Como Ser Um Motorista Melhor?

Bons motoristas são comuns e incomuns. É possível encontrar adolescentes precipitados a idosos cautelosos de forma excessivo, capazes de deixar o fluxo lento e por consequência extensa lista de pessoas insatisfeitas. Quase todos podem aprender a ser melhores condutores. Basta seguir as regras básicas de como ser um melhor motorista e colaborar com o tráfego.

Dicas Rápidas Para Ser Melhor Motorista

  1. Concentre-se: Preste atenção no tráfego ao redor, de modo frequente lance os olhos aos espelhos e antecipe o que os outros motoristas devem fazer passo importante para se tornar motorista cortês e seguro.
  2. Autorize alguém a passar, em principal quando a pessoa está indo além do limite de velocidade. Isso não é uma corrida! Para ceder espaço na pista desloque o veículo para a faixa à direita. As exceções acontecem apenas quando se antecipa uma curva à esquerda, ou em saída do lado esquerdo na via expressa. Ficar à direita vai permitir aos outros carros trafegar com maior velocidade.
  3. Use seus sinais de volta, no momento certo. Notifique outros motoristas à intenção de virar ou mudar de faixa cedo o suficiente para que sejam capazes de tomar as medidas adequadas. Sentado em uma luz vermelha não é o momento certo para ligar o pisca-pisca, se tivesse feito isso mais cedo, a pessoa atrás teria sido capaz de mudar de faixa e evitar ficar atrás durante o percurso no trânsito.
  4. Não tente atingir maior velocidade do que a luz. Caso o semáforo fique amarelo e existe espaço suficiente para parar com segurança, então pise no freio. Ciclistas, pedestres e até mesmo os outros motoristas esperam que você esteja parado no momento em que a luz fica vermelha. Possível colocar em risco a si mesmo e aos outros, executando as luzes amarelas, apenas por querer ganhar um minuto ou dois, ou seja, simplesmente não vale a pena.
  5. Mantenha uma distância confortável entre você e o motorista à frente consiste em regra de ouro na conduta à pista. Necessário ter pelo menos entre dois a quatro segundos de distância. Possível usar sinais ou traços de tinta para julgar essa distância. Talvez, se o veículo da frente parar de repente, então existe espaço suficiente para parar com segurança, ou virar o volante ao outro lado da pista sem causar problemas. Outras condições relacionadas com o clima, como chuva, por exemplo, demandam maior espaço da traseira de quem está na frente da pista.
  6. Observe que as áreas residenciais são motivos comuns para que as crianças corram de forma espontânea para as ruas sem olhar para os carros que se aproximam. Suas mentes se concentrar em recuperar a sua bola na rua ou brincar de pegar amigos e de repente, cruzam estradas em bicicletas, o que pode resultar em tragédia caso o motorista do carro esteja desatento com o movimento do público infantil. Ao dirigir por ruas residenciais, tenha cuidado com objetos imprevisíveis e as pessoas nas ruas.
  7. Lembre-se que os caminhões costumam dar aos condutores maior dificuldade de parar. Ao passar um caminhão, tenha em mente que o motorista tem problemas de frenagem. É melhor esperar até que se possa ver o automotivo em seu espelho retrovisor antes de completar a ultrapassagem. Além disso, evite permanecer ao lado em tráfego multipista. Em estradas de terra se desaconselha ficar na traseira dos caminhões, visto que os grandes veículos jogam fragmentos que podem prejudicar lataria, vidro e espelho do carro.
  8. Seja cortês com os idosos, também precisam dirigir como qualquer outra pessoa. Este é o caso quando não possuem outros meios para a obtenção de elementos essenciais. A maioria dos cidadãos senhores, no entanto, tende a preferir a condução durante o início da tarde, quando há menos trânsito e mais luz do dia. Quando estiver atrás de um, mantenha sempre uma distância segura e assista aos movimentos inesperados, como mudanças de faixa. Alguns idosos podem mudar de faixa sem sinalização prévia por se esquecerem da função “seta”.
  9. Faça um esforço para mudar de faixa e conceder os espaços aos veículos de emergência de trabalho, como a polícia ou ambulância, por exemplo. Veja uma pista começando a abrir, enquanto as opostas estejam abertas ou possuam menos tráfego. As probabilidades são de que há um acidente, carro parado, entre outras situações.
  10. Não se pode ignorar o fato de que entender a forma como vários motoristas reagem consiste em melhor compreensão de como ser um motorista melhor. Os pilotos de destaque aprendem a antecipar possíveis mudanças no tráfego e se preparar com antecedência ao ajustar a velocidade onde se necessita atenção.
  11. Mantenha uma lata vazia de gasolina em seu carro. Caso fique sem combustível se pode caminhar até o posto mais próximo ou pedir ajuda. Crie o hábito de trancar suas portas assim que sair do assento.
  12. Não dirija na traseira, não importa o quanto irritado se está. É melhor ter tempo curto na velocidade do que pagar milhares de danos monetários (ou pior, sofrer a dor da lesão) para um acidente que poderia ter sido evitada.
  13. Se estiver em uma pista rápida, não conduza mais lento do que os outros carros na mesma pista. Da mesma forma, não fique esperando para ser o carro mais rápido na estrada ao dirigir na estrada lenta, espere a sua oportunidade, em seguida, passe com segurança.
  14. Nunca deixe as suas portas abertas em um local desconhecido. Sempre tranque as portas. Áreas residenciais incluem crianças que são imprevisíveis, em especial nas estradas. Fique vigilante, e dirija mais devagar do que o habitual. Caso não tenha um telefone celular para pedir ajuda, pare na beira da via e mantenha o capô de seu carro encostado para sinalizar para a polícia que precisa de ajuda. Sempre que possível se mova para fora do tráfego.
  15. Seja cuidadoso! Sempre preste atenção e olhe para os dois lados no sentido de evitar acidentes. Nunca espere que ninguém faça qualquer coisa que você acha que vai acontecer. Se alguém tiver um sinal de volta, certifique-se de visualizar antes de sair. Se o motorista estiver com as luzes de freio acesa, então se certifique de que o mesmo está em estado de frenagem.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *