Significado das Marcações Numéricas dos Pneus

Mesmo pessoas leigas em automotivos sabem que os valores “165 70 R13” estão presentes em grande parte dos pneus de carros populares. De modo oficial cada numero representa característica distinta:

  • 13: Diâmetro em valor de polegadas do espaço no qual está na roda;
  • R: Indicação de construção de tipo radial no pneu;
  • 70: Medida referente à parte lateral do pneu;
  • 165: Largura em milímetros de ombro ao outro pneu, isto é, distância que existe entre a ponta e o avelo que se perde ao contado com o solo.

Largura Nominal: Em níveis práticos corresponde à distância que existe em linha reta entre os flancos. Inclui as marcações e características das barras de proteção quando o pneu está inflado e sem carga.

Largura da Banda de Rodagem: Representa a distância transversal da superfície medida dentro da banda de rodagem sem contar com o peso.

  • Largura da Seção: Consiste na barra que serve para proteger as marcações na lateral.
  • Diâmetro Externo: Tamanho do pneu montado e inflado sem contar com a carga.
  • Diâmetro do Aro: Representa a distância que existe em linha reta entre o contato e a roda, quase a mesma coisa do que diâmetro interno do pneu.
  • Altura da Seção: Diâmetro da parte externa dos pneus de menores tamanhos internos e divididos por dois.
  • Altura Flange da Roda: Tamanho flange da roda menor o diâmetro dividido por “dois”.
  • Largura do Aro: Simboliza a distância que existe entre as duas margens internas opostas da roda.
  • Diâmetro Externo: Parte inflada que não possui nenhum tipo de peso.

Espaçamento nos Pneus Duplos: Espaço existente entre os centros compostos de pneus duplos.

Perfil do Pneu!

O mesmo conceito para a série consiste no perfil do pneu. A medida pode ser obtida com a soma da altura e divisão da largura de seção multiplicada por cem. Necessário ter em mente de que quanto maior o valor da largura da seção mais baixo é o perfil.

Ou seja, conforme os pneus são largos existe maior segurança para o motorista que está na pista. No momento em que os valores do perfil aumentarem quer dizer que o flanco é flexível e traz maior conforto ao dirigir.

Por consequência os consumidores optam a buscar perfis que estejam mais adequados com a realidade das condições de pista para a condução. A tendência é de que pneus baixos fiquem nos modelos de carros esportivos.

Poder de Durabilidade os Pneus        

Para definir a durabilidade dos pneus é necessário prestar atenção na quantidade de lonas (PR) que existe na composição. Valores altos representam índice de carga alta ao pneu. Termo quase idêntico que está na taxa de carga. Quando existem fios de algodão compostos na fabricação a quantidade de lona deve ser indicada.

Não se pode ignorar o fato de que a quantidade de lonas diminui de modo drástico conforme surgem outros tecidos que demonstram maior poder de resistência, caso de nylon e poliéster, por exemplo.

Vale ressaltar que usuários acostumados com pneus com lonas em excesso possuem a ciência de que a quantidade diminui por causa de alta resistência composta nos novos tecidos.

No entanto, certos profissionais experientes se questionam sobre o nível de equivalência das lonas em relação aos modelos antigos compostos por algodão.

Data de Fabricação: Por exemplo, quando existe o valor 3409 quer dizer que o número “34” consiste na semana e “09” no ano de fabricação.

  • TUBELESS: Representa que o pneu não necessita de câmara.
  • TUBETYPE: Pneus ou jantes necessitam de câmara de ar.

Código da Velocidade (W): Representa o valor máximo de velocidade que pode ser exercido quando carro estiver com o modelo. Necessário seguir as especificações de segurança para primar pela segurança. Se estiver escrito 270 (W) quer dizer que não se pode ultrapassar a velocidade de 270 quilômetros por hora em consequência das chances de acontecerem explosões caso o valor seja ultrapassado.

Índices de Carga: Representa o código que demarca a carga máxima que pode ser suportada por pneu com pressão determinada. Caso o valor seja de “80”, então não é permitido ultrapassar o valor de quatrocentos quilos, em média.

Atenção com a Pressão

Os valores de pressão devem ser respeitados com o máximo de atenção, inclusive com relação às recomendações de pressão de inflação emitidas por empresa fabricantes. No manual do veículo também podem existir informações referentes.

A pressão do ar diminui com naturalidade. Os usos regulares precisam são feitos nos momento da verificação antes que aconteça problemas na condução de longa distância.

Vale ressaltar que o aumento na pressão acontece durante a condução normal e não deve diminuir em pneus que estejam aquecidos, o que resulta no crescimento acima do estado que existia na partida. Procure medir o ar no estado “frio”.

Atenção! Não se esqueça de que a pressão do ar elevado reduz as rugas de pneus e resulta em temperaturas mais baixas.  Especialistas apontam que a condução de apenas dois quilômetros pode aumentar a pressão sobre a inflação por 4psi.

Vale ressaltar que os vazamentos de ar através de válvulas defeituosas são relativamente comuns. A maioria ocorre na região no exato momento de ingressar na roda. Verificações precisam ser feitas usando água, sabão ou outros meios que determinam o vazamento de ar em torno da área ou na junção.

Principais Tipos de Pneus

Tipos de aventura são desenhados para trafegar em solos do tipo instável, como pedregulhos, terrenos lodosos e terra. Adequados para motoristas que apreciam dirigir no estilo fora da estrada;

Os tipos passeios são considerados legítimos e precisam atender as necessidades de conforto, ou seja, em ter nível baixo de ruído e ao mesmo tempo pouca durabilidade. Carros populares têm o tipo assim que saem das lojas como “zero”. Leves, indicados para motoristas de cidade que de vez em quando dirigem a caminho da praia ou do campo.

Existem ainda os pneus com alto desempenho, que mesmo caros são desenhados no sentido de ofertar a maior capacidade e aderência dentro da pista. Assim, inclusive as curvas fechadas em alta velocidade são desempenhadas com segurança relacionada ao risco de derrapar.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *