Em termos práticos essa consiste em resposta complicada para ser exposta em um artigo. Porém, vale a pena o desafio! Na prática, existem diversas condições que implicam no ato de comprar moto quando já existe o carro. Por exemplo, quem mora em cidades interioranas e não tem que trafegar em trânsito congestionado para chegar o trabalho pode não valer a pena. Porém, quem ama trafegar com motos esportistas em estradas de terra pode achar interessante fazer a compra por causa do lazer.
Trânsito Caótico
Quem mora nas grandes cidades percebe que com o tempo fica mais difícil chegar ao destino, de forma principal com uso de carro no horário do rush. O trânsito representa ponto que estressa as pessoas e abala o psicológico. Nesse sentido, mesmo quem tem carro pode obter vantagens ai usar motos e trafegar no corredor para não chegar atrasado ao trabalho. De fato, quase nenhum chefe aceita a desculpa do atraso por conta do congestionamento e a compra da moto pode servir como ferramenta que vai salvar o próprio trabalhador de ser despedido por causa da queda de produtividade em não chegar ao horário correto para bater o cartão e começar o itinerário.
Economia no Tanque
Não se pode ignorar o fato de que as motos trazem maior economia do que os carros em tempo para chegar ao destino e também no quesito de combustível. Com o tempo à gasolina e álcool aumenta o valor. Carro parado no congestionamento representa veículo que consome energia ao extremo, mesmo sem estar em movimento constante.
Porém, não se esqueça de que carro parado na garagem pode trazer prejuízos para os condutores, visto que as peças internas podem ganhar ferrugem. Nesse sentido, usar mais a moto do que o carro pensando em economia consiste em pensamento equivocado ao levar em conta que as peças de automóveis se desgastam de forma prévia além do que prevê o manual do proprietário.
Horário de Pico
Quem mora em grandes cidades pode encontrar vantagens ao usar a moto invés do veículo no sentido de ir trabalhar ou mesmo seguir o caminho para a universidade sem perder o horário. Com os preços e facilidades para pagar inerentes ao mercado de motocicletas à escolha representa ponto interessante inclusive para quem deixa o automóvel em casa e usa o transporte público. A economia não acontece apenas por conta do tempo e combustível como também por conta de não precisa gastar dinheiro com estacionamentos, visto que as motos podem ser estacionadas com facilidade em curtos espaços.
Perfil do Tráfego
Em termos práticos motoristas precisam analisar com cuidado as características que existe na rotina do tráfego antes de investir uma moto para deixar o carro na garagem e obter economia. Importante ter em mente de que os dois veículos precisam ser usados de forma constante nos períodos semanais, visto que automotivo parado por longo tempo pode trazer dezenas de problemas, desde bateria até perda na potência do motor por causa de combustível seco.
Analise os dois veículos no que tange ao gasto de combustível, quando se gasta a fazer o trajeto em termos de combustível representa ponto elementar na escolha de comprar ou não moto quando existe um carro na garagem. Também analise quanto se gasta com a passagem do transporte público e leve em consideração na contabilidade.
Na sequência existe a necessidade de fazer a contabilização no sentido de compreender o tempo que se gasta com o trânsito. Se o uso do carro for parecido com o da moto, então não existe a necessidade de comprar a motocicleta, a não ser que exista o desejo de fazer passeios nos finais de semana sob a ótica do lazer e não da utilidade do cotidiano em chegar aos locais em horário correto.
Custo de Manutenção
Motoristas que possuem dos dois tipos de veículos precisam levar em consideração que a economia não será um fato atenuado no quesito de fazer a manutenção. Quando menos se espera existe a necessidade de fazer as trocas. Não se pode ignorar o fato de que a moto tem custo menor, mais também tem peças que quebram com maior facilidade.
Quem tem os dois tipos de veículos precisam anotar de forma separada os custos de manutenção para saber qual unidade automotiva traz maior economia. Outro ponto a se considerar consiste nos preços de seguro, ponto que se faz necessário ao levar em conta que com o tempo os grandes centros se tornam cidades perigosas e que o assalto pode acontecer quando menos de espera. De acordo com especialistas, a manutenção media de um carro popular tem custo de aproximados quinhentos reais ao mês. Analise a renda e observe o que representa maior vantagem.
Licença Para Pilotar
Não resta ter ou saber dirigir os dois tipos de veículos sem a licença para dirigir. Por esse motivo a carta de habilitação consiste em outro tipo não apenas de custo em termos de dinheiro como também de tempo por causa das aulas de CFC (Centro de Formação de Condutores).
A vantagem consiste no fato de que futuros motociclistas e motoristas assistem o mesmo tempo de aula, visto que o conteúdo é quase o mesmo, assim como as provas teóricas. Ou seja, quem apenas faz prova para tirar carteira para carro pode ter questões sobre moto na prova ao levar em conta que a avaliação se relaciona com a legislação de trânsito de forma completa. Outros tipos de veículos demandam aulas e provas distintas das usadas para quem retira carta para motos e (ou carros).
Documentos em Dia
Outro ponto que deve entrar em consideração para saber se vale a pena comprar moto quando também existe o carro está no fato de ter o documento em dia, o que demanda maior valor financeiro a ser gasto. Necessário estar com a documentação em dia no sentido de evitar com que as autoridades não levem o carro ou a moto para o guincho e garagem pública, o que demanda maiores gastos não apenas para retirar o automotivo como também a regularizar.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier