A busca por uma forma de transportar pessoas sempre foi muito grande, mas que levasse cargas era maior ainda. O peso que precisava ser levado era impossível que o ser humano conseguisse levar, com isso surgiu as carroças, que eram movidas a tração animal, e por muitos anos foi assim que o transporte se sucedeu. Os cavalos eram animais muito bem cuidado por serem tão importante para essa locomoção.
A grande mudança no modo de locomoção só ocorreu mesmo com a chegada da revolução industrial, com a locomotiva a vapor, sendo de extrema importância para ligar grandes centros e levar grandes cargas que até mesmo os animais não conseguiam carregar. O grande problema da locomotiva er a necessidade dos trilhos para se locomover sendo difícil chegar em qualquer lugar que quisesse e também porque ainda era bem devagar. Por alguns anos outros meios foram tentados, até mesmo o carro movido a carvão, porém era uma ideia um pouco difícil pois o carvão precisa ser reposto e era complicado carregar carvão dentro de carros.
Com isso somente na chegada da segunda revolução, quando a eletricidade foi descoberta juntamente com o petróleo que eram grandes fontes de energia e que poderiam ser como usadas como combustível que novas ideias surgiram e começaram a ser estudadas. Após muitas pesquisas surge os primeiros automóveis muito diferente do que conhecemos hoje, mas um grande avanço para a época.
Com o carro chegar nos lugares tinha ficado mais fácil e mais rápido, ninguém dependia mais do trilhos, dos animais, era simples e eficaz. Mas ainda existia o problema do tamanho do carro não ser o suficiente para suportar altas cargas, além de ser pequeno , a estrutura não era feita para grandes resistência. Assim as cargas ainda eram transportadas exclusivamente por locomotivas.
Nos anos seguinte houve muitas evoluções na tecnologia, sempre era lançado carros novos com modernidades para época tanto é que muitas dessas inovações fizeram surgir o caminhão. Com mais eixos que o automóvel, com um tamanho bem maior, e uma carroceria que substituiria trabalho de logística que dava com as locomotiva que não chegavam exatamente no ponto de entrega.
O caminhão também pode ser chamado de camião e é muito conhecido exatamente por transportar bens em grandes quantidade. Como já dito o princípio do caminhão era bem parecido com o do carro, porém com partes maiores e bem fixada para poder suportar o peso. São formados por mais de um chassis podem ter diversos tamanhos. Lembrando que até mesmo as picapes tem o modo de fabricação igual aos caminhões, porém elas já entram em veículo utilitário.
Um Pouco da História dos Caminhões:
Como já foi dito alguns foram criados inicialmente com vapor, porém não dado muito certo, principalmente porque antes de 1900 as estradas eram todas dedicadas para animais e somente com o tempo para que isso melhorasse. Impossível de veículos do tipo passar, somente durante a segunda Guerra Mundial que a necessidade fez com que as coisas mudassem. A necessidade de transportes eficazes para levar muita gente e cargas grandes fez com que os caminhões fossem desenvolvidos.
Isso tudo se deu ao novo tipo de motor desenvolvido no começo do século que seria a combustão interna, o que era mais fácil de abastecer, além de ser mais eficiente. Com isso foi sendo pegado algumas inovações dos próprio carros como a partida elétrica, pneus de borracha, iluminação elétrica e outros. Muitas marcas de carros entram na disputa co caminhões pesados, como a Ford, a Renault e a Volks.
Outra coisa diferente dos caminhões é que eles são movidos a diesel, por serem combustíveis que eram muito melhor para a potência necessária para os caminhões pesados.
Hoje em dia existem tantos tipos de caminhão, a maioria deles classificados de acordo com as cargas que transporta, como por exemplo: Plataforma (que transporta contêineres), o refrigerado ( transporta comidas perecíveis), cegonha (transportando outros veículos), tanque ( que leva líquidos a granel)
Iveco Stralis
É uma marca muito conhecida de caminhões pesados, vem aumentando a quantidade nas estradas do nosso país. A sede da empresa fica em Turim na Itália e surgiu de uma união de outras empresas, principalmente da Fiat. O nome da empresa vem das primeira letras de Industrial Vehicles Corporation.
Aqui no brasil chegou nos anos noventa e conseguiu se adaptar bem ao padrão daqui começando algumas produções até de vans e outros. Realmente é uma empresa que se reinventa a partir das dificuldades. Muito bem mencionada no quesito consumo de combustível, e com outros prós para a compra do mesmo.