Caminhões Antigos Scania

Caminhões Antigos Scania

Quando falamos em caminhões, uma das primeiras marcas que vem à mente é a Scania, muito tradicional e forte no ramo.

Foi criada em 1891, em Malmo, no sul da Suécia. Porém, sua sede hoje em dia fica em Södertälje, no mesmo país. Em 1911, a Scania se junta a outro fabricante automobilístico, a Vagnsfabriks Aktiebolaget i Södertälje. Juntas, elas viram a AB Scania-Vabis.

Já em 1969, a marca é associada à Saab para, assim, se tornarem a Saab-Scania AB. União essa que é desfeita em 1995, virando apenas Scania AB. Então, em 2011, o Grupo Volskwagen compra a marca pelo valor total de 6,7 bilhões de euros, onde permanece até hoje.

Atualmente, conta com mais de 35 mil funcionários, espalhados por diversas fábricas ao redor do mundo.

Presente no Brasil há mais de 60 anos, a Scania ajudou a construir a história do país, conquistando o coração de muitos caminhoneiros, e ajudando inúmeras famílias a se manter. História essa que foi feita com muito suor e trabalho pesado de milhares de trabalhadores.

Diversas máquinas se destacam ao longo das décadas. Abaixo, estão selecionadas algumas que mais marcaram época. Enfim, confira abaixo alguns modelos de caminhões antigos da Scania, e confira um breve resumo sobre sua história. Se você é apaixonado por caminhões, certamente já deve ter ouvido falar desses modelos que fizeram história.

Então, continue lendo e confira abaixo com atenção alguns modelos de caminhões antigos da Scania.

1 – Scania L 71 Importado 1957

Lançado originalmente em 1957 aqui no Brasil, chegou a ser conhecido como “A Ferrari dos Caminhões”, pois era o sonho de qualquer transportador. Tem o motor D642, de 9,35 litros e seis cilindros.

Conta com 150 cavalos e injeção direta. Podia carregar até 35 toneladas, o que é um número considerável até mesmo nos dias de hoje. Foi o primeiro caminhão “laranjão” da marca, que foi importado diretamente da Suécia.

Em 1960, uma história muito curiosa chegou a aparecer nos jornais. Um modelo do L 71 chegou a percorrer impressionantes 650.000 quilômetros, sem abrir o motor. Tal fato aconteceu em Pirassununga, interior de São Paulo.

Ele realizou, aproximadamente, 1605 viagens em quase 18.000 horas de serviço, antes de ter que ser mexido pela primeira vez.

E foi exatamente por isso que os caminhões da Scania ficaram conhecidos na época, ao redor do mundo, como “reis da estrada”, devido a sua enorme resistência e robustez.  Qualidades essas que se destacam até os dias de hoje.

2 – Scania L 75 1959

Foi o primeiro modelo montado inteiramente no Brasil, em 1959, na já extinta montadora Vemag. Contava com 35% de peças nacionais, um motor sueco, que era o D-10 com 6 cilindros, injeção direta de diesel com 4 tempos. Tinha o total de 165 cavalos de potência, câmbio de 5 marchas, torque de 63 kgfm, o que gerava uma boa resposta de aceleração, além de 1200 rpm. Sua capacidade total para cargas era de até 30 toneladas.

Na época, a montadora ainda era chamada de AB Scania-Saab.

Scania

Scania

3 – Scania L 76 1964

Foi o sucessor do modelo acima, o L 75, e veio com algumas modificações, como o novo motor D11, que era mais potente, tinha o total de 195 cavalos, 2200 RPM e uma cilindragem de 11 litros.

Foram lançados originalmente em duas versões, LS e LT. O LS tinha dois eixos traseiros: um de tração e o outro era de apoio. Já o LT também tinha dois eixos traseiros, a diferença é que ambos eram de tração, e ele ainda podia ser usado fora da estrada. Foram modelos que atenderam melhor à demanda do mercado nacional.

4 – Scania LK 40 1975

Foi o primeiro V8 lançado no Brasil e é uma grande paixão dos fãs. Na época, veio equipado com o motor mais potente da América Latina, com impressionantes 350 cavalos.

E também contava com uma cabine com mais espaço e conforto, que até então nunca havia sido vista no país. Quando foi lançado, era tido como um artigo de luxo entre os caminhoneiros.

5 – Scania L 111 1976

Tinha o apelido de “jacaré” e era reconhecido por sua coloração laranja. Contava com uma potência de 203 cavalos, torque de 706 nm, um motor de 6 cilindros com 11 litros, e 1400 rpm.

E, assim como o L 76, também foi lançado em duas versões: LS e LT. A LS tinha dois eixos traseiros: um de tração e o outro de apoio. Já o LT também tinha dois eixos traseiros, a diferença é que ambos eram de tração.

Durante os 6 anos em que foi fabricado no Brasil, correspondeu a 57% do total de vendas da Scania, tamanho sucesso que esse caminhão fez. Contudo, até hoje ainda é possível vê-lo rodando estrada a fora, principalmente nas regiões portuárias e nos estados do Sul, devido a sua qualidade e robustez.

6 – Scania T 112 HW 1989

Esse modelo, lançado no final da década de 1980, contava com uma boa economia de diesel, e um novo sistema de resfriamento do ar de admissão, o que resultava em uma melhor performance.

Tinha duas opções de potência, com os motores de 310 ou 360 cavalos. Contava com uma tração 6×2.

7 – Scania T 113 H 1991

Recém-saído do modelo T 112 HW, a Scania lança uma nova versão de caminhões no Brasil, e o T 113 H foi o primeiro. Foi definido como Caminhão do Ano por três vezes na década de 1990, devido a seu ótimo conjunto da obra.

Contava com várias versões disponíveis de potência ao consumidor: 310 cavalos, 320 cv, 360 cv e 450 cv, sendo essa última a maior do mercado na época.

Foi um modelo tão bom, que, devido a seu enorme número de vendas no Brasil, foi exportado para o México, mercado onde os veículos estadunidenses fazem mais sucesso. Sua aceitação também foi grande, e uma fábrica foi aberta em 1995.

8 – Scania T 124 1998

A definição desse caminhão é: grande, confortável e eficiente. Tem o total de 420 cavalos de potência em seu motor, que é de 12 litros, e uma tração de 6×2.

Trouxe boas novidades na época, como um sistema hidráulico de freio auxiliar chamado Retarder, que garantia uma frenagem mais rápida e segura, e suspensão a ar.

Apresenta ainda um torque de baixa rotação, na faixa de 1050 a 1400 rpm. E pode carregar uma carga de até 26 toneladas!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caminhões e Carretas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *