Dicas Para Manter Os Freios Funcionando Perfeitamente

Problemas de freio estão entre os mais importantes fatores a serem considerados quando você está dirigindo um carro. Uma vez que um acidente tenha ocorrido por causa de problemas defeituosos pode ser tarde demais para começar a olhar aos defeitos que  causam os danos.

Apesar de levar o seu carro a um mecânico, há momentos em que você não tem acesso imediato a uma loja de automóveis, então se faz necessário ficar familiarizado com as instruções básicas para manter o freio funcionado de modo correto e seguro para todos que estão compartilhando o mesmo trânsito.

A melhor época para procurar potenciais problemas de freio é quando se detectam sinais como os descritos abaixo. Conheça dicas para manter os freios funcionando de maneira perfeita.

Pressão Do Sistema

Para verificar a pressão no sistema de freio é necessário sangrar todos os fluidos do com o motor desligado. Depois, com o pedal pressionado, desligue o motor. Se o vácuo está funcionando os freios enchem o reservatório.

Padrão De Substituição Do Freio

Ao fazer o reparo se certifique de que seus freios de emergência estão ligados e que nada cai nas linhas, o que poderiam causar bloqueio na estrada. Uma vez que o reforço foi removido e reparado você vai querer começar o preenchimento de fluído de freio de modo normal.

Se ainda não está funcionando de modo correto é provável existir problema com o sistema de bomba de vácuo do veículo não enviando à pressão adequada necessária para fazer o trabalho de reforço. Se os freios ainda empurrarem com força e as linhas não preencherem como esperado, então será necessário verificar e corrigir o sistema de vácuo.

Ruídos De Freio

Quando se ouve um barulho ao acionar os freios, como raspagem, moagem, ou qualquer outro ruído que é anormal, você deve verificar se os freios não estão desgastados. Contaminação no fluído também pode trazer ruído identificado como problema em potencial, bem como componentes soltos ou falta de lubrificação adequada.

Uso Excessivo Da Pressão

Reconheça a necessidade de pressão de frenagem excessiva. Isso pode ser causado por um defeito impulsionador do freio, fluído, água em lonas ou de defeito nas peças do sistema. Às vezes, como com água em suas lonas de freio, esse problema pode ser temporário.

Vibração Na Freada

Vibração após pressionar o pedal de freio pode ser indício de disco ou cilindro que está deformado. Quando você sentir vibrar deve examinar de modo imediato o seu sistema de freio ou levar seu carro à loja de autosserviço, onde podem verificar e reparar qualquer defeito no seu sistema de travagem e por consequência garantir a segurança das pessoas que estão dentro e fora do carro.

Ausência De Pedal Do Freio De Pressão

Investigue possíveis defeitos em pinça de pistão do seu freio, cilindro de roda, ruptura, obstrução na mangueira de fluido, defeito no servo, almofadas ou sapatos contaminados quando o pedal afunda quase até o assoalho depois de pisado.

Diagnóstico Com o Som

Os sons do tipo guinchando dos freios indicam problemas que precisam ser tratados imediatamente. Se o seu carro parece gritar em agonia cada vez que se coloca o pé duro nos freios, então podem existir problemas com as pastilhas desgastadas.

O alto som agudo é causado pela moagem de algumas partes do mecanismo de travagem. Para resolver o problema, substitua as pastilhas de freio de modo manual ou na oficina de confiança.

Se o som agudo é um pouco silenciado e ocorre de forma intermitente, as pastilhas de freio do carro podem ser preenchidas com poeira e sujeira. Para resolver o problema, traga o seu veículo para uma estação de lavagem automática e tenha limpeza completa.

Outras possíveis razões pelas quais os freios guincham de forma intermitente é que os forros de freio podem ser de baixa qualidade ou a placa de apoio está desgastada. Verifique a qualidade dos forros e seu lugar de apoio, em seguida, altere quando necessário.

Alinhamento impróprio dos freios pode produzir barulho. Se os freios guincharem mesmo depois de adicionar mais fluido de freio e mudar as almofadas não se esqueça de verificar o alinhamento.

Freios Fracos

Se os freios não respondem bem, mesmo se pressioná-los no chão, o seu fluido pode estar baixo e causar problema de travagem. Para se certificar verifique o fluido de freio de modo regular.

Outras possíveis razões para os freios serem fracos é que as pastilhas podem estar usadas em excesso. Desgaste excessivo enfraquece o aperto do freio. Mude as almofadas com regularidade.

A presença de ar no fluido pode afetar o desempenho. Se os freios ainda não tem energia suficiente, mesmo depois da recarga adicional, drene o fluido à fora, em seguida, substitua de maneira correta.

Pedal Do Freio

Pedais de freio de disco rígido são problemas comuns em especial para veículos antigos. Este problema é causado por vazamentos no sistema de vácuo que fazem o freio ter pressão negativa.

Outra possível razão para o problema no pedal de freio está na ruptura no impulso de freio. Fugas e quebras no reforço podem interferir e impedir de alcançar certas partes do sistema. Para resolver o problema, verifique os vazamentos e substitua peças quebradas.

Freio a Travão

Freio é um dispositivo mecânico que inibe o movimento. Os comuns usam travões de atrito para converter energia cinética ao calor, embora possam ser empregados em outros métodos de conversão.

Quando o pedal de travão de um veículo moderno com travões hidráulicos é empurrado, em última análise, o êmbolo empurra a pastilha contra o disco de travão, o que atrasa a roda para baixo. O tambor é semelhante ao cilindro e empurra os calços de travão para diminuí-la.

Os travões são aplicados em eixos ou rodas rotativas, mas também podem ter outras formas, tais como a superfície de um fluido de movimento, por exemplo. Uma vez que a energia cinética aumente com a velocidade, um objeto que se move a dez metros por segundo tem cem vezes mais energia que um de mesma massa movendo-se a um metro por segundo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *