Em geral é boa ideia encerar o veículo uma vez a cada três meses. Se o seu carro está exposto a condições difíceis talvez seja necessário limpar por maior período de vezes. Condições adversas incluem: Excesso de chuva, neve, sal ou sujeira.
De modo usual os carros em climas frios exigem maior número de enceramento do que aqueles em climas quentes. Nem todos os veículos e produtos para encerar são iguais! Algumas ceras sintéticas modernas podem durar quase um ano. Conheça dicas para deixar o veículo brilhando.
Passo a Passo: Passar Cera No Carro
- Passe a mão sobre o veículo à procura de manchas ásperas que podem conter sujeira e fuligem. Se este for o caso, produto não abrasivo serve para limpar as manchas antes da aplicação;
- Ao aplicar a cera é uma boa ideia usar um pano limpo e seco;
- Aplique a cera em uma camada fina usando um movimento circular;
- Nunca coloque o produto sob a luz solar direta. O melhor é encerar o carro em uma área sombreada ou na garagem; A razão para isso é ter cera seca;
- Depois que a cera é aplicada procure deixar o produto secar;
- Usar camadas espessas de cera em excesso não irá prolongar a vida do brilho.
- Ceras não tiram os riscos, mas pode disfarçar bem!
Encerar Ou Lustrar o Carro?
Para os entusiastas a arte de manutenção do carro pode ser uma obsessão ao longo da vida. Ambos os métodos têm um propósito e são necessários em momentos diferentes
Enceramento e polimento são dois procedimentos diferentes. A cera é aplicada à pintura exterior ou revestimento do carro, então polida com um pano macio. Em contraste, o polimento utiliza abrasivo ou substância química sobre o veículo.
A função do enceramento do carro e de polimento difere em níveis consideráveis. Cera cria barreira de proteção entre o exterior do veículo e o meio ambiente. Encerar carro também ajuda a maximizar o brilhante “molhado”.
Polimento, por outro lado, é utilizado para remover a oxidação, corrigir pequenos riscos e redemoinhos para limpar a superfície exterior de quaisquer contaminantes.
Principais Tipos De Cera
Existem Dois Principais Tipos De Cera: Natural De Carnaúba e Sintéticas.
- Natural de Carnaúba: Tendem a fornecer boa proteção e brilho, mas os efeitos não duram tanto quanto as ceras sintéticas.
- Ceras sintéticas: Fornecem boa proteção, em especial contra os raios de radiação UV (ultravioleta), mas muitos dizem que eles apenas oferecem maior brilho para o acabamento do carro e não contribuem para a aparência “molhada”.
Há Também Duas Principais Categorias De Produtos Para Polimento No Mercado: Químicos e Abrasivos.
- Polimento químico: Bom em limpar o exterior do veículo e remover a ferrugem.
- Polidores abrasivos: Em geral usados para corrigir pequenas imperfeições na pintura. Certos tipos são classificados com base no nível de polimento grosso ou fino.
Especialista e Introspecção
Devido ao fato de que o polimento e enceramento servem aos propósitos diferentes é uma boa ideia fazer as duas coisas. Na verdade, uma segue a outra. Toda vez que lavar o carro é necessário verificar os arranhões, ferrugens ou quaisquer outras imperfeições.
Uma vez que se tenha encontrado essas áreas problemáticas é necessário polir utilizando produto apropriado. A área afetada deve ser encerada após o polimento de modo correto.
Dicas Adicionais
Não há fórmula exata para quantas vezes um carro deve ser encerado, mas é indicado começar ao notar quaisquer problemas. A ação rápida irá manter longe os arranhões e cortes que causam maiores danos de ferrugem ao veículo.
Carros devem ser encerados pelo menos um par de vezes por ano. Você não pode prejudicar o carro com cera, desde que siga as instruções e use materiais adequados.
Depilação proporciona proteção e melhoria estética. Além disso, lembre-se sempre de encerar o carro após o polimento porque os polidores abrasivos podem retirar a cera e fazer o veículo ficar vulnerável aos danos e maiores desgastes.
Razões Para Encerar o Veículo
Em termos práticos encerar é a maneira mais fácil de obter o carro brilhante e com aquela cara de novo. A base de cera de carnaúba irá fornecer maravilhosa profundidade e clareza, embora os selantes sintéticos modernos também tragam resultados consideráveis de acordo com grande parte dos especialistas.
- Proteção contra contaminantes do ar: Se a pintura estiver desprotegida, então a lataria do carro está em risco. Insetos, chuva ácida e outros materiais corrosivos podem causar danos menores que o redesenho consegue corrigir. Uma camada de cera vai criar barreira de proteção entre a tinta e o resto dos contaminantes.
- Fácil de lavar – Um grande motivo para encerar seu carro está na facilidade de manter a limpeza.
- Evitar lascas de tinta: Cera de carro suaviza a superfície da tinta e reduz o atrito entre escombros e o carro
- Riscados: Não se engane. A cera não irá remover os riscos do carro. Quando arranhões superficiais estão encerados podem ficar menos aparentes para quem olha a certa distância.
Realçar o Brilho Do Carro
Para evitar arranhar a superfície certifique-se sempre de lavar o veículo antes de encerá-lo, não importa o quão limpo esteja. Após a aplicação de cera ou selante de polímero, use toalha de pano para quebrar a superfície nebulosa.
Esfregue em apenas uma direção de modo circular. Então, mude para outro pano, de preferência macio e sem fiapos (uma fralda funciona bem!) e esfregue na outra direção para realçar o brilho.
Se você dirige um veículo de cor escura certifique-se de que os produtos de limpeza e ceras usados no processo não tenham níveis abrasivos. Em caso de dúvidas, verifique o manual do proprietário ou ligue para a concessionária a obter instruções.
Ceras líquidas: De um modo geral, ceras líquidas são fáceis de usar, mas não duram tanto quanto aos tipos moles ou duros. O produto é excelente para substituir os formatos tradicionais.
Ceras moles: Leves e fáceis de aplicar ou remover. Algumas são misturadas com um produto de limpeza leve. Não se esqueça de lavar o carro por completo para remover partículas que podem riscar e prejudicar a vitalidade do trabalho.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier