Saber trafegar e poupar gasolina tem relação direta com a qualidade do motorista não apenas nas pistas como também em termos de manutenção dos veículos que precisam estar em dia.
Manutenção e Poupar Gasolina
Pesquisas apontam que quando a manutenção está em dia o veículo pode conseguir reduzir até quarenta por cento de gasolina, o que no final resulta em maior economia para as finanças do proprietário. Não se pode ignorar o fato de que a perícia do motorista em trafegar de acordo com a pista também representa ponto importante no sentido de poupar gasolina.
Ao manter os pneus balanceados e a suspensão com qualidade a questão do consumo diminui em níveis consideráveis ao comparar aos veículos de proprietários que não possuem esse tipo de costume em termos de manutenção. O motor também precisa trabalhar com facilidade, do contrário deve fazer maior força e por consequência gastar maior quantidade de gasolina.
Veículos Econômicos
Quem deseja economizar com o uso de gasolina não pode se esquecer da importância que existe na compra de veículos econômicos que mesmo menos frequentes trazem maior economia aos motoristas. Comprar veículos Flex pode ser a solução para ganhar em potência sem precisar gastar combustível em excesso. Antes de fazer a compra faça a pesquisa para saber quanto o carro gasta por quilômetro. Não se pode ignorar o fato de que veículos menores possuem menor possibilidade de consumir gasolina, desde que o motor também não tenha diâmetro e estrutura grande.
Trafegar Com o Ouvido No Tempo
Quem tem o ouvido bom para conseguir trafegar junto com o tempo do motor aumenta as chances de diminuir o gasto de combustível, independente do tipo de carro. Necessário fazer a troca de marchas no momento correto. Procure não manter o pé na embreagem de forma constante. Troque sem precisar pisar no pedal e perceba de forma clara como acontece a economia em termos de combustível.
De Olho Na Banguela
De fato, trafegar nas descidas na banguela representa dica para economizar o combustível. Porém, a prática pode fazer com que aconteça o desgaste prematuro de parte importantes do veículo, o que na prática não traz a compensação em termos de economia. Sem contar que em todo o momento de nova partida existe consumo excesso de gasolina.
Diminuir o Ar-Condicionado
Em termos práticos o uso do ar-condicionado representa ponto contraindicado de acordo com grande parte dos especialistas no sentido de diminuir o consumo de gasolina de forma prática. Quem usa o aparelho de forma constante tem média de perda do combustível em torno de vinte por cento. Durante as épocas quentes do ano procure estacionar em locais com sombra e que sejam frescos para não ter que entrar no automóvel que parece trazer a sensação de estar em um forno.
Peso Do Carro Em Queda
Além de prejudicar os componentes de a suspensão ter peso excessivo dentro do carro prejudica de forma direta o consumo econômico da gasolina. Por esse motivo existe a necessidade de diminuir o peso do veículo. Existem carros atuais que possuem bancos do passageiro que são removíveis e podem ajudar a retirar o excesso de massa. Apenas use suportes no teto quando existir a necessidade.
Poder Aerodinâmico: Diminuir Consumo Da Gasolina
Nos dias de hoje existem carros que são adaptados para ter maior poder aerodinâmico e por consequência diminuir o consumo de gasolina. Porém, veículos populares podem ter soluções práticas para conquistar obter o efeito. Exemplo está em manter os vidros fechados, desde que o ar condicionado não esteja ligado, do contrário, não vai existir economia. A prática de retirar o banco do passageiro quando não precisar também pode ajudar sob a ótica aerodinâmica.
Carro Parado Motor Em Consumo
Evite ao máximo os caminhos que possuem maior número de congestionamento, visto quer o veículo vai ficar por maior tempo parado com o motor ligado do que trafegando. Por vezes a escolha da estrada mais longa pode ser melhor, desde que o carro fique em constante movimento. Do contrário, existem especialistas que alegam ser melhor desligar o motor. Em termos práticos, se o automóvel permanecer por tempo além do que dez segundo parado existe o conselho de desligar a chave na ignição.
Calibrar o Pneu
Procure calibrar os pneus de forma correta e com o máximo de atenção. O ato da calibragem deve acontecer em cada duas semanas, o que varia de acordo com as condições do clima ou o comportamento dos condutores. Quando está calibrado de forma incorreta aumento o nível de atrito e por consequência o motor precisa fazer maior força para executar o trabalho, culminando de forma direta com aumento na taxa de combustível.
Não se pode ignorar o fato de que automóveis que possuem falta de alinhamento podem sofrer do mesmo mal. Imagine o exemplo das bicicletas: Quando pneus estão com falta de ar, o ciclista precisa aumentar a força nas pernas, independente da marcha que esteja usando. Quem deseja calibrar de forma correta precisa conferir qual o valor de acordo com o manual do proprietário que leva em conta o peso do veículo e a marca indicada.
Seguir as indicações possui importância fundamental ao levar em conta que os fabricantes e as montadoras fazem testes antes de documentar a informação original. Quem não tem o documento pode tentar fazer o download de forma grátis ou procurar o conteúdo informativo nos fóruns de notícia na internet. Não se esqueça de calibrar também o estepe, nunca se sabe quando será necessário usar o pneu reserva.
Escolher o Posto De Gasolina
Não escolha o primeiro posto de gasolina que surgir na estrada, ou mesmo àqueles que ofertam combustíveis baratos. Em termos práticos a qualidade se relaciona de forma direta com o consumo, conforme aponta parte dos especialistas. Outro ponto a se considerar está em manter filtros e óleo em dia. As válvulas precisam fazer o trabalho correto no sentido de não fazer o lubrificante queimar junto com a gasolina, o que além de aumentar o consumo também prejudica a estrutura da motorização e contamina o meio ambiente.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier