Como Solicitar Indenização do Seguro DPVAT?

O seguro DPVAT é imposto obrigatório para motoristas que possuem veículos emplacados na cidade de São Paulo. Para poder renovar o veículo no ano também se deve pagar o seguro e ao mesmo tempo contar com assistência no caso de colisões de trânsito e maiores impostos para infraestrutura rodoviária.

Quais as Etapas para Solicitar a Indenização DPVAT?

De acordo com informações colhidas no site oficial que traz as regras sobre como proceder para solicitar a indenização, os solicitantes precisam saber se o problema está entre as três situações nas quais o poder público indeniza, ou seja: Despesas médicas depois de acidentes, corpos físicos ou mentais inválidos e nos casos de óbito no trânsito. Desde que tenha ocorrido um dos três pontos, as pessoas que solicitam precisam demonstrar documentos nos pontos de atendimentos que possuem autorização do poder público para funcionar e trabalhar com o DPVAT.

Observe com atenção para solicitar os locais que estão próximos da residência e diminua o tempo a ser gasto para reivindicar os direitos. Existem chances de surgiram dúvidas no meio do caminho, evite a tentação de procurar qualquer pessoa ou veículos de comunicação para se informar. Comprove a dúvida de forma pessoal com os atendentes, preparados para responder de forma correta e nos mínimos detalhes. Também há o método de enviar a pergunta no site oficial e contar com respostas de especialistas.

Quais os Principais Prazos a Solicitar Indenização do Seguro DPVAT?

De acordo com as regras legais que demonstram o caminho sobre como se indenizar, existe o prazo máximo de três anos para entrar em contato com as agências cadastradas de forma oficial para receber o público. Necessário portar os documentos de forma correta. Caso estiver faltando qualquer detalhe o processo pode demorar tempo além do que o normal para acontecer. A data começa a valer a partir do dia seguinte do período em que aconteceu o acidente.

Como Fazer para Acompanhar os Pedidos de Indenização DPVAT?

Quase todas as pessoas que solicitam a indenização desejam acompanhar de perto as etapas do processo para ter a certeza de que fez tudo certo ou o dia exato no qual acontece o deferimento que atestam existir algo a receber. No site oficial os interessados e as interessadas podem saber as informações do status quando quiser sem pagar nada.

Também não existe motivo para colocar a mão no bolso para fazer o contato telefônico: 0800-0221204. Por e-mail se pode conectar com o poder público para retirar informações ou dicas respondidas com melhor precisão quanto ao acesso no sistema. O Seguro também está nas principais redes sociais, com a vantagem de responder mensagens quase que de forma instantânea, em principal nos horários úteis da semana, ou seja, local no qual a resposta tem maiores chances de chegar rápido e satisfazer as dúvidas com qualidade.

Para acompanhar a solicitação online é simples. Entre no site oficial DPVAT e coloque o número do sinistro, espécie de protocolo que solicitantes recebem quando confirmam o envio do formulário. Preencha apenas os números, não coloque nenhum tipo de acento ou letra. Cuidado com os espaços ao apertar a “barra” do teclado no computador sem requer, ato responsável por não permitir a entrada no sistema. Apenas preencha o código!

Coloque o CPF do nome de solicitante, também digite apenas os números. Na sequência aparece o conjunto de códigos de segurança nos quais usuários precisam colocar os valores que aparecem na imagem. Coloque com o máximo de atenção para não ter problemas para entrar no sistema. Caso não esteja conseguindo ver o que está escrito na imagem, então aperte o botão “nova visualização”. Em poucos instantes surge nova imagem com novos valores. Por fim, clique no confirmar. Pronto, na nova página que abre na tela aparecem os detalhes da solicitação.

DPVAT Cobre Prejuízos no Carro?

De acordo com as regras oficiais o DPVAT não serve para cobrir os danos que acontecem no automóvel, assim como acontece nos seguros tradicionais que são oferecidos por companhias de mercado privado. Caso os segurados tenham tipo de colisão sem sofrer danos físicos que os retirem do trabalho por tempo determinado ou indeterminado, então o governo não autoriza indenizações. Em termos práticos o tipo de serviço se destina de forma principal aos acidentados e não os prejuízos da ordem material.

Apenas quando os envolvidos nos acidentes possuem lesões graves ou se tornam inválidos de forma vitalícia existe o direito de solicitar a indenização por parte do seguro público. Vale ressaltar que a cobertura também acontece quando veículos automotores terrestres se envolvem na colisão.

Ou seja, se cair um helicóptero do céu no carro com um segurado dentro que morre, então não existe a cobertura. Imagine que um skatista faça uma manobra de forma errada no exato momento em que um automóvel trafega próximo ao ocorrido e que por ironia do destino recebe um golpe do skate que voou de forma direta na cabeça do motorista que morre ou fica inválido – também não existe indenização DPVAT ao seguir a lei de forma específica.

Interessante notar que os barcos também não se enquadram na modalidade. Se uma lancha motorizada está no mar em alta velocidade acaba voando para a pista por causa de acidentes e acerta o segurado, uma cena típica de James Bond, então o mesmo também não recebe o direito à indenização ao levar em conta de que apenas os veículos terrestres com motor trazem a possibilidade de solicitar indenização DPVAT.

Quais Principais Cuidados Contra o Golpe DPVAT?

Conforme aponta as regras oficiais que se destinam ao DPVAT não existe a possibilidade de entregar os valores indenizatórios para terceiras pessoas. Todo o processo em aberto precisa ser acompanhado quase que de forma diária por parte de solicitantes que ao notar algo errado podem fazer o contato com o centro no qual entregou o requerimento. Tenha em mente de que os serviços são gratuitos do início ao fim, ou seja, quem procura terceiros para fazer o trabalho acaba por pagar sem a necessidade.

Clique no link e conheça os principais postos nos quais se pode solicitar indenização por conta de modalidades que se encaixam nas opções do Seguro.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *