cada aplicação.

Uma vez que tanto a pressão demasiado pouco e demasiado inflação sacrifica um pouco do desempenho dos pneus, mantendo-se a pressão de inflação “direito” é muito importante.

Embora grande variedade de tamanhos de pneus esteja disponível para atender veículos diferentes, quase todos os diâmetros são usados em mais de um veículo. Por isso os fabricantes determinam as pressões de inflação que acreditam ser melhor do que as capacidades às marcas e modelos de veículos específicos.

As libras por polegada quadrada (PSI) marcam na parede lateral a pressão máxima de enchimento frio específico. No entanto, a pressão máxima não é a mesma da correta para cada veículo no qual o pneu é usado (quase todos os fabricantes de carros recomendam menos a verdadeira pressão máxima).

A partir de 2003 os fabricantes foram orientados a colocar placas de informação de pneus em um local padronizado e seguindo formato comum. Além disso, os manuais dos novos proprietários do veículo também devem abordar as seguintes cinco áreas temáticas: Rotulagem dos pneus, pressão recomendada, glossário de termos, cuidados com pneus, limites de carga, entre outras especificações.

Os fabricantes também podem listar pressão dos pneus alternativos com base na carga e / ou velocidade nos manuais do proprietário. Entre carros produzidos entre 1968 e 2003 o tamanho e tipos de pressões inflacionárias (incluem o estepe) são listados em um cartaz veículo.

Certos fabricantes também listam a pressão recomendada no manual do proprietário do veículo (por vezes junto com pressões alternadas com base na carga e / ou velocidade).

Tenha em mente de que a pressão dos pneus deve ser verificada com medidor de qualidade de ar. A quantidade da inflação é estimada com precisão através de inspeção visual.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • TEMOS UM CAMIÃO CISTERNA HYUNDAI HD-120 (DISTRIBUIÇÃO DEADITIVO CONCRETE PARA BETÃO DE 8.000 Lts de CARGA) E ESTAMOA A PROCURAR INFORMAÇÃO SOBRE A PRESSÃO CORRETA NA CALIBRAGEM DOS PNEUS EM CARGA E EM VAZIO. É ASUNTO SÉRIO E O MANUAL ESTÁ EM CHINÊS…..
    ULTIMAMENTE TEMOS TIDO VÁRIOS PROBLEMAS COM OS PNEUS (CORTADOS NA LATERAL) E COM A CÂMARAS DE AR TRILHADAS. PODEM AJUDAR-NOS ? OBRIGADO. JOAQUIM LAGO DE CARVALHO (923.500090)

    JOAQUIM LAGO DE CARVALHO 14 de março de 2015 14:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *