Consumo de Automóveis no Brasil

Cledorvino Belini é presidente da Fiat da América Latina e recentemente assumiu também a presidência da ANFAVEA, uma entidade com o intuito de reunir os fabricantes de automóveis no Brasil. Belini se mostra otimista frente ao mercado automobilístico brasileiro, mas não exatamente satisfeito. Ele crê que o nosso país necessita de uma sacudida em termos de competitividade, especialmente por estarmos vivendo um momento de muita prosperidade na indústria automobilística brasileira, sendo assim é uma grande oportunidade para o Brasil consolidar-se frente ao cenário internacional, ainda que para isso seja necessário muito trabalho duro para melhorar a qualidade da indústria nacional. Existem aqui 25 marcas que disputam o mesmo espaço, aguardando que o consumo de automóveis no Brasil cresça.

Automóveis

Possibilidades

A super valorização da nossa moeda pode ser um dos motivos para a redução na capacidade de exportações, e isto acaba facilitando a importação de veículos. Nos últimos cinco anos houve uma redução em torno de 50% na exportação de veículos brasileiros, em 2005 foram cerca de 900 mil carros contra apenas 475 mil veículos no ano de 2009. No ranking mundial o Brasil é o 5º maior mercado, mas com muito esforço e dedicação poderá se tornar o 4º maior mercado, embora sejamos o 6º maior na produção de veículos, marca esta que precisa ser melhorada. Belini vai estar a frente da ANFAVEA pelos próximos 3 anos e neste período tem bons planos para investir dinheiro grande na produção brasileira, aproximadamente 19 bilhões de reais, cerca de 40% a mais do que nos últimos 3 anos. O eixo mundial referente ao consumo de veículos vem se modificando, os países ricos reduzem o consumo e os emergentes, como nós, aumentamos.

Produção

Mudanças

Estas tendências somadas aos altos investimentos só terão resultados positivos se houver uma linha de coordenação de esforços nos diversos setores de produção envolvidos, desde os produtores de autopeças e de aço até as poderosas montadoras. Somos o país que tem o melhor desempenho em pesquisa e engenharia do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China respectivamente), todos são países emergentes com economias mais fortes, embora a Rússia esteja enfrentando graves problemas com a crise européia. É preciso ousar, inovar e trabalhar muito para crescer e a hora é essa, o Brasil é um país que se saiu muito bem da última crise mundial e sendo emergente não deve deixar passar uma boa oportunidade de expansão, e como bons brasileiros tão apaixonados por carros, façamos os carros mais bonitos do mundo para exportar para o mundo, com mais qualidade e preços competitivos. Quanto a assuntos mais polêmicos como o tão sonhado carro elétrico que seria uma importante alternativa para problemas ambientais, por enquanto continua sendo considerado como uma realidade bastante distante.

Montadoras

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *